Como Viver Mais Rico aos 40 Anos
|

Como Viver Mais Rico aos 40 Anos

Aos 40 anos é hora ajustar seu planejamento e se consolidar financeiramente.

Por
Atualizado em 16/09/2021

Na casa dos 40, geralmente, vive-se o ponto alto da carreira, salário maior, tudo perfeito para viver mais rico. Por outro lado, os gastos com filhos e as responsabilidades em família também aumentam. O que considerar no seu planejamento aos 40 anos?

Quanto mais jovem você começa a realizar seu planejamento financeiro, mais fácil fica para se aposentar milionário.

Por isso, definir metas para alcançar aos 20 anos reúne elementos que favorecem a formação de patrimônio para seus 30 anos.

Na medida em que a idade avança, seus objetivos, carreira, remuneração e despesas mudam. Por isso, é preciso ajustar seu planejamento levando em conta essas variáveis.

Para a maioria, os 40 anos é a faixa de pico de ganhos. 

De acordo com o PayScale, os trabalhadores tendem a ganhar mais dinheiro aos 40 e 50 anos. 

Mas só porque você pode estar ganhando mais dinheiro, isso não significa que você deva gastar tudo. Afinal, faltam apenas algumas décadas para a aposentadoria

Provavelmente, estará no primeiro ou segundo casamento, tem filhos pequenos ou adolescentes, pais idosos e muitas contas para pagar. Ou seja, será necessário muito controle.

Para viver mais rico aos 40 até o final de sua vida, essa é a hora de consolidar sua vida financeira.

Administre seu dinheiro de modo que possa preparar o terreno para sua aposentadoria, mas se permita viajar mais e viver novas experiências

Isso é possível controlando os gastos e investindo de forma adequada.

Veja algumas dicas como viver mais rico na casa dos 40 anos:

Como os Milionários Investem? Conheça os 10 Passos para ser um Investidor de Sucesso”.

Comece a definir metas e planos de aposentadoria 

Com a aposentadoria se tornando uma realidade mais próxima, as pessoas na faixa dos 40 anos devem ter uma visão clara de seus sonhos e objetivos de aposentadoria para não se arrepender depois.

Se você ainda não fez o planejamento para aposentadoria de forma realista e ainda não sabe quanto precisará para financiar este capítulo de sua vida, agora é a hora de fazer isso.

Ainda está em tempo de ajustar os valores para ter uma aposentadoria tranquila, aproveitando seu tempo da melhor forma e sem preocupações.

Caso esteja em dúvida de como fazer para cumprir suas metas, considere sentar-se com um consultor financeiro para ver se você está no caminho certo para se aposentar.

Agora, se chegou aos 40 anos sem nenhum patrimônio, o caminho vai ser mais difícil, mas dá para mudar essa realidade com muito esforço e disciplina.

Maximize sua contribuição para sua aposentadoria

Aos 40 anos você está mais perto de se aposentar. Não importa quais sejam suas metas, busque aproveitar ao máximo seu maior salário para destinar mais dinheiro para sua aposentadoria.

Tente investir pelo menos 20% do seu salário para esse fim.

Sua poupança para a aposentadoria deve estar em primeiro lugar, principalmente se nas décadas anteriores você não economizou o suficiente.

Banner will be placed here

Esteja preparado para o inesperado

Mesmo que tenha trabalhado duro para construir uma estratégia inteligente de economia e investimento, eventos inesperados, como uma doença ou perda de emprego, podem prejudicar seu futuro se você não estiver preparado.

Por isso, certifique-se de ter uma boa reserva de emergência, capaz de cobrir as despesas de sua família.

Além disso, é hora de refazer o teste de perfil de investidor e pensar em proteger seus ativos apostando na diversificação. Afinal, com tantas responsabilidades, você não pode correr riscos desnecessários.

Invista na sua saúde

Ser saudável pode ajudá-lo a viver uma vida mais rica de várias maneiras, inclusive financeiramente. 

Invista na sua saúde para o presente e para o futuro. A recompensa pode ser despesas médicas reduzidas e menos consultas médicas e faltas por doença, além de mais energia para buscar seus objetivos.

Como os Milionários Investem? Conheça os 10 Passos para ser um Investidor de Sucesso”.

Invista em viagens

Isso mesmo. Não há problema em se divertir um pouco com o seu dinheiro.

Se você fez tudo certo, possui um fundo de emergência, manteve o foco em suas economias para a aposentadoria e se consolidou financeiramente, é importante aproveitar essa fase da sua vida.

Uma das melhores maneiras de viver mais rico na casa dos 40 anos é investir em experiências, como viajar com a família.

O maior objetivo em torno do conceito de independência financeira é poder desfrutar dos prazeres da vida sem preocupações financeiras. Isso você alcança trilhando seu caminho desde cedo.

Por isso, ensine seus filhos sobre a importância de administrar bem o dinheiro, economizar e investir.

Baixe grátis o livro digital “Como Investir Começando do Zero” para saber os fundamentos para se tornar um investidor de sucesso.

Para melhorar o rendimento dos seus investimentos, veja como escolher as melhores ações.

O Que Ler Agora...

Mostrar Mais

PUBLICIDADE