Você está insatisfeito com a rentabilidade dos seus investimentos ou quer aumentar seu patrimônio para gerar uma maior renda passiva? Então a consultoria de investimentos vale a pena.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O grande segredo por trás dos maiores resultados em suas aplicações é buscar ajuda especializada de um consultor de investimentos.

Nem os grandes investidores de sucesso começaram sozinhos, eles tiveram mentores. Muitos ainda estabelecem essa parceria nos dias de hoje, como Warren Buffett e Charlie Munger.

Você não precisa querer ser um especialista em investimentos, mas certamente deseja aumentar seu patrimônio e criar um futuro excepcional para você e sua família.

Assim, uma boa alternativa é contratar um consultor de investimentos que tenha a qualificação necessária para te ajudar.

Mesmo que você já invista por conta própria, para alcançar o próximo nível precisa mudar a maneira que lida com seus investimentos.

A consultoria de investimentos é o serviço certo para te auxiliar a tomar melhores decisões e fazer uma melhor alocação de ativos.

Leia até o final e descubra se a consultoria de investimentos vale a pena para você e como contratar a melhor.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O que é consultoria de investimentos

A consultoria de investimentos tem por objetivo orientar e auxiliar os investidores em suas decisões e gestão de seus investimentos.

Dessa forma, é possível otimizar os resultados e acelerar o processo de geração de renda para sua liberdade financeira com escolhas mais racionais e personalizadas.

Segundo o Art. 1º da Instrução CVM 592 considera-se consultoria de valores mobiliários:

"A prestação dos serviços de orientação, recomendação e aconselhamento, de forma profissional, independente e individualizada, sobre investimentos no mercado de valores mobiliários, cuja adoção e implementação sejam exclusivas do cliente."

Ou seja, você é tratado de maneira única, de modo que seus desejos e necessidades são considerados para recomendar uma carteira de investimentos 100% personalizada, capaz de trazer os melhores retornos para seus objetivos e perfil. 

O trabalho é realizado por empresas registradas na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), órgão que regula o mercado de investimentos no Brasil, e profissionais financeiros certificados, com elevado conhecimento do mercado.

Para esse serviço, o consultor não pode cobrar comissões ou receber bônus pelas aplicações indicadas.

O pagamento é transparente, acordado e realizado pelo cliente, sem taxas escondidas.

Isso evita o conflito de interesses, muito presente nas assessorias de investimentos ou produtos recomendados pelo gerente do banco.

Recentemente Luiz Barsi fez alerta sobre o conflito de interesse e o risco de investir com assessores de investimento.

O serviço de consultoria já é bastante difundido em países desenvolvidos como Estados Unidos, Inglaterra, Holanda, Austrália e outros, mas é algo novo no Brasil. 

Somente em 2017 foi realizada a atualização na Instrução CVM 592 que regulamenta essa atividade, permitindo a popularização deste serviço. 

Como funciona uma consultoria de investimentos

Uma consultoria de investimentos funciona como um suporte para aqueles que querem montar uma carteira personalizada para aumentar a rentabilidade dos investimentos de forma segura.

O trabalho é conduzido por consultores experientes fazendo uma alocação de ativos ideal para cada investidor, respeitando seu grau de tolerância ao risco, objetivos e necessidades. 

A consultoria de investimentos é um serviço completo, que dará ao cliente todo suporte necessário na sua jornada financeira, por exemplo:

A consultoria orienta e recomenda os ativos ao investidor, mas não realiza os investimentos por ele. Porém envia as ordens de compra e venda de ativos, basta clicar em um botão para aceitar.

Veja o que uma consultoria de investimentos faz para aumentar a rentabilidade da sua carteira de investimentos:

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

1º Passo: Conhecendo o Cliente

Seu primeiro contato com a consultoria será um bate-papo entre você e o consultor de investimentos. 

Esse passo é importante para que vocês se conheçam e o profissional entenda seus objetivos financeiros, horizonte de investimentos e grau de tolerância ao risco.

2º Passo: Diagnóstico

Terminado esse primeiro contato, o consultor analisará as informações coletadas na fase anterior para elaborar uma solução adequada e personalizada ao seu perfil de investidor.

3º Passo: Elaboração da Carteira de Investimentos

Feito o diagnóstico e entendendo seus objetivos e necessidades, o consultor de investimentos elabora uma carteira de investimentos com a melhor relação risco x retorno.

4º Passo: Apresentação das Estratégias do Planejamento Financeiro

Nesta fase será agendada uma reunião onde o consultor irá apresentar e explicar todos os detalhes da carteira elaborada para o seu caso.

