Saber avaliar se seus investimentos estão no caminho certo e se os ativos continuam bons ou não é fundamental para não perder dinheiro nem oportunidades no mercado financeiro.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Ao investir não basta escolher uma aplicação, alocar os recursos e esquecer. 

Para evitar perdas e potencializar os resultados, é preciso acompanhar os investimentos regularmente e verificar se a escolha feita lá atrás permanece vantajosa ou se o seu bom momento já passou.

É comum os investidores terem dificuldades e dúvidas ao avaliar seus investimentos.

Será que os ativos escolhidos estão trazendo resultados suficientemente bons? 

Qual a hora certa de entrar e sair de um ativo?

Na teoria, a resposta parece simples. 

"Compre uma ação quando ela está barata, venda quando ela está cara".

Mas a realidade é mais complicada do que isso.

O investidor pode errar na avaliação de que a empresa estava barata e o papel cair.

Quando a ação sobe, pode vender cedo demais ou demorar demais para embolsar o lucro.

Outros fatores também estão envolvidos, como seu objetivo financeiro, perfil de risco, alternativas de investimento, perspectivas futuras, entre outros.

Como saber então se os ativos continuam bons ou não e se é a hora de rebalancear a carteira?

Se você não tem tempo para acompanhar os investimentos no dia-a-dia ou se sente inseguro de decidir sozinho, ter alguém de confiança para alertar sobre novas oportunidades e sobre o andamento de suas posições pode te ajudar a conquistar resultados muito melhores do que o esperado.

O consultor de investimentos é o profissional ideal para te acompanhar durante sua trajetória, desde o planejamento financeiro, recomendação de ativos até o rebalanceamento da carteira para você alcançar seus objetivos com mais segurança e rentabilidade.

A decisão final ainda é sua, mas para ter base, você recebe um relatório periódico sobre o andamento da carteira com sugestões para manter sempre bons investimentos.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Seus objetivos estão sendo atingidos?

Para saber se você está investindo certo e seus ativos continuam bons, a primeira coisa é ver se seus objetivos estão sendo atingidos ou estão caminhando para isso.

Não tem um objetivo definido? Isso já é um sinal de que há algo errado no seu planejamento e que pode impactar nos seus resultados.

Antes de investir é importante definir claramente quais são os objetivos e qual será a estratégia de investimento para alcançá-los.

Assumindo que seus objetivos estejam bem definidos, podemos saber se os ativos continuam bons ou não pelo lado do retorno e pelo lado do risco.

Como estão os retornos dos investimentos?

Investimos para ter mais dinheiro ou, no mínimo, nos defendermos da inflação.

Para identificar os ativos mais vantajosos para investir ou atualizar a carteira de investimentos, temos alguns indicadores.

Na renda fixa, o CDI serve como referência para diversos investimentos.

Na renda variável, o Ibovespa é o principal índice de ações da bolsa brasileira. Temos ainda diferentes indicadores da análise fundamentalista.

Veja alguns múltiplos financeiros para saber se as ações continuam boas ou não:

1 - Balanço financeiro

Quando você adquire uma ação, compra uma pequena participação naquela empresa. 

Assim, nada mais natural que acompanhar as divulgações financeiras da companhia para saber como ela está se saindo.

Os balanços de companhias de capital aberto são públicos, conforme norma vigente, e são a principal fonte de dados para fazer uma análise fundamentalista da empresa e sua ação.

Ao fazer o acompanhamento trimestralmente, poderá ver como estão os fundamentos das empresas e seu desempenho operacional e financeiro.

Mostrar resultados é primordial, mas isso não quer dizer que ao ter um trimestre a empresa está fadada ao fracasso e que as ações devem ser vendidas imediatamente.

É preciso de uma sequência de trimestres negativos em relação ao trimestre anterior e aos seus pares, ver como está o desempenho do setor, se passou por reestruturações, entre outras. 

Se não houver uma razão que justifique a estagnação ou os maus resultados, a companhia pode estar em um final de ciclo e as ações tendem a se desvalorizar. 

2 - Desempenho do setor

Para analisar se uma empresa está entregando um desempenho realmente acima da média, é preciso levar em consideração o setor em que ela está inserida e o ciclo econômico.

