O que é Concessão de Crédito?

A Concessão de crédito nada mais é do que o fornecimento de crédito para um indivíduo, possibilitando o acesso a bens e serviços. Essa operação causa impacto ao credor.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Com intuito de se recuperar de uma crise financeira, ou alavancar os investimentos a fim de ampliar os negócios, muitas vezes há a necessidade de recorrer à concessão de crédito.

Portanto, o processo de concessão de crédito se dá quando uma instituição financeira aprova, após análise, a liberação de crédito para uma pessoa jurídica ou física.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Essa liberação de crédito pode ser na forma de cartão de crédito, empréstimo, financiamento, entre outros.

A aprovação da concessão e a forma como vai ser feita depende de alguns fatores, como por exemplo, o risco de inadimplência e o valor solicitado.

A concessão de crédito possibilita que os agentes deficitários tenham acesso a recursos financeiros não disponíveis pela sua fonte de renda.

Podemos usar como exemplo a compra de um imóvel, ou, até mesmo de um carro.

Nestes casos a pessoa poderia demorar muito para conseguir guardar o dinheiro necessário até atingir o valor que precisaria para efetuar sua compra.

Contudo, há a possibilidade, por meio da concessão de crédito, dessa pessoa obter o dinheiro para efetuar sua compra e devolvê-la à instituição, em parcelas.

Esse exemplo também vale para empresas. Muitas vezes as empresas pretendem expandir seus investimentos abrindo novas filiais, expandindo sua capacidade produtiva, investindo em tecnologia, entre outros.

Nesses casos, não significa que a empresa não tenha dinheiro em caixa para executar o investimento, ela pode até ter, contudo, a retirada de uma grande quantia pode lhe fazer falta.

Portanto, a empresa solicita a concessão de crédito e amortiza a dívida adquirida com a instituição financeira, por meio dos recursos advindos dos investimentos que foram feitos. 

Fatores que podem influenciar na Concessão de Crédito

Muitas empresas oferecem estudos sobre análises de risco, para os contribuintes, que podem influenciar na hora de recorrer à concessão de crédito.

Tomando como exemplo a pessoa física, podemos citar alguns requisitos que são analisados, dentre eles:

  • Se todas as contas são pagas em dia;
  • Se já teve ou ainda tem o nome negativado;
  • Média salarial;
  • Emprego fixo;
  • Tempo de emprego registrado em carteira.

Se a pessoa que pretende adquirir a concessão tem um histórico de não pagar suas dívidas, certamente terá dificuldade para conseguir um bom crédito, ou, até mesmo, não conseguirá obter crédito nenhum.

No caso das empresas, procura-se analisar as finanças do empreendimento, geralmente averiguando o fluxo de caixa e o balanço patrimonial.

Existem também, sistemas que apresentam os créditos que já foram obtidos por pessoas físicas ou jurídicas, como, por exemplo, o Sistema de Informações de Créditos do Banco Central (BC).

A partir dessas análises, a instituição financeira pode aprovar ou não a concessão de crédito que lhe foi solicitada. Muito depende das possibilidades de garantias e retorno.

É importante ressaltar, também, que a concessão no Brasil varia muito de acordo com cenário econômico/político. Ou seja, momentos de crises podem influenciar negativamente a decisão das instituições financeiras.

A importância do processo de Concessão de Crédito

A importância de um rigoroso processo para a aprovação ou não da concessão de crédito se deve para evitar um colapso no sistema financeiro.

O dinheiro que uma instituição empresta para uma empresa ou pessoa física não é necessariamente da própria instituição, ou seja, ele é de outras pessoas que estão guardando ou investindo o dinheiro.

Portanto, se a empresa que tomou o empréstimo se torna inadimplente, a instituição financeira continua com a obrigação de devolver o dinheiro para o titular responsável, quando este solicitar.

Contudo, existe um limite de inadimplência que as instituições financeiras podem aguentar.

Portanto, os critérios para as análises para determinar as concessões de créditos são importantes para diminuir o risco de inadimplência, evitando um crítico problema de liquidez.