Se você estiver de acordo com a proposta, você avança para a próxima fase. Caso contrário, o consultor reelabora a proposta até que ambos estejam 100% alinhados.

5º Passo: Implementação do Planejamento Financeiro

Esta é a hora de iniciar as movimentações que forem necessárias na sua carteira conforme o recomendado.

O consultor não movimenta o seu dinheiro, mas envia ordens de compra e venda de ativos para você, basta dar um clique para autorizar o investimento.

6º Passo: Monitoramento

Depois dos ajustes iniciais na carteira, o consultor continua acompanhando seus investimentos e alertando sobre oportunidades e rebalanceamentos da carteira.

Geralmente ocorrem encontros mensais para discutir os resultados e estratégias

Além disso, muitas consultorias disponibilizam um canal de comunicação direto com a equipe durante a vigência do contrato.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Como a consultoria de investimentos pode me ajudar?

Você tem ideia de quanto dinheiro já perdeu por ter seu patrimônio mal investido e alocado em ativos que não correspondem ao que espera?

Está farto do conflito de interesses do seu assessor e de pagar comissões e taxas sem necessidade?

Com a consultoria de investimentos você otimiza a rentabilidade da sua carteira com um modelo 100% orientado aos seus interesses, conquista maior segurança e tranquilidade nas suas decisões de investimento.

O consultor de investimentos pode ajudar você a:

  • parar de perder dinheiro e lucrar acima da inflação;
  • economizar o tempo dedicado aos investimentos;
  • montar uma carteira diversificada;
  • apontar as melhores aplicações no mercado nacional e internacional;
  • reduzir risco nos investimentos para ter retornos mais consistentes.

Além de ter ajuda para escolher os melhores ativos, o consultor busca reduzir os custos das suas aplicações financeiras e reduzir ao máximo os impostos pagos, sempre dentro da legalidade.

O consultor financeiro pode te ajudar a construir um planejamento para sua independência financeira através dos investimentos. 

Assim, você poderá contar com um futuro mais tranquilo, desfrutar de uma aposentadoria precoce, viver de renda dos seus investimentos, complementar o salário ou aposentadoria com a renda de dividendos ou simplesmente manter o patrimônio que conquistou. 

Tipos de consultoria de investimentos

A consultoria de investimentos pode ser ofertada por empresas de consultoria, consultorias online e consultores independentes.

Bancos, corretoras ou casas independentes também podem oferecer o serviço desde que autorizados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). 

No entanto, o tipo de consultoria de investimentos não é o mesmo em todas elas. Cada uma pode prestar serviços diferentes, que, consequentemente, podem ter qualidades diferentes.

O mais importante é verificar se a empresa tem o registro na CVM, analisar a experiência do profissional e se ele é devidamente credenciado.

Veja em detalhes os principais tipos de consultoria de investimentos:

Consultor Independente Certificado

Para atuar como consultor de investimentos independente, o profissional precisa, primeiro, ter curso superior completo e, depois, possuir a certificação que aprove seu conhecimento na área.

As mais aceitas são:

Além delas, outras certificações são aceitas, como:

Depois de aprovado, o profissional precisa realizar seu cadastro junto à CVM, entidade que regulamenta o serviço.

Consultoria Licenciada pela CVM

Pessoas físicas e pessoas jurídicas podem atuar com consultoria de investimentos desde que devidamente licenciadas junto à CVM, órgão responsável por certificar, regulamentar e fiscalizar as atividades dos consultores de investimentos.

A regulamentação dessa atividade está prevista na Instrução CVM 592, lançada no dia 17 de novembro de 2017, e busca oferecer proteção e segurança ao investidor.

Para ser uma consultoria de investimentos CVM é preciso apresentar documentação descrita no ANEXO 5-I da Instrução CVM 592 para Consultor Pessoa Física ou ANEXO 5-II para Pessoa Jurídica.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O que é consultor de investimentos e o que faz

O consultor de investimentos é um profissional certificado pela CVM que aconselha, recomenda e orienta os clientes sobre os melhores caminhos financeiros a serem seguidos.

A atuação do consultor é independente, isso significa que ele não pode ser contratado por nenhuma corretora ou instituição financeira que venda valores mobiliários.

Sendo assim, ele não recebe comissões ou bônus pelas aplicações indicadas. 

Sua remuneração é transparente e paga diretamente pelo cliente, evitando o conflito de interesses muito presente com outros profissionais financeiros.

O consultor não está focado em vender produtos, mas em desenvolver soluções que melhor atendem os diferentes objetivos do cliente, de forma personalizada.

As recomendações de produtos tem um único foco: alcançar os objetivos e metas financeiras dos clientes.

