Hoje, na editoria Data Investing, vamos garimpar small caps com o uso da ferramenta de análise.

Para quem não sabe o que são small caps, o termo se refere a empresas com baixo valor de mercado.

Não há um consenso do valor exato que delimita o que é uma small cap, podendo esse valor variar de acordo com quem está fazendo a análise. 

Aqui vamos delimitar isso em empresas com até R$ 3 bilhões de valor de mercado.

Para você ter uma ideia da ordem de grandeza disso, o valor de mercado da Petrobras (PETR4) é de cerca de R$ 480 bilhões.

Isso significa que aqui estamos falando de empresas que não representam nem 1% do tamanho dela em termos de valor de mercado.

E por que selecionar ações de small caps para investir?

Por serem empresas de porte menor, elas também possuem uma via de crescimento maior do que empresas mais consolidadas.

Em termos percentuais há muito mais potencial de valorização nesses papéis.

Para o investidor, é uma oportunidade de ganhos potenciais acima da média.

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E que fique claro, há maior risco de insucesso aqui também, justamente por estarmos falando de empresas menores.

Por isso, vale uma análise criteriosa.

Para isso, decidimos arbitrariamente dividir o estudo em 4 etapas.

A primeira etapa é a mais simples, que é de filtragem das empresas small caps listadas na bolsa de valores.

De todos os 942 ativos compreendidos na ferramenta, 238 se encaixam na classificação de small cap.

Isto é, com um valor de mercado abaixo de R$ 3 bilhões, como estabelecemos anteriormente.

Lembrando que, para sua análise de ações, você pode ser mais flexível ou mais restritivo do que isso.

A segunda etapa do estudo é um filtro de liquidez dos papéis negociados.

Aqui vamos ficar com papéis que, nos últimos 21 pregões, tenham negociado, em média, mais do que R$ 300 mil por dia.

Veja que não fomos muito rigorosos aqui, até porque estamos falando de small caps, que, por terem porte menor, também negociam menos.

Das 238 empresas que haviam ficado na lista, 117 atenderam a esse critério.

Na terceira etapa optamos por pegar empresas que estejam crescendo.

E como definimos esse crescimento? Simples. Arbitramos que ficaríamos somente com empresas que tiveram crescimento de receitas nos últimos 3 anos.

A taxa mínima exigida foi de um crescimento anual médio de, no mínimo, 5% ao ano.

Usamos receitas ao invés de lucros porque nem toda empresa que lucra está crescendo e nem toda empresa que está crescendo lucra.

Quando olhamos para small caps, talvez seja mais interessante olhar para o crescimento das receitas do que para os lucros, ao menos em um primeiro momento.

Assim, das 117 empresas que haviam sobrado na nossa lista, 45 atendem a esse critério de crescimento.

Por fim, dentre as 45 empresas, o ideal é fazermos um filtro de qualidade, para ficar somente com boas empresas.

Para isso, utilizamos o nosso indicador único, que é o GI Score.
Para quem não sabe, o GI Score responde a seguinte pergunta: de 0 a 100, o quão boa é a empresa em questão?

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O GI Score leva em conta 6 critérios quantitativos para avaliar a qualidade da empresa e calcular um indicador que varia de 0 a 100. São eles:

Para sermos criteriosos, escolhemos ficar com empresas com um GI Score acima de 70 pontos.

Ao final do estudo, chegamos a 16 ativos que se enquadraram dentro dos critérios pré-estabelecidos, conforme você pode ver na imagem abaixo. 

Lista de ações de Small Caps selecionadas
Lista de ações de Small Caps selecionadas. Fonte: GuiaInvest Pro.

Lembrando que esse painel é dinâmico, então essa lista pode variar conforme os preços oscilam e os fundamentos das empresas mudam.

Todos os dias podem entrar e sair novas ações desse estudo.

Por isso, não entenda isso como uma recomendação, assim como já falamos nas editorias das últimas semanas.

E lembrando que esse é apenas 1 entre infinitos estudos possíveis que você pode fazer no Stock Guide da ferramenta do GuiaInvest.

Você escolhe os indicadores a serem levados em conta e você escolhe os parâmetros mais adequados para cada indicador.

Quer saber mais sobre a ferramenta? Aqui temos uma vídeo-demonstração em vídeo com orientações práticas de uso.