Como ser um investidor melhor? Veja 6 dicas de Howard Marks
|

Como ser um investidor melhor? Veja as 6 dicas de Howard Marks

Para o megainvestidor, ser diferente e estar certo são a chave para o sucesso nos investimentos.

Por
Atualizado em 19/02/2021

Sempre estamos em busca de como ser um investidor melhor. Howard Marks tem algumas dicas que ele considera essenciais e que guiam sua carreira de sucesso no mercado financeiro.

Em entrevista da 73ª Conferência Virtual Anual do Instituto CFA, o copresidente da Oaktree Capital Management, Howard Marks, compartilhou um pouco da sua filosofia de investimento.

Ele destacou seis percepções que o ajudaram a ser um investidor melhor e a fazer fortuna na bolsa de valores.

Segundo Marks, dois padrões se destacam: ser diferente e estar certo.

O investimento superior tem que vir de decisões corretas que sejam fora do senso comum. 

Ele complementa dizendo que o investidor deve fugir do que a manada está fazendo por uma razão.

Essas são as 6 coisas que você deve fazer para se tornar um investidor melhor:

1. Veja os movimentos do mercado de forma construtiva

Marks diz que os investidores tendem a olhar para os mercados através das lentes dos ciclos de expansão e retração e prever movimentos futuros com base no passado. 

“O ciclo, em geral”, explicou Marks, “é uma série de oscilações para cima e para baixo em torno de uma linha de tendência central”.

Tal visão convencional, diz ele, carrega conotações que podem influenciar a perspectiva do investidor e criar distorções que ele gosta de evitar. 

“Costumo pensar neles, de forma mais produtiva, como excessos e correções.”

Como os Milionários Investem? Conheça os 10 Passos para ser um Investidor de Sucesso”.

2. Saiba o que você não sabe

Marks destaca a importância da humildade intelectual, “de estar ciente de que há limites para o seu conhecimento”, citando a atual crise financeira como um exemplo claro. 

Uma vez que sua principal causa, uma pandemia de saúde global, não tem precedentes ou paralelos recentes, conhecimentos de investimento e experiência de mercado que podem informar a “resposta” que muitos esperam.

“É tão estúpido para um investidor construir suas conclusões de investimento em torno de sua visão do que a doença detém quando ele não sabe nada sobre ela”, argumenta Marks. 

Você não deve inventar sozinho, deve procurar os especialistas.

3. Insista em uma margem de segurança

A margem de segurança é um conceito chave entre os investidores em valor que procuram títulos subvalorizados. 

“Para qualquer investimento que você considere fazer, avalie o investimento em relação aos fundamentos subjacentes”, aconselha Marks.

Para definir a margem de segurança de um determinado investimento, Marks recomenda que os investidores considerem a empresa, a estabilidade do setor e a previsibilidade subjacente de ambos, bem como a baixa do preço.

O especialista calibra a expressão de sua opinião com base na firmeza das evidências”, disse Marks. 

O investidor deve calibrar sua confiança em seu investimento com base na margem de segurança existente.

Como os Milionários Investem? Conheça os 10 Passos para ser um Investidor de Sucesso”.

4. Saiba quando ser agressivo

A Oaktree tende a ser cautelosa com seus investimentos. “Normalmente, adotamos uma abordagem muito cautelosa em relação às nossas classes de ativos de risco”, disse Marks. 

Uma abordagem cautelosa significa uma carteira de investimentos mais defensiva, com caixa e investimentos de baixo risco.

Para os investidores, a cautela é uma boa estratégia ao lidar com o desconhecido, embora ele admita se tornar agressivo quando ele e sua empresa acreditam ter identificado bons investimentos.

Ou seja, embora seja cauteloso, Marks não têm medo de assumir posições maiores em ativos mais arriscados, construindo uma carteira de investimentos mais agressiva, quando acredita que identificou uma boa oportunidade.

Acho que alternar entre agressivo e defensivo é a maior coisa que um investidor pode fazer, desde que faça de forma adequada.

5. Seja diferente, mas esteja correto

Seguir o mercado não leva a um desempenho superior. Para gerar melhores retornos de investimento, você precisa se separar do rebanho. E você tem que estar certo.

“Se você pensa e se comporta de maneira diferente das outras pessoas – e está mais perto de estar certo do que elas, esse é um ingrediente necessário – então você pode ter um desempenho superior”, disse Marks.

A abordagem pode parecer simples, mas é muito mais difícil na prática. Rejeitar o consenso é um reflexo fácil, mas, ao investir, esse o mercado pode estar certo na maioria das vezes.

Por isso, não basta somente ser “do contra”. É preciso saber o porquê disso e estar certo nessa decisão.

O contrarianismo idiota certamente não é uma estratégia de sucesso.

Como os Milionários Investem? Conheça os 10 Passos para ser um Investidor de Sucesso”.

6. Fique confortável com o desconforto

 “Todo grande investimento começa no desconforto”, afirma Marks. “Se todos os outros não odiassem os investimentos, eles não seriam baratos.”

Os preços dos ativos caem quando ninguém quer comprá-los. 

Portanto, os investimentos com a maior margem de segurança ou a maior lacuna entre seu preço de venda atual e seu valor intrínseco podem ser os mais indesejados. 

Manter ativos indesejados pode ser desconfortável.

O desafio surge quando o desconforto persiste. Uma vez que, as decisões de investimento raramente são validadas no dia em que são feitas. 

“Muitas vezes, isso não funciona por meses, ou talvez anos”, disse Marks.

Enquanto o mundo luta com a pandemia global e a crise financeira associada, Marks acredita que a incerteza e o desconforto serão os principais componentes dos mercados financeiros no futuro previsível. 

“Isso acontecerá nos próximos trimestres, se não anos”, disse Marks.

Segredo da Riqueza

O Que Ler Agora...

Mostrar Mais

PUBLICIDADE