Por isso, o consultor é uma pessoa de confiança para te apoiar de maneira mais ampla, em toda sua trajetória de investimentos. 

O consultor pode ajudar desde a definição dos seus objetivos financeiros, construção da reserva de emergência e de uma carteira personalizada de investimentos, até decisões pontuais e planos de aposentadoria.

Ou seja, é um profissional que pode te acompanhar do início ao fim de seu ciclo no mercado financeiro. 

Outra grande vantagem do consultor de investimentos é que ele pode ajudar o cliente onde quer que ele esteja, pois não fica restrito a uma única instituição.

Assim, se o cliente tem conta em um banco ou corretora X, não precisa necessariamente mover seus recursos para ter esse serviço.

É importante entender que a consultoria ou o consultor não gerenciam a carteira dos clientes, apenas os orientam em suas decisões e enviam push (ordens) para você autorizar a ordem na corretora .

Dessa forma, você não perde a autonomia quanto ao seu dinheiro e investimentos.

Todo esse serviço possui profissionais especializados e licenciados, com elevado conhecimento técnico e prático.

Na GuiaInvest Wealth, por exemplo, os consultores são profissionais qualificados do mercado financeiro e possuem certificação CEA ou CFP.

O consultor de investimentos não investe por você

A consultoria de investimentos é um serviço de orientação financeira. O profissional recomenda a tomada de decisões, mas não investe por você.

Conforme a Instrução CVM 592, que delimita e define a atuação do consultor, esse profissional não tem poder de movimentação de contas, recursos ou investimentos em nome do cliente. Isso é da responsabilidade do contratante.

O cliente também é quem decide aceitar ou não o aconselhamento dado.

"O consultor não tem discricionariedade para investir em nome do cliente, proibindo-o de atuar como procurador ou representante na implementação das ordens decorrentes de suas recomendações, e ratifica o entendimento de que a decisão sobre a efetivação do aconselhamento cabe exclusivamente ao investidor." - CVM 592.

O que muda é que durante a consultoria você tem um especialista ao seu lado que te auxilia a encontrar os melhores ativos, a construir a carteira de investimentos e a enriquecer com segurança.

O consultor recomenda onde e quando investir, alerta sobre oportunidades, ajuda no rebalanceamento da carteira e demais processos para você tomar as melhores decisões.

Em posse dessas informações, cabe a você aceitá-las ou não e fazer as movimentações.

Mas não se preocupe, o consultor de investimentos está ali para te auxiliar caso não saiba como fazer.

Além disso, devem ser feitas reuniões com o especialista, além do envio de relatório periódicos que apresentam o desempenho da sua carteira.

A melhor consultoria de investimentos também segue o Código de Ética do consultor de investimentos cujos princípios gerais de conduta são:

I. exercer suas atividades com boa-fé, probidade, transparência, responsabilidade e lealdade; 

II. adotar condutas social e politicamente responsáveis; 

III. pautar suas atividades visando ao aprimoramento e à valorização dos mercados financeiros e de capitais; 

IV. orientar suas atividades visando ao interesse dos investidores e clientes; 

V. Cumprir todas as suas obrigações, devendo empregar, no exercício de suas atividades, o cuidado que toda pessoa prudente e diligente costuma dispensar à administração de seus próprios negócios, respondendo por quaisquer infrações ou irregularidades que venham a ser cometidas; 

VI. nortear suas atividades pelos princípios da liberdade de iniciativa e da livre concorrência, repudiando a adoção de práticas caracterizadoras de concorrência desleal e/ou de condições não equitativas, respeitando os princípios de livre negociação; 

VII. cumprir as regras e princípios contidos neste no estatuto social da ANBIMA, neste Código de Ética, nos Códigos ANBIMA e na Regulamentação em vigor; 

VIII. identificar, administrar e mitigar eventuais conflitos de interesse nas respectivas esferas da sua atuação profissional; 

IX. abster-se de práticas que possam ferir a Relação Fiduciária mantida com os investidores; 

X. manter sigilo sobre informações confidenciais que lhe sejam confiadas, inclusive aquelas recebidas da Associação.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Quanto custa a consultoria de investimentos 

Diferente do assessor de investimentos, cuja remuneração é marcada por taxas invisíveis e falta de transparência, o consultor não recebe comissões pelas recomendações. 

A remuneração do consultor de investimentos é definida pelo valor gerado para o seu cliente. 

Sendo assim, os modelos mais comuns de remuneração da consultoria de investimentos são:

  • Remuneração fixa;
  • Percentual acordado;
  • Receita recorrente.

