Como Obter Bons Retornos em Qualquer Momento do Mercado
|

Como Investir para Obter Bons Retornos em Qualquer Momento do Mercado

Veja seis estratégias para investir em qualquer mercado sem preocupações.

Por
Atualizado em 14/09/2021

Se você deseja obter bons retornos em seus investimentos, existem algumas estratégias para investir com sabedoria em qualquer momento do mercado.

Quem investe na bolsa de valores sabe que diferentes fatores causam picos de volatilidade no mercado no curto prazo.

Se você não tiver uma estratégia bem definida, estas oscilações podem trazer apreensões e fazer com que cometa erros que custam caro.

É importante lembrar que o mercado vai subir e descer várias vezes durante a sua vida e a forma que você lida com isso é determinante para seu retorno financeiro.

Veja seis estratégias que você pode seguir em tempos calmos e voláteis para se sair bem nos seus investimentos em ações: 

Como os Milionários Investem? Conheça os 10 Passos para ser um Investidor de Sucesso”.

1. Tenha metas e estratégias claras

A incerteza e a falta de controle sobre os investimentos faz com que você cometa erros bobos e tome decisões irracionais.

Por isso, a primeira coisa para obter bons retornos é saber sua tolerância ao risco e quais investimentos são mais adequados ao seu perfil de investidor.

Faça o teste de perfil de investidor online e descubra.

Em seguida, determine suas metas e objetivos financeiros

Para que está investindo? Qual o prazo que deseja resgatar o investimento?

Depois, defina uma estratégia de investimento que te aproxime desses objetivos.

Entenda os tipos de ações que você deseja comprar, como irá avaliar o desempenho e os motivos pelos quais deseja vender, sempre com base nos fundamentos da empresa, não no que acontece no mercado.

Isso tudo te dará mais ‘certeza’ e ‘controle’ para investir e permanecer investido mesmo em tempos de volatilidade do mercado.

2. Tenha um portfólio equilibrado

Para obter bons retornos em qualquer momento do mercado, certifique-se de ter um portfólio diversificado. 

Isso significa ter uma combinação ideal de diferentes ativos, como ações, fundos imobiliários, renda fixa que funcionam para você e seus objetivos.

Além disso, é preciso diversificar dentro da própria classe de ativos.

Seu portfólio de ações, por exemplo, deve conter papéis de setores descorrelacionados.

Dessa forma, será capaz de reduzir os riscos e equilibrar os retornos em qualquer que seja o momento do mercado.

Banner will be placed here

3. Pense a longo prazo e espere

Esqueça as negociações de curto prazo.

Para obter bons retornos no mercado de ações, a melhor maneira é investir em ações de boas empresas com foco no longo prazo.

Essa é a estratégia de investimento de grandes investidores de sucesso, como o CEO da Berkshire Hathaway, Warren Buffett

Uma das lições do megainvestidor é saber esperar. Como ele diz, se alguém está sentado na sombra hoje, é porque alguém plantou uma árvore muito tempo atrás.

O livro “Investindo em ações no longo prazo” mostra como o mercado acionário se comporta ao longo dos anos e revela que o investimento em ações é o melhor deles.

4. Faça do investimento um hábito

Pense em investir como um hábito, semelhante a fazer ioga ou correr um certo número de dias por semana e invista regularmente seguindo seus princípios e objetivos.

Trate seus investimentos como uma experiência pessoal, um bem que está fazendo para seu futuro e o futuro de sua família.

Por mais que não possa controlar o que está acontecendo no mercado, você tem controle das escolhas que faz.

Como os Milionários Investem? Conheça os 10 Passos para ser um Investidor de Sucesso”.

5. Economize 10% de sua renda

O que você pode controlar também é o quanto economiza para investir e reserva para emergências e aposentadoria.

Idealmente, você deve economizar 5% ou 10% de sua renda a cada ano. Para desempenhos melhores, aumente sua taxa de poupança e reserve 15%, 20%, se puder.

6. Invista em seus valores

Ao avaliar quais empresas comprar, pense em seus valores.

A lenda da NBA, Shaquille O’nel, relembrou um conselho que recebeu de Jeff Bezos quando começou a investir: “Invista em coisas que vão mudar a vida das pessoas.”

Escolha empresas que estão fazendo coisas maravilhosas no mundo e que você realmente deseja apoiar com seu dinheiro. Então invista nessas empresas a preços excelentes.

As empresas que têm um propósito mais forte do que simplesmente ganhar dinheiro, tendem a se sair melhor no geral no longo prazo.

Quer encontrar empresas maravilhosas com ótima administração, com fortes vantagens competitivas e a um bom preço? Encontre as melhores ações com apenas um clique.

Onde Investir na Bolsa? Baixe a Lista de 3 Ações para Investir Agora”.

Dicas sobre Liberdade Financeira

O Que Ler Agora...

Mostrar Mais

PUBLICIDADE