Se todo o setor caiu 30% e a empresa em questão caiu 10%, ela está performando melhor que as concorrentes.

No caso dos ciclos econômicos, é esperado que determinados setores vão performar melhor em períodos de crescimento da economia e sofram em períodos de recessão.

Veja se o setor tem futuro ou não e quais as perspectivas para a economia a qual a empresa está exposta.

Enquanto uma varejista é dependente da atividade doméstica, uma exportadora acompanha mais de perto a economia do exterior.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

3 - Preço justo

Quando se compra uma ação, normalmente é feito um estudo para ter uma ideia do seu 'preço justo'.

Se o valor que você considera que a empresa vale for R$ 10 por ação e na bolsa ela estiver R$ 7, é hora de comprar porque, se a análise estiver certa, a empresa tem um potencial de valorização e você ganha dinheiro. 

O mesmo vale para identificar o momento da venda. 

Quando a ação alcança o preço almejado no momento da compra, é hora reavaliar o investimento para entender se o ativo ainda continua bom e guarda algum potencial de valorização ou é melhor vender.

Veja que não é porque ele chegou ao preço justo estipulado na hora da compra que você deve vender. Faça primeiro uma nova análise, pois o valuation pode ter mudado.

4 - Múltiplos e indicadores

A análise fundamentalista fornece ainda algumas "fórmulas" que podem ajudar o investidor a identificar oportunidades de compra ou de venda.

Os principais são: 

Os riscos estão controlados?

Outra forma de saber se sua carteira está boa é pelo lado do risco.

Sua carteira está diversificada adequadamente?

Você está tranquilo e dormindo em paz com os investimentos que tem?

Se sim, isso significa que está no caminho certo. Caso contrário é hora de parar e rever as estratégias, fazer um novo teste de perfil de investidor e um novo planejamento.

Por que é difícil?

Como você viu, há diversos fatores e indicadores aos quais você precisa se manter atento para direcionar da melhor forma seus investimentos. 

Conforme você amadurece o entendimento do mercado financeiro e conhece suas peculiaridades, saberá como usar essas ferramentas para o sucesso de seus investimentos.

Embora o processo de determinar se os ativos continuam bons pareça simples, muitos investidores têm dificuldade de fazer isso.

O problema maior ocorre nos momentos de virada do mercado, seja de alta ou de baixa.

Na baixa do mercado, quando a bolsa de valores cai e junto com ela as ações, seria a hora de comprar mais ações por um preço mais barato para recompor a alocação ideal. 

No entanto, muita gente entra em pânico e desiste de comprar mais ações ou acaba vendendo com medo de perder mais.

Ao mesmo tempo, a situação oposta também é desafiadora. 

A ganância de ganhar mais faz com que muitos não saiam a tempo de ativos que subiram bastante ou a ansiedade faz com que se desfaçam antes de realizar um bom lucro.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Para saber a hora certa de comprar e de vender, casas de análise (research) oferecem serviços para facilitar a análise de ativos e investimentos.

A praticidade oferecida por essas empresas ajudam seus clientes a não perderem tempo ao realizar pesquisas aprofundadas sobre os ativos do mercado e alcançarem os melhores resultados. 

Temos no GuiaInvest nossas carteiras recomendadas, onde os analistas indicam para os clientes quais as melhores opções disponíveis. 

Embora seja uma ótima porta de entrada, alguns clientes querem mais. Algo mais personalizado e exclusivo, que você encontra na consultoria de investimentos GI Wealth.

Consultoria personalizada

Com o plano de consultoria Guiainvest Wealth você economiza tempo e dinheiro ao contar com o suporte de profissionais com anos de experiência no mercado financeiro para construir a melhor estratégia para seu perfil de investidor e objetivos financeiros.

Um grande diferencial é que somos a única consultoria que oferece, hoje, gratuitamente à seus clientes um acesso completo à uma research.

Ou seja, com o Guiainvest Wealth, além de toda a consultoria, você terá acesso a todas as carteiras recomendadas do GuiaInvest, ferramentas e treinamentos.

O resultado é um portfólio mais rentável e com menor risco por conta da gestão personalizada e sem conflito de interesses.

O foco principal da consultoria do Guiainvest é o resultado dos seus investimentos.

Agende uma consulta!

Informe o DDD + 9 dígitos