Por exemplo, no caso da GuiaInvest Wealth é cobrado apenas um valor fixo, da taxa pelo serviço de consultoria.

A taxa anual varia de 1,0% a 0,5%, de acordo com o tamanho do patrimônio administrado. Isso equivale a algo entre 0,08% a 0,04% ao mês.

O valor é cobrado todos os meses de maneira proporcional. Dessa forma, a objetivo da consultoria fica evidente que é fazer o patrimônio do cliente crescer ano após ano. 

O crescimento patrimonial só é possível com a recomendação dos melhores ativos para você, sem ganhar nada escondido pela recomendação de produtos e nem girar a carteira excessivamente.

A grande vantagem da consultoria de investimento é justamente essa transparência na forma de remuneração.

Se você acha que o custo da consultoria é "caro", ainda não tem a clareza de quanto está pagando ao assessor e o quanto está deixando de ganhar ao não ter uma carteira alinhada.

A assessoria de investimentos que você recebe não é gratuita. Por mais que você não pague diretamente o assessor, existe um custo oculto através da corretora. 

Estima-se que rebates que a corretora e o assessor recebem pelas indicações de produtos que você investe gire em torno de 0,3% a 0,5% ao ano de toda carteira do cliente

Em alguns casos, o custo pode ser bem maior, já que alguns produtos remuneram mais. 

Tenha cuidado com o COE recomendado pelo assessor de investimentos, o rebate fica entre 1,5% a 3,25%, debêntures em torno de 1,25% e para fundos varia entre 0,27% e 0,60%.

Coincidentemente, o COE é o investimento mais presente na carteira dos investidores que recebem assessoria de investimentos das corretoras.

Você ainda pode pensar que compensa "pagar" isso para o assessor, mas está esquecendo da rentabilidade baixa de seus investimentos e o quanto está perdendo dinheiro por isso.

Ao optar pela consultoria, você não só recebe o valor do rebate de volta na sua conta como pode esperar por um retorno adicional na sua carteira.

Afinal, com uma carteira personalizada e diversificada, um plano de investimento definido e  orientação de um profissional alinhado, que busca manter os custos baixos e reduzir ao máximo os impostos, isso é possível.

Porque contratar uma consultoria de investimentos

Investir é para todos, mas exige tempo, dedicação e constante atualização, além disso contratar uma consultoria de investimentos pode aumentar seu patrimônio em 2,3x (ou mais).

Isso vale mesmo quem já faz gestão da própria carteira e quer aumentar a rentabilidade dos investimentos com segurança, transparência e atendimento individualizado.

O consultor de investimentos é aquele mentor que te dará todo o suporte necessário na hora de definir seus investimentos. 

Pense em como o mercado financeiro está mais sofisticado. Nunca a variedade de produtos financeiros disponíveis foi tão numerosa.

Ações, ETFs, fundos imobiliários, COE, ações de dividendos, Bitcoin, criptoativos, stocks, NFTs, debêntures, REITs, títulos públicos, fundos de private equity, CDBs, CRI, CRA, LCI, LCA, fundos de investimentos, commodities, são só alguns.

A complexidade do mercado chegou a um nível elevado e potencialmente perigoso para quem não é familiarizado com finanças e investimentos. 

Assim como você procura um dentista quando está com dor de dente, deve buscar ajuda de um profissional de investimentos quando não quer fazer bobagem com seu dinheiro, ou não tem tempo ou interesse de se envolver com seus investimentos.

Ao contratar um consultor de investimentos para te ajudar você ganha mais tempo para trabalhar e ganhar mais dinheiro. 

Com esse dinheiro adicional você pode aumentar os aportes nos investimentos e fazer seu patrimônio crescer ainda mais. 

Enquanto isso, você tem o consultor 100% focado em te ajudar na gestão do seu patrimônio.

Ao contratar uma consultoria de investimentos você tem:

  • Jornada investidora personalizada realizada por especialista;
  • Acompanhamento estratégico;
  • Carteira diversificada;
  • Ausência de conflito de interesses;
  • Baixo custo;
  • Simplicidade e comodidade nas operações;
  • Maior segurança e transparência;
  • Monitoramento dos resultados.

Esses são apenas alguns dos motivos para contratar um consultor de investimentos

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Consultoria de investimentos online

O atendimento da consultoria de investimentos online é um diferencial que deve ser levado em conta na hora de escolher a melhor consultoria para gestão da sua carteira.

O ponto central de uma consultoria de investimentos online está no uso das ferramentas digitais para atender o cliente com qualidade independente onde quer que ele esteja.

Para isso basta ter acesso a internet e se reunir com o consultor de forma 100% online.

