Todos passamos por fases difíceis em nossas vidas. Quando isso acontece, não há nada de errado em derramar algumas lágrimas, mas “você tem que aguentar isso”, de acordo com o falecido bilionário Charlie Munger.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

“Você pode chorar, tudo bem. Mas você não pode desistir”, disse Munger a Becky Quick da CNBC no mês passado, em uma de suas últimas entrevistas.

Compartilhando suas dicas para sucesso e longevidade, Munger disse que tempos desafiadores são inevitáveis ​​na vida de todos. O que importa é como você enfrenta e segue em frente.

“De alguma forma, você sobrevive. Se você tiver que andar pelas ruas chorando algumas horas por dia como parte do serviço militar, vá em frente e chore. Mas... você não pode desistir.”

Olhando superficialmente, Munger parece ter vivido uma vida longa e aparentemente feliz. Afinal, ele era um advogado e investidor de sucesso, extremamente rico.

Mas suas lutas e tristezas foram intensas: um divórcio aos 20 anos, cegueira de um olho como resultado de uma cirurgia de catarata fracassada e a morte de seu filho Teddy, de 9 anos, que tinha leucemia.

“Chorei o tempo todo quando meu primeiro filho morreu”, disse Munger. “Mas eu sabia que não poderia mudar [nada]. Naquela época, a letalidade com leucemia infantil era de 100%”, relembrou Munger.

Resiliência é a chave para o sucesso

A capacidade de se recuperar de lutas ou decepções, seja na vida pessoal ou na carreira, é essencial para o sucesso e felicidade no longo prazo, dizem os especialistas. 

“Não creio que exista habilidade mais crítica para o sucesso do que a resiliência”, disse Adam Grant, psicólogo organizacional e autor de best-sellers da Wharton, à CNBC Make It em 2017.

Isso não quer dizer que você não possa se lamentar ou processar adequadamente sua decepção antes de seguir em frente. 

Como observou Munger, chorar pode ser uma maneira saudável de fazer isso: literalmente ajuda você a se livrar do sofrimento emocional por meio da liberação de endorfinas, mostram pesquisas.

Por outro lado, reprimir essas emoções pode agravar uma variedade de problemas de saúde física e mental.

“A regra de ferro da vida é: todo mundo luta”, disse Munger. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

As pessoas que conseguem reunir forças para continuar, às vezes, aprendendo uma lição valiosa no processo, têm maior probabilidade de viver uma vida feliz e bem-sucedida.

“É sua única opção. Você não pode trazer de volta os mortos, não pode curar a criança moribunda. Você não pode fazer todo tipo de coisa”, disse Munger. “Você tem que resistir a isso.”

Fonte: CNBC

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.