
A dupla da Berkshire Hathaway (BERK34), Warren Buffett e Charlie Munger, é conhecida por compartilhar conselhos e filosofias.
→ Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.
Essa tradição continuou em sua carta anual aos acionistas de 2023.
Neste ano, o presidente e CEO da Berkshire compartilhou seus sentimentos sobre recompras de ações e delineou seus conselhos favoritos de seu vice-presidente, Charlie Munger.
Buffett chamou Munger de "grande parceiro". Os dois se conheceram em um jantar em 1959 e são parceiros de negócios e amigos desde então.
Em entrevista à CNBC o bilionário disse que depois de conhecer Munger, "sabia que esse cara [estaria] em minha vida para sempre".
"Charlie e eu pensamos muito parecido. Mas o que me leva uma página para explicar, ele resume em uma frase", escreveu Buffett na carta recente, dizendo que muitas das tomadas de vida e negócios a seguir foram tiradas de um "recente podcast."
Veja os principais conselhos sobre mercados, negócios e vida de Warren Buffett e Charlie Munger.
Mercados e Negócios
"O capitalismo tem dois lados: o sistema cria uma pilha cada vez maior de perdedores enquanto, ao mesmo tempo, entrega uma enxurrada de bens e serviços aprimorados", escreveu Buffett na carta deste ano.
Outros conselhos sobre negócios e investimentos englobam a importância de ser um investidor paciente e não se preocupar com as oscilações do mercado de curto prazo.
"O mundo está cheio de jogadores tolos, e eles não se sairão tão bem quanto o investidor paciente", escreveu.
A Hathaway possui por muito tempo ações de grandes empresas, como a American Express.
O conglomerado de Buffett comprou uma parte que custou US$ 1,3 bilhão em 1995, que ainda está pagando dividendos gordos.
→ Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.
Na mesma linha, a carta dizia que Munger e Buffett não se preocupam com a "espuma do mercado" e, em vez disso, se concentram em "bons investimentos de longo prazo".
A dupla também deu alguns conselhos sobre como se adaptar à mudança, destacando o conselho de Charlie Munger:
"Você precisa continuar aprendendo se quiser se tornar um grande investidor. Quando o mundo mudar, você deve mudar. Warren e eu odiamos ações de ferrovias por décadas, mas o mundo mudou e, finalmente, o país tinha quatro enormes ferrovias de vital importância para a economia americana. Demoramos para reconhecer a mudança, mas antes tarde do que nunca."
Na vida
Alguns dos conselhos sobre a vida na carta estavam relacionados a como uma pessoa pensa sobre sua morte.
"Desde o início, escreva o obituário desejado - e depois se comporte de acordo", aconselhava a carta.
Metáforas para navegar em tempos difíceis também foram usadas:
"Não salte em um barco que está afundando se você puder nadar até um que esteja em condições de navegar."
Buffett encerra a carta exaltando seu companheiro de negócios dizendo:
"Encontre um parceiro de alto nível muito inteligente - de preferência um pouco mais velho que você - e ouça com atenção o que ele diz."