O uso da tecnologia também reflete nos menores custos.

Por não terem gastos com aluguel de salas, as consultorias onlines conseguem oferecer serviços com custos mais baixos do que os prestados pelas instituições financeiras tradicionais.

Fique tranquilo, em nenhum momento a qualidade do serviço é menor. Ela tende inclusive a ser maior.

Somado à comodidade e facilidade, a consultoria de investimentos online deve fornecer ao cliente relatórios e aplicativo para controle de carteira.

Cuidados ao contratar uma consultoria de investimentos

Mesmo sendo um serviço muito recomendado, capaz de dar um novo rumo à sua vida financeira, é preciso estar atento para contratar a melhor consultoria de investimentos.

Afinal, o modelo está crescendo e sabemos que existem bons e maus profissionais em qualquer área.

Os principais pontos a serem observados na hora de escolher uma consultoria de investimentos são:

Consultoria registrada na CVM

A consultoria de investimentos é uma atividade regulamentada e como tal, precisa estar registrada na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Isso demonstra que o profissional ou empresa tem toda a documentação e certificação requerida para um serviço de qualidade.

Consulte os dados cadastrais na CVM, podendo informar o CPF/CNPJ ou razão social.

Qualificações e experiência

Após checar a autorização para atuar como o serviço de consultoria de investimentos, verifique quais as certificações dos profissionais.

Existem diversas certificações aceitas pela CVM, as principais são:

Histórico do consultor

Avalie também o histórico profissional e o nível de satisfação de clientes anteriores.

Você pode pesquisar mais informações nas páginas que as consultorias mantém na internet, pesquisar em portais de notícias e até em seus perfis no LinkedIn.

Descubra quanto tempo atuam na área de investimentos, quantos clientes atendem, seus resultados, etc.

Atendimento

Ao escolher uma consultoria, verifique o tipo de atendimento que ela presta, presencial ou online.

A frequência de contato com o cliente, quantas reuniões, se o consultor está disponível no dia a dia para te atender ou somente com horário agendado.

Remuneração da consultoria

Questione sobre o preço dos serviços da consultoria de investimentos, pois existem diferentes formas de precificar.

Existem profissionais que recebem por hora de trabalho, outros cobram um percentual sobre o resultado de sua carteira ou sobre o total do seu patrimônio.

Recomendamos o modelo de percentual sobre o seu patrimônio, desta forma você ficará à vontade para conversar com o consultor quantas vezes quiser e sem se preocupar com o tempo.

Ativos recomendados

Verifique se a consultoria realmente elabora uma carteira personalizada e tem um atendimento especial na alocação dos ativos.

Cuidado para que o consultor não utilize apenas fundos de terceiros nas recomendações para facilitar a gestão e gerar cashback. 

Consultoria não pode assegurar resultados

A prestação de serviço de consultoria de valores mobiliários não pode assegurar ou sugerir a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de risco para o investidor.

Embora o profissional busque os melhores resultados, o cliente precisa estar ciente dos riscos que o mercado financeiro oferece e que podem existir períodos de baixa, que exigem paciência. 

Porém, pesquisas do setor de advisors nos EUA estimam que o consultor de investimentos pode aumentar o patrimônio em 2,3x ou mais!

Diferença entre Assessoria e Consultoria de Investimentos

A assessoria de investimentos e consultoria de investimentos são dois serviços distintos disponíveis no mercado.

Talvez você esteja mais familiarizado com o modelo de serviço ofertado por gerentes de banco e assessores de investimentos das corretoras, com remuneração baseada em comissões.

Em termos práticos, isso significa que quando eles te recomendam um investimento eles ganham uma taxa toda vez que você investem

Então, nunca saberá com certeza se o profissional pensou no melhor para você ou melhor para o bolso dele, esse é apenas um dos motivos porque você não deve contratar um assessor de investimentos.

Esse é o modelo antigo de investimentos, onde os profissionais estão conflitados e desalinhados com os interesses de seus clientes. 

Nesta relação, muitas vezes, não há transparência dos custos pagos pelo cliente. As taxas e spreads estão ocultos em cada nova indicação de investimento. 

Por isso, é natural se decepcionar com o atendimento do seu assessor, pois não há um alinhamento de expectativas.

Já o trabalho de um consultor de investimentos é um novo modelo de assessoria disponível no Brasil, sem conflito de interesses

Diferente do assessor e do gerente de banco, o consultor não recebe comissão por produto indicado, nem precisa bater metas.

Ele não é um vendedor de produtos e sim um profissional 100% alinhado com os seus interesses.

Como é remunerado por uma taxa percentual fixa sobre o patrimônio, ele ganha quando você ganha. 

