GLOSSARIO
Conciliação Bancária
O que é Conciliação Bancária. Significado, conceito, para que serve e como funciona.
O que é Conciliação Bancária?
Para o desenvolvimento e sucesso de sua empresa é necessária muita organização, controle, e empenho para garantir maior segurança dos dados por ela gerados.
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Por isso, os setores da companhia, principalmente o financeiro e contábil devem estar trabalhando de forma alinhada e conjunta para garantir a efetividade da gestão.
Além disso, um dos principais pontos para ser levado em conta é quanto às estratégias que as empresas traçam para sua organização financeira.
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Nesse caso, entra em cena um artifício que pode muitas vezes ser esquecido, porém, muito necessário, que é a chamada conciliação bancária.
A conciliação bancária é um mecanismo que promove a comparação entre os valores que entram e saem da empresa com os valores anotados no controle financeiro interno.
Ou seja, tem o objetivo de validar as informações através da análise entre tudo que foi gasto e recebido com o que foi registrado internamente, buscando assim maior regularidade dos valores.
Portanto, se é uma empresa que utiliza diversas formas de pagamento como cartão de crédito/débito, boletos, entre outros, é muito importante que tenha esse tipo de controle.
Pois, assim, evita divergências e possíveis problemas quanto às finanças, diminuindo as chances de fracasso da companhia.
Qual a importância da realização da Conciliação Bancária?
A principal importância de se realizar a conciliação bancária é quanto a organização financeira da empresa.
Através disso evita-se uma série inconsistências dos dados, prevenindo assim que existam problemas na hora de cumprir suas obrigações perante a realização das tarefas da empresa.
Além disso, existem outros pontos em que esse tipo de controle é muito eficaz, como:
- Permitir organização orçamentária;
- Gerenciar melhor as movimentações financeiras;
- Controle sobre possíveis fraudes;
- Entender o fluxo de caixa.
Quanto a organização orçamentária, essa serve para que se estabeleça o que será feito pela empresa em relação aos investimentos, despesas, custos, entre outros.
Logo, ao se realizar a conciliação contábil e definir o capital dessa empresa, fica muito mais fácil que tudo seja organizado sem que existam distorções.
Em relação a gerenciar melhor as movimentações financeiras, através da conciliação é possível ter uma visão ampla e consistente de como sua empresa está atuando.
Tal fato faz com que ela mostre qual o melhor caminho a ser tomado em relação às finanças.
Outro benefício é quanto ao controle de fraudes. Esse que pode ser evitado de forma decisiva a partir desse mecanismo de conciliação.
Dessa forma há um monitoramento para verificar depósitos errados, se há cheques não compensados, e até mesmo depósitos com valores diferentes do real, permite que sejam bloqueadas as fraudes.
E, por último, é possível entender o fluxo de caixa. Ou seja, com as contas organizadas é possível cumprir funções e tomar medidas necessárias para o fluxo financeiro.
Como realizar a Conciliação Bancária?
Para realizar a conciliação bancária de forma eficiente e segura, é indicado seguir alguns passos, como os que serão mostrados abaixo.
- Registre diariamente as movimentações;
- Análise o extrato bancário;
- Analise as regularidades dos lançamentos;
- Realize correções.
No passo número um, é necessário ter o controle de todas as contas bancárias e de suas movimentações no dia, sendo incluso nisso pagamentos e recebimentos, empréstimos, salários, entre outros.
Até porque, nesse primeiro passo podem ser encontrados erros e divergências que já devem ser corrigidas evitando problemas futuros.
Quanto ao passo 2, parece simples, porém muito necessário, sendo que devem ser comparadas todas as entradas e saídas da empresa com o extrato bancário buscando valores iguais.
Feito isso, é hora do passo três. Nele é um momento de maior organização, pois deve ser verificado todas as datas em que foram feitos lançamentos, visando assim menores riscos.
Além das datas, é interessante comparar valores, saldo inicial e final, se existem lançamentos que foram esquecidos ou não, e se os lançamentos foram feitos de forma correta.
Por fim, chega a hora do passo quatro, das correções. Aqui, caso sejam encontrados erros e divergências de valores, deve ser buscado a raiz do problema e feita a correção.
No mais, é essencial que seja armazenado todos os comprovantes, notas fiscais, boletos, extratos para garantir segurança dos processos realizados.