
Se você tem dificuldade em manter o acompanhamento consistente de suas despesas ou não está acostumado a mexer em aplicativos ou planilhas, conheça essa estratégia para montar um orçamento simples e prático.
→ Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.
Ter um planejamento financeiro pessoal pode ajudá-lo a identificar despesas desnecessárias, fugir do endividamento, manter suas economias sob controle e começar a investir.
O problema é que, mais da metade dos brasileiros não possuem ou não sabem como montar um orçamento, mostrou a pesquisa feita pela Leve, fintech de educação financeira.
Resultado semelhante foi encontrado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), onde 46% dos brasileiros disseram não controlar seu orçamento.
Não é a falta de conhecimento que impede o brasileiro de colocar suas finanças em ordem.
Falta de disciplina, esquecimento e não ter tempo são as principais justificativas dos entrevistados.
Se você faz parte desse grupo, a regra 80/20 pode funcionar. Esse é um método de orçamento básico, mais fácil de rastrear do que regras de orçamento semelhantes, como a regra 50/30/20.
→ Como os Milionários Investem? Baixe Grátis o Livro Digital "Onde Investir R$ 1 milhão".
Como funciona a regra 80/20
A regra 80/20 visa a simplicidade.
Nela, os primeiros 20% do seu salário devem ser direcionados automaticamente para seus investimentos ou pagamento de dívidas, começando com um fundo de emergência que cobre de três a seis meses de suas despesas.
Ao fazer isso, você se paga primeiro e colocando uma parte do seu para seus objetivos financeiros de longo prazo.
Os 80% restantes vão para necessidades e desejos, incluindo alimentação, aluguel e entretenimento. É você quem escolhe como gastar esse dinheiro.
A parte mais importante desta regra é que, não importa o que aconteça, pelo menos 20% de sua renda está indo para seus objetivos financeiros de longo prazo.
Para melhores resultados, agende transferências automáticas de sua conta corrente para uma conta de investimento no dia do pagamento. A maioria dos bancos permite que você configure transferências automáticas em seus aplicativos ou sites.
Ao fazer isso, você não se esquecerá de deixar o dinheiro de lado ou ficará tentado a gastá-lo. Afinal, fora da vista, fora da mente.
Orçamento simples e prático
A regra dos 80/20 é um ótimo ponto de partida para quem deseja começar a investir ou economizar.
Esta é uma regra geral que você pode ajustar para atender às suas necessidades individuais.
Se não conseguir destinar em um primeiro momento 20%, comece com menos e se esforce para aumentar essa porcentagem ao longo do tempo.
Depois de atingir 80/20, vá mudando seus investimentos para 70/30 e depois 60/40.
Lembre-se que quanto mais cedo começar a investir, mas antes poderá usufruir dos benefícios da renda passiva.
→ Como os Milionários Investem? Baixe Grátis o Livro Digital "Onde Investir R$ 1 milhão".