A consultoria de investimentos é independente, sem vínculo com nenhum tipo de produto, marca ou instituição financeira, está livre para atender o cliente onde quer que ele esteja e recomendar os melhores ativos.

Já o assessor é uma extensão da corretora a qual trabalha e não faz uma consultoria propriamente dita.

Esses são alguns dos motivos que têm levado profissionais a migrar para o modelo de consultoria.

Veja as principais diferenças entre o consultor e o assessor de investimentos

Ausência de conflito de interesses

A grande diferença entre uma consultoria de investimentos e os bancos e assessores é a ausência do conflito de interesses.

Em vez de cobrar comissões pelos produtos e serviços que recomenda, o consultor cobra apenas uma taxa fixa. 

Isso garante que os produtos recomendados sejam, de fato, os melhores para cada investidor.

Já o gerente de banco ou assessor, embora possam prestar um bom trabalho, estão vinculados a uma instituição que vende produtos e recebem por indicação.

Por isso, não dá para eliminar o risco do conflito de interesse.

Quem garante que o interesse dele é o sucesso do investidor?

Será que não quer apenas cumprir as metas de vendas e recomendar alternativas que proporcionem mais retorno para ele?

Variedade de produtos

O assessor trabalha para uma corretora ou banco. Dessa forma, sua recomendação fica restrita aos produtos da própria instituição ou de parceiras.

O consultor possui mais liberdade e não está preso a nenhum portfólio específico.

Dessa forma, você pode manter seus investimentos na corretora da sua escolha e não depender de uma mudança de plataforma, caso opte por permanecer.

Baixo custo

Por ser um serviço alinhado aos objetivos do investidor, o consultor trabalha para reduzir os custos de corretagem, taxa de administração, sem movimentações desnecessárias de portfólio.

Segurança e transparência

Para que possa atuar no Brasil, a consultoria de investimentos precisa passar pela regulamentação do CVM e é fiscalizada pelo órgão.

Como não vendem produtos, mas sim, prestam um serviço, as consultorias são transparentes com os seus clientes.

Nesse tipo de serviço, em nenhum momento, o consultor movimenta o dinheiro dos clientes, apenas orienta e recomenda. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Assessor vs Consultor de Investimentos

Confira as principais diferenças entre o Assessor e o Consultor na gestão da sua carteira de investimentos.

Assessor Consultor
Não adota o modelo fiduciário.Adota o modelo fiduciário, onde os interesses do cliente estão sempre em primeiro lugar.
Vinculado a um banco ou corretora.Não vinculado a nenhuma instituição.
Vendedor de produtos.Prestador de serviço.
Custos ocultos e indiretos. Falta transparência dos custos do cliente.Custos explícitos e diretos. Total transparência dos custos envolvidos para o cliente.
Dependente e vinculado a uma única instituição financeira.Independente. Pode ter vínculos com diversas instituições financeiras ao mesmo tempo.
Tem conflito de interesses. Não está alinhado com os interesses do clientes. Não tem conflito de interesses. Está alinhado com os interesses do cliente. 
Atua na distribuição/venda de produtos e prospecção de clientes.Atua na orientação e recomendação de investimentos.
Não pode recomendar produtos financeiros para seus clientes.Pode recomendar produtos financeiros para seus clientes de acordo com seu perfil e objetivos.
Quem paga o assessor é a instituição dona do produto financeiro.Quem paga o consultor é o cliente.

Perguntas Frequentes sobre Consultoria de Investimentos:

Veja as principais dúvidas sobre o serviço de uma consultoria de investimentos:

Preciso transferir meu dinheiro para uma conta da Consultoria? 

Não. Apenas o cliente pode executar o investimento ou resgate, no banco ou corretora de sua escolha. 

Na maioria dos investimentos basta clicar em um botão para autorizar o investimento recomendado pelo consultor.

Consultoria tem acesso ao meu extrato na corretora ou no banco?

Não. Essas informações são privadas. Sua corretora não fornece informações à Consultoria.

Consultoria ganha comissão da corretora?

Não. A Consultoria é um serviço pago pelo cliente que a contrata, não sendo remunerado por nenhuma corretora ou banco, sendo 100% livre de conflito de interesse.

Minha estratégia de investimentos será idêntica à dos outros clientes da consultoria?

Não. Cada cliente tem uma carteira de investimentos personalizada, adequada às suas expectativas e ao seu momento de vida.

Posso encerrar o contrato com a Consultoria quando quiser?

Sim. O contrato pode ser encerrado, porém geralmente existe uma multa por cancelamento antes do prazo de 12 meses.

