Quase todos (se não todos) os bilionários e pessoas de sucesso fracassaram inúmeras vezes antes de suas principais vitórias. A grande diferença é que elas souberam reestruturar o fracasso.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Embora um recorde completo de vitórias nos faça sentir confortáveis ​​e seguros, constantemente iremos nos deparar com problemas e está tudo bem não ganhar sempre.

O fracasso e erros também trazem benefícios. Basta mudar sua mentalidade financeira e encarar o fracasso como um caminho para o sucesso.

Assim como disse Henry Ford, "o fracasso é a oportunidade de recomeçar de um jeito mais inteligente”.

Jeff Bezos é um exemplo disso. O bilionário já falou o quanto aprendeu e continua aprendendo com os fracassos e percalços no caminho.

Sabendo que falhar é importante, a psicóloga Jenny Wang contou para a CNBC como reestruturar o fracasso e alcançar o sucesso no mercado financeiro.

Como os Milionários Investem? Baixe Grátis o Livro Digital "Onde Investir R$ 1 milhão".

Por que falhar é tão importante

Nos últimos anos, psicólogos renomados têm nos pedido para questionar como pensamos sobre o fracasso, especialmente quando se trata de liderança, ensino e saúde mental.

Uma pesquisa atual sugere que podemos abordar o fracasso com diferentes mentalidades, especificamente uma “mentalidade de crescimento” ou “mentalidade fixa”:

  • Uma mentalidade fixa mantém a crença de que todos nós possuímos habilidades e talentos específicos, e que não importa quanto esforço apliquemos, não podemos mudar esse potencial. Manter essa mentalidade significa que qualquer luta ou fracasso é atribuído à incapacidade de crescimento.
  • Uma mentalidade de crescimento sustenta a crença de que todos nós temos um potencial ilimitado de crescimento e evolução. Faz o simples ato de tentar o suficiente para levar as coisas adiante. O fracasso é simplesmente um pitstop onde você reabastece sua jornada e redireciona sua abordagem.

A maneira como você interpreta o fracasso determina se você continua ou não aparecendo e fazendo o trabalho, ou se você fecha e desiste. 

Também afeta os riscos e oportunidades que podemos assumir para alcançar o sucesso. 

Se você acredita que não há oportunidades ou recursos suficientes para você, correr um risco ou cometer um erro pode parecer uma grande decepção.

Como reformular o fracasso

As pessoas mais bem-sucedidas reformulam o fracasso enfrentando sua vergonha, reconhecendo como isso afeta uma mentalidade fixa baseada no medo e trabalhando para desenvolver uma mentalidade de crescimento.

Experimente você mesmo: pense em uma situação atual na qual você acredita ter falhado e, em seguida, siga as quatro etapas abaixo:

1. Enfrente sua vergonha

Pergunte a si mesmo como esse fracasso teceu histórias de vergonha em sua identidade. Reafirma uma crença negativa que você tem sobre si mesmo?

Se você não contou a ninguém sobre essa experiência de vergonha, considere falar sobre isso com alguém em quem você confia e que faça você se sentir seguro.

Se você já compartilhou sua história com um ouvinte compassivo, lembre-se de como se sentiu ao falar sua vergonha em voz alta e considere de que vergonha ou constrangimento a conversa o liberou. 

2. Reformule a falha 

Faça a si mesmo estas perguntas: 

  1. Como você pode reformular esse fracasso à luz de uma mentalidade de crescimento?
  2. De que maneiras você é tentado a se concentrar em uma mentalidade fixa para essa experiência?
  3. A mentalidade fixa é útil para movê-lo em direção aos seus objetivos?
  4. O que é possível se você se concentrar em como esse fracasso o ajudou?

3. Observe a beleza de tentar

Divida seu objetivo em etapas pequenas, alcançáveis ​​e tangíveis. Você notou uma faísca em seu objetivo – curiosidade, entusiasmo ou interesse que pode abastecê-lo, em vez de ser abastecido pelo medo do fracasso? Nomeie a faísca. 

Ao embarcar em ação para superar o fracasso, por que tipo de energia você é motivado?

Reserve um tempo para avaliar o que aconteceu depois que você realizou sua primeira ação pequena e tangível. Que tipo de feedback você recebeu? Abrace o feedback como um presente e não como uma crítica ao seu valor e valor.

4. Repita

Use este exercício sempre que precisar processar uma falha ou um revés. Quanto mais você fizer isso, mais fluidos serão seus encontros com o fracasso.

Lembre-se, o fracasso pode ser uma ferramenta para ajudar a aprimorar suas habilidades, entender seus obstáculos e perceber que você tem dentro de si mesmo para se levantar e continuar empurrando.

Fonte: CNBC

Como os Milionários Investem? Baixe Grátis o Livro Digital "Onde Investir R$ 1 milhão".

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.