A indústria da construção civil voltou a elevar nesta segunda-feira sua perspectiva de crescimento para 2022, na esteira de novas medidas do governo federal para reanimar o programa habitacional Casa Verde e Amarela, informou a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic).

Quer Aumentar a Rentabilidade dos Investimentos? Receba um Aconselhamento Gratuito.

A estimativa começou o ano em alta de 2%, foi elevada em abril para 2,5% e agora passou a 3,5%, informou a entidade, apesar do cenário de inflação e alta de juros.

No início do mês, o Conselho Curador do FGTS aprovou entre outras medidas a elevação nos tetos de renda mensal de faixas do programa habitacional e reduziu juros para o programa Pró-Cotista até o final do ano.

Segundo sondagem da indústria da construção, o setor encerrou o primeiro semestre com o maior patamar de atividades desde outubro de 2021, a 51,6 pontos. O nível de 50 pontos divide crescimento de retração. 

"Se crescer 3,5%, vamos voltar pro patamar de 2015", disse o presidente da CBIC, José Carlos Martins, em apresentação à imprensa.

"Ja tivemos 3 milhões de trabalhadores", acrescentou, referindo-se ao pico alcançado em setembro de 2014.

→ Como Ganhar Dinheiro com Imóveis? Veja os 3 Melhores Fundos Imobiliários para Lucrar todos Meses

No final de maio, o setor empregava 2,46 milhões de pessoas, segundo dados do Ministério do Trabalho

De toda a forma, o setor marcou de abril a junho o sétimo trimestre consecutivo de crescimento, algo que não acontecia desde 1996, segundo a Cbic.

"O ano eleitoral contribuiu para a maior atividade do setor no semestre", afirmou Ieda Vasconcelos, economista da entidade.

→ Como Ganhar Dinheiro com Imóveis? Veja os 3 Melhores Fundos Imobiliários para Lucrar todos Meses

Questionada sobre os impactos do aumento do Auxílio Brasil para 600 reais, ela estimou que pode ter uma parcela direcionada para o consumo 'formiguinha', de pequenas obras e reformas. 

Fonte: UOL.