Uma recomendação de investimento da Consultoria serve para a carteira de investimentos de um amigo?

Não. Cada carteira é personalizada de acordo com as necessidades e desejos de cada cliente.

Onde encontrar um consultor de investimentos?

Os consultores de investimentos ou consultores financeiros, são encontrados em bancos ou corretoras, mas também estão disponíveis em empresas de research, como a GuiaInvest Wealth.

Tenho interesse em contratar os serviços da Consultoria. Qual seria o primeiro passo?

Para saber se o serviço da Consultoria de Investimentos é para você, faça uma avaliação gratuita de carteira respondendo 5 perguntas rápidas.

Para quem serve uma consultoria de investimentos

A consultoria de investimentos serve para orientar o investidor a tomar as melhores decisões e aumentar a rentabilidade da sua carteira.

O consultor financeiro é indicado mesmo para um investidor que já tenha conhecimento na área financeira.

A consultoria de investimentos é indicada ao investidor que busca:

  • proteger ou construir patrimônio com investimentos;
  • não tem tempo para acompanhar o mercado no dia a dia;
  • busca complementar o salário com renda de dividendos;
  • não sabe a hora certa de comprar ou vender um ativo;
  • quer ter um profissional de confiança para ajudar nas decisões.

Muitas pessoas possuem recursos financeiros e não sabem como potencializar esse dinheiro. 

A consultoria de investimentos surge para orientar a pessoa a tomar as melhores decisões e extrair o melhor desempenho de suas carteiras.

O consultor financeiro também pode ser de grande ajuda para esses clientes. Por isso, mesmo um cliente que já tenha grande conhecimento no mercado financeiro, precisa de ajuda para melhorar a performance da carteira.

Vantagens de contratar uma consultoria de investimentos

Existem vários motivos para contratar uma consultoria de investimentos.

Seja para quem não tem o conhecimento necessário para investir por conta própria, para quem não tem tempo ou não quer se dedicar aos investimentos ou para aqueles que já investem, mas que querem uma segunda opinião.

Todos podem se beneficiar da ajuda de um profissional 100% alinhado para elevar sua vida financeira para outro nível.

Veja as principais vantagens da consultoria de investimentos:

Diminuir o risco da carteira de investimentos

Ao fazer uma análise do seu perfil, recursos, expectativas e objetivos, o consultor consegue montar uma carteira de investimentos adequada a sua realidade, de forma personalizada e individual, que entregue a melhor relação risco x retorno.

Muitas pessoas que procuram uma consultoria possuem histórico de perdas no mercado de capitais por não terem uma estratégia bem definida e se arriscarem desnecessariamente.

O acompanhamento da sua carteira por um profissional é capaz de reduzir os riscos, mantendo uma carteira diversificada para resultados mais consistentes. 

Acumular patrimônio e gerar renda passiva

Ao buscar uma combinação de ativos que maximize o potencial da carteira, o consultor de investimentos pode aumentar seu patrimônio e fazer com que ele gere renda.

Afinal, as chances de se obter um retorno adicional é muito maior com um profissional alinhado com seus interesses e que com alguém desalinhado.

Análise completa dos investimentos

Poupe o tempo gasto para controlar a carteira de investimentos e analisar ativos por conta própria.

Com uma consultoria de investimentos você recebe uma análise completa de todos os seus investimentos, recomendações e relatórios de acompanhamento, de forma simples e direta.

Portfólio alinhado 

A melhor estratégia de investimentos é aquela que está de acordo com os seus objetivos e com o seu perfil de risco.

Esse é um dos trabalhos do consultor de investimentos, montar o melhor plano e recomendar a melhor carteira e ativos alinhados com seu perfil de investidor e interesses.

Orientação sobre questões tributárias 

Tributação ainda é um assunto que afasta muitas pessoas. Por ser pouco falado, muitas vezes os investidores não sabem como tirar o melhor proveito disso e acabam pagando mais do que deveriam.

Com um consultor de investimentos você não precisará se preocupar com emissão de DARF e poderá ainda reduzir a carga de impostos pagos nos seus investimentos. E com isso, aumentar o retorno geral da carteira.

Mais tempo

Dedique o tempo que gastaria estudando, analisando e acompanhando o mercado de outra forma.

Deixe que o consultor de investimentos faça isso por você.

Contratando o serviço de consultoria de investimentos você só precisa dedicar 1 hora por mês para conversar com seu consultor. 

Todo trabalho pesado será feito por ele.

Você só precisa escutar as recomendações e, em conjunto com o consultor, tomar as decisões de investimentos necessárias para atingir seus objetivos. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Qual a melhor consultoria de investimentos?

