Os números obtidos no último ano mostraram esta realidade: de acordo com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), os lançamentos avançaram 25,9% em relação a 2020, chegando a 265.678 unidades.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

No mesmo período, as vendas cresceram 12,8%, para 261.443 unidades.

Mas, diante dos juros e da inflação em alta, somente segurança não é o bastante. É necessário ligar esse fator com uma taxa de lucro que consiga superar a perda de valor da moeda, caso contrário o investidor terá seu patrimônio corroído.

Nesse sentido, as cotas de empreendimento imobiliário se mostram uma excelente alternativa para este ano, pois conseguem aliar a segurança do mercado imobiliário com rentabilidades anuais que ficam entre 16% e 24%, porcentagem bem acima dos 10% registrados pela inflação em 2021, e de opções como compra e aluguel de imóveis.

Quer Viver de Renda? Veja o Melhor Fundo Imobiliário para Receber Aluguéis.

O que são estas cotas? Ao iniciar uma obra, é necessário capital para comprar materiais, o terreno, bancar custos de projeto, pagar a mão de obra, e outras coisas. Uma das maneiras de levantar esse dinheiro é através de financiamento bancário.

No entanto, a burocracia exigida pelas instituições faz com que os recursos custem a ser liberados e seu tempo não bata com o timing das obras. Como forma de acelerar o processo, as empresas vão atrás de cotas de empreendimento. 

Através destas cotas, dinheiro cedido por investidores entra de forma rápida na conta da construtora, que pode assim iniciar aos trabalhos e mantê-los até que os recursos dos bancos fiquem acessíveis.

Quer Viver de Renda? Veja o Melhor Fundo Imobiliário para Receber Aluguéis.

Desta forma, elas são a forma pela qual uma construtora consegue capitar recursos junto a pessoas físicas para dar início a uma obra, oferecendo em troca uma valorização anual de 16% a 24% sobre o capital investido.

Mas, apesar de as cotas de empreendimento serem muito lucrativas, elas ainda não são muito conhecidas.

Para facilitar a gestão, as construtoras ofereciam poucas cotas para um pequeno número de pessoas, mantendo foco em um grupo seleto de investidores capaz de fazer grandes aportes.

Quer Viver de Renda? Veja o Melhor Fundo Imobiliário para Receber Aluguéis.

Isso, no entanto, vem mudando nos últimos tempos. Se antes elas se restringiam a milionários, hoje, felizmente, já é possível encontrar opções de investimento a partir de R$ 50 mil.

Reduzindo os valores mínimos de investimento, o mercado imobiliário consegue democratizar o acesso e permite que investidores comuns tenham as mesmas oportunidades dos grandes tubarões do mercado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Fonte: FDR.