Como Seguir Seu Planejamento Financeiro em Momentos de Crise
|

Como Seguir Seu Planejamento Financeiro em Momentos de Crise

Saiba como seguir um planejamento financeiro mesmo em momentos de crise econômica, quando o futuro ainda é incerto.

Por
Atualizado em 21/01/2021

O trajeto rumo à independência financeira pode ser repleto de imprevistos, como uma crise econômica, mas você deve seguir seu planejamento financeiro para atingir suas metas financeiras.

Por isso, é essencial que você esteja preparado para manter suas finanças pessoais nos trilhos certos mesmo em situações financeiras desfavoráveis.

Considerando o contexto de crise causado pela pandemia, o site CNBC Make It revelou conselhos de especialistas financeiros sobre como atingir sucesso financeiro nesses momentos.

Como os Milionários Investem? Conheça os 10 Passos para ser um Investidor de Sucesso”.

Então, você está pronto para saber como seguir um planejamento financeiro mesmo em momentos de crise?

Leia até o final e descubra como se preparar para alcançar suas metas financeiras quando o futuro ainda é incerto.

Como Lidar com A Perda de Receita

Durante esses momentos financeiramente complicados, é importante saber como lidar com a perda de receita.

“Saber que você não está sozinho nesses desafios pode ser reconfortante e também encorajador”, segundo April Schneider, chefe de produtos de consumo e pequenas empresas do Bank of America.

“Não há dúvida de que o ambiente atual interrompeu muitos planos e cronogramas financeiros – e a melhor coisa que podemos fazer é reconhecer essa realidade e nos ajustar”, diz Schneider.

Na verdade, Schneider diz que não apenas é possível fazer planos financeiros agora, mas as melhores estratégias para seguir em frente são todas sobre acertar os fundamentos do planejamento financeiro.

Só nos EUA, dezenas de milhões de pessoas foram dispensadas ou sofreram cortes em suas horas de trabalho durante a pandemia.

Se você recentemente sofreu algum desses contratempos, há muitas funções após uma perda de emprego ou corte de salário que podem ajudá-lo a encontrar seu equilíbrio financeiro.

De acordo com Schneider, “sempre incentivo as pessoas a obterem o máximo de informações possível o mais rápido possível para reduzir ou aliviar o estresse”.

Dependendo de onde você mora e trabalha, é possível receber o pagamento por férias acumuladas e dias de licença médica não utilizados.

Se você foi despedido, pergunte ao seu empregador como você receberá seu último pagamento.

Isso também é verdade se você recebeu um corte de pagamento ou teve suas horas reduzidas.

Se você está preocupado em pagar as contas, o trabalho de meio período ou de freelancer pode ajudá-lo a preencher essa lacuna criando uma renda complementar.

Metade da geração Y e cerca de 46% da geração com idades entre 18 e 23 atualmente tem algum tipo de atividade extra, de acordo com uma pesquisa recente da LendingTree.

Para encontrar um trabalho de freelancer que funcione para você, pense no que você faz bem, diz Schneider.

Talvez seja fotografia, redação, tutoria, culinária ou falar uma língua estrangeira. Pergunte-se: você pode ser pago por usar essas habilidades?

“O mundo virtual de hoje criou ainda mais oportunidades para alavancar habilidades que antes considerava um hobby de maneiras novas e lucrativas”, diz Schneider.

Mas tenha em mente que, como profissional liberal, você precisará aprender como fazer movimentos financeiros inteligentes, incluindo a preparação para pagar impostos e observar os lucros.

Aproveite para aprender perícias de criação de riqueza em tempos de crise.

Segredo da Riqueza

Como Se Preparar para Metas Financeiras

Para não comprometer o seu planejamento financeiro em ocasiões de crise, se preocupe em como se preparar para atingir metas financeiras.

Mesmo que você não tenha sofrido nenhuma consequência financeira direta com a pandemia até agora, pode se sentir inseguro sobre como planejar o futuro agora.

Use esse momento para dar um passo para trás e recalibrar suas metas financeiras, de curto e longo prazo, para descobrir as mudanças que precisam ser feitas.

Se você não souber por onde começar, Schneider recomenda o uso de uma “árvore de decisão”.

Em uma “árvore de decisão”, você expõe todas as suas opções, além dos prós, contras e custos associados a cada uma.

“É uma ótima ferramenta para ajudá-lo a planejar seus objetivos de curto e longo prazo e identificar a melhor combinação de etapas para alcançá-los”, diz Schneider.

Pode ser útil se você estiver lidando com os custos da educação remota ou híbrida de seu filho, cuidados infantis, seu orçamento doméstico e sua própria carreira de uma vez.

Lembre-se: seus objetivos não precisam ser gravados em pedra, especialmente em momentos como estes, diz Schneider.

Mas identificar suas prioridades antes de começar a planejar um orçamento ajudará.

Saber que você deseja sair das dívidas pode facilitar o corte de gastos, por exemplo.

Depois de recalibrar suas metas financeiras, defina seus objetivos de economia específicos e ajuste suas despesas de acordo.

Prezar por ser rico gastando menos do que recebe é essencial.

Você quer ter certeza de reservar o suficiente a cada mês para atingir seus objetivos

Também é importante acompanhar seu progresso.

Reserve tempo em sua rotina diária ou semanal para verificar suas metas financeiras, diz Schneider.

Também pode ajudar a comemorar as pequenas vitórias, ao mesmo tempo que mantém os olhos no quadro geral, acrescenta ela. 

Segundo Schneider, passando por um revés financeiro ou apenas por um momento de incertezas, um dos maiores erros que você pode cometer agora é simplesmente não pensar nisso.

“É muito importante estabelecer as bases com ações como criar um orçamento, avaliar necessidades e desejos e avaliar sua dívida para determinar a estratégia de pagamento certa”, diz Schneider.

“Todas essas coisas se somam e podem, coletivamente, ter um grande impacto em sua situação financeira.” 

Para ajudar você a começar a investir rumo à independência financeira, baixe uma cópia gratuita do livro digital “Como Começar a Investir do Zero”.

Dicas sobre Liberdade Financeira

O Que Ler Agora...

Mostrar Mais

PUBLICIDADE