Escolher a melhor consultoria de investimentos é vital para ter melhores resultados e serviços exclusivos para proteger, ampliar e perpetuar o seu patrimônio.

Antes de contratar o serviço, verifique se a empresa e seus profissionais são licenciados pela CVM, suas certificações, histórico e serviços.

Marque um bate-papo para tirar todas as suas dúvidas e veja se a consultoria pode te ajudar.

Nem todas as consultorias de investimentos são iguais.

Existem alguns diferenciais importantes na nossa avaliação, que a empresa GuiaInvest Wealth possui e vala a pena você conhecer:

Experiência

O GuiaInvest é um grupo econômico consolidado que atua há 14 anos no mercado com mais de 80 mil clientes, algo que não se vê em outras empresas de consultoria de investimentos.

Equipe certificada

Verifique se os consultores da empresa contratada possuem a certificação CFP, a certificação mais desejada e respeitada para os profissionais que atuam com planejamento financeiro. 

Consultoria de Investimentos Independente

Uma consultoria independente e isenta, não recebe comissões por indicação de produtos financeiros, como ocorre com os assessores de investimentos, por isso recomendamos esse modelo.

A GuiaInvest Wealth foi uma das primeiras empresas a oferecer consultoria independente no Brasil.

Transparência e segurança

Os consultores de investimento não movimentam o seu dinheiro. Ele continua sob sua responsabilidade, você apenas precisa autorizar as operações de compra e venda de ativos.

Você sabe exatamente onde seu dinheiro está aplicado e quais os custos, trazendo uma maior transparência ao serviço e eliminando o conflito de interesses.

Research própria

Algumas consultorias oferecem o suporte de analistas de investimentos e não apenas de consultores.

Com isso, você tem acesso às teses de investimentos para apoiar sua tomada de decisão de investimento junto do seu consultor de investimento.

No Brasil este serviço é prestado pelas principais researchs, como a Suno, Nord e GuiaInvest.

Reuniões individuais

Mensalmente você tem uma reunião individual com o consultor para saber exatamente como está indo a performance da sua carteira.

Nessa conversa receberá o acompanhamento e eventuais sugestões de alterações no portfólio caso o consultor julgue necessário.

Evento mensal com o consultor

A consultoria deve oferecer uma live mensal entre você e especialistas da empresa, para que tenha uma visão da equipe sobre o andamento do mercado e suas perspectivas para médio e longo prazo.

Cashback

Algumas consultorias adotam a política de cashback. Para que você receba de volta na sua conta, todas as taxas e spreads que iriam para o seu assessor e corretora, provando que a transparência dos serviços é que rende dinheiro.

Aplicativo de consolidação de carteira

A empresa também deve fornecer um aplicativo gratuito para acompanhamento de carteira, para você poder acompanhar a performance dos seus investimentos.

Assim, você poderá verificar sempre que desejar a composição da sua carteira e performance sempre que desejar, sem precisar pedir nada a ninguém.

Assinatura do contrato 100% online

Faça parte de uma das maiores consultoras de investimentos em poucos minutos, de maneira segura e prática.

Não há necessidade de se descolar ou enviar qualquer documento pelo correio. Tudo é feito de forma 100% online, de onde você estiver.

Seja atendido independente de onde estejam suas aplicações

Para ser atendido pela Wealth, você não precisa fazer nenhuma transferência de recursos.

O serviço pode ser realizado independente de onde estejam suas aplicações.

A GuiaInvest Wealth atende clientes de diversos bancos e corretoras, assim você terá uma consultoria de investimento no banco BTG Pactual, Bradesco, Banco Itaú, XP, entre outras instituições. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Vale a pena contratar uma consultoria de investimentos

A consultoria de investimentos é um modelo projetado para ajudar quem deseja montar uma carteira de investimentos sólida, diversificada e com visão de longo prazo.

Estando 100% alinhada com seu perfil e objetivos, é possível extrair o máximo que seus investimentos podem proporcionar com segurança.

Antigamente, esse tipo de serviço era mais restrito e pouco divulgado no Brasil por conta da dominância de grandes bancos e da falta de informação.

Felizmente isso vem mudando e os serviços de consultoria de investimentos estão se popularizando.

Se você sabe da importância dos investimentos e quer garantir mais qualidade de vida para sua família hoje e no futuro, mas não sabe como ou não tem tempo de se dedicar, procurar uma consultoria de investimentos vale a pena.

Para saber se o serviço de consultoria de investimentos é para você, responda 5 perguntas rápidas e receba um aconselhamento gratuito.

Informe o DDD + 9 dígitos