O que é um Mercado de Concorrência Perfeita?

Nessa estrutura de mercado existem grandes quantidades de concorrentes e vendedores, onde a empresa perfeitamente competitiva deve aceitar o preço de equilíbrio do mercado.

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O fato da empresa ter que aceitar o preço de equilíbrio em que ela vende suas mercadorias a caracteriza como tomadora de preços.

Caso a empresa pretenda ofertar seus produtos a um preço acima do mercado, ela não conseguirá vendê-los, muito por conta da concorrência.

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Devemos dizer que, a concorrência perfeita ou concorrência pura, não passa de uma noção conceitual que nos apresenta um mercado com grande número de concorrentes e vendedores.

O termo noção conceitual se dá pelo fato da concorrência perfeita ser apenas uma teoria, ou seja, utilizada apenas como exemplo, pois dificilmente acontece na prática.

A concorrência perfeita diverge dos outros tipos de mercado, pois ela visa manter o equilíbrio.

Tal fato faz com que tudo que for ofertado seja consumido, por tanto, uma empresa tem a mesma quantidade de oferta e demanda.

Outra característica desse tipo de mercado é o fato de que as empresas têm lucros extraordinários, portanto, no longo prazo há a possibilidade das receitas das empresas corresponderem aos seus custos.

Principais pontos

Apresentaremos neste ponto os principais fatores que corresponde à estrutura da concorrência perfeita, são eles:

  • Muitos vendedores e consumidores;
  • Similaridade nos produtos e serviços;
  • Facilidade para entrar e sair do mercado.

O primeiro quesito é muito importante para esse tipo de mercado, pois caso uma empresa decidisse alterar os preços de seus produtos, não iria abranger para o mercado como um todo.

Uma única empresa em meio a um grande número de concorrentes não teria o poder para afetar o restante da economia, acarretando o desequilíbrio, com o aumento do preço de seus produtos.

Também é importante que todas as empresas ofereçam produtos e serviços muito parecidos, sem muitas diversificações, fato também responsável por manter o mercado em equilíbrio.

Tal fato faz com que os consumidores tenham acesso a outros produtos e serviços com preços próximos e mesma qualidade.

Por fim, outra importante característica do mercado em concorrência perfeita, relacionado ao terceiro item, é a não existência de barreiras de entrada e saída.

Isso faz com que o mercado esteja aberto para a entrada de novas empresas, ou seja, que as empresas tenham facilidade para entrar e sair do mercado a qualquer momento, estimulando a competição.

Exemplos de estrutura de mercado

Além do mercado em concorrência perfeita, podemos apresentar alguns outros tipos de estrutura de mercado.

De acordo com as três importantes variáveis que condicionam as estruturas de mercado (número de firmas, diferenciação do produto, barreira de entrada), podemos apresentar outras formas de mercado, além da concorrência perfeita. São elas:

  • Monopólio: uma única empresa produtora, com muitos compradores e presença de barreiras de entrada
  • Concorrência monopolística: firmas que competem entre si, produtos parecidos, mas não idêntico e livre acesso de firmas ao mercado.
  • Oligopólio: baixo número de empresas no mercado, preços com pequena variação e controlados, produtos homogêneos ou diferenciados e presença de barreiras de entrada.

Importância da Concorrência Perfeita

A concorrência perfeita pode ser usada como um padrão ou referência de mercado, devido à satisfação dos consumidores e de lucros extraordinários. Esse padrão de referência se dá para os modelos econômicos clássicos.

Além de não haver barreira de entrada, nenhuma empresa teria o poder de interferir no mercado pelo preço ou qualidade de seu produto ou serviço.

Além de aumentar a satisfação do consumidor, tornaria mais fácil a entrada e competição das pequenas empresas – frente às grandes – no mercado.

Além disso, nesse modelo, ainda teríamos preços justos e todos os produtos de qualidade. Vale ressaltar que, no longo prazo, o equilíbrio será alcançado e o lucro não existirá.

É importante dizer que é hipotético a existência de um mercado perfeitamente competitivo, porém há muitos casos de produtores que enfrentam a concorrência de empresas que produzem bens muito similares.

Nesses casos, como citado acima, as indústrias devem atuar como tomadores de preços. Podemos usar o mercado agrícola como exemplo prático.