Como Não Perder Dinheiro com Ações na Bolsa de Valores
SIMULE AGORA
| ,

Como Não Perder Dinheiro com Ações na Bolsa de Valores

Entenda como não perder dinheiro na bolsa de valores investindo em ações a longo prazo.

Por
Atualizado em 28/06/2021

Investir em ações a longo prazo é um meio poderoso para ter ganho de capital, mas para isso acontecer é preciso saber como não perder dinheiro na bolsa de valores.

As trajetórias dos grandes investidores de sucesso apontam para os pilares da independência financeira, com disciplina e paciência.

Historicamente, alongar o tempo de investimento tem sido uma excelente estratégia para reduzir o risco de perder dinheiro com ações.⁠

Já na contramão disso, os piores erros de investidores na bolsa de valores estão ligados à busca pelo caminho mais rápido, que geralmente resulta no insucesso.

Onde Investir na Bolsa? Baixe a Lista de 3 Ações para Investir Agora”.

Então, você está pronto para saber como não perder dinheiro na bolsa de valores?

Leia até o final e entenda a importância de comprar ações a longo prazo para ter os melhores retornos financeiros.

Chance de Perder Dinheiro com Ações

Um estudo feito pela Bloomberg, com base em retornos totais do S&P 500 de 1929 até 2020, revelou aos investidores quais são as chances de perder dinheiro com ações ao longo do tempo.

Confira abaixo as probabilidades de ter retornos negativos ao investir em uma ação, de acordo com o tempo de investimento.

Tempo com as açõesChance de Perder Dinheiro
1 dia46%
1 mês38%
3 meses33%
1 ano26%
3 anos15%
5 anos11%
10 anos5%
Banner will be placed here

Como Não Perder Dinheiro na Bolsa de Valores

Além de conhecer as probabilidades de ter retornos negativos com ações, também é essencial saber ao que você deve estar atento para não perder dinheiro na bolsa de valores.

Apesar de não existir uma fórmula infalível de ganhar dinheiro, existem aspectos obrigatórios a serem analisados antes de começar a investir em ações.

É fundamental entender os riscos que existem no mercado acionário para que você possa buscar as melhores oportunidades de rentabilizar seu dinheiro.

Por isso, para não perder dinheiro na bolsa, você deve saber a importância de se analisar três fatores:

  • Tempo;
  • Tolerância ao risco;
  • Tese de investimento.

Para entender melhor como esses aspectos podem afetar o dinheiro investido, leia as explicações abaixo.

Tempo de investimento

Assim como apontou o estudo, as principais estratégias de sucesso estão relacionadas ao período de investimento nas ações.

No curto prazo, a bolsa de valores oscila muito por conta da volatilidade causada por especulação, por isso, muitas pessoas perdem dinheiro ao fazer day trade.

Já no longo prazo, as cotações das ações se valorizam seguindo os fundamentos de cada empresa, refletindo os resultados financeiros e os retornos para acionistas.

O investidor mais rico de todos os tempos, Warren Buffett, defende a compra de ativos de qualidade para serem mantidos por longo prazo, seguindo a estratégia Buy and Hold.

No Brasil, o megainvestidor Luiz Barsi Filho também é reconhecido por enriquecer na bolsa de valores com investimentos de anos. 

Portanto, os riscos de perder dinheiro ao investir no longo prazo tendem a ser menores do que nos períodos mais curtos de tempo.

Onde Investir na Bolsa? Baixe a Lista de 3 Ações para Investir Agora”.

Risco de investimento

No mundo dos investimentos, o risco está relacionado com a incerteza de retorno financeiro, podendo resultar em retorno abaixo do esperado, nenhum retorno ou até a perda do dinheiro investido.

Apesar de todos os tipos de investimentos apresentarem algum grau de risco, os ativos de renda fixa são conhecidos por oferecerem maior segurança.

Enquanto a renda variável está sujeita a maiores riscos, mas também possibilita ganhos maiores.

Como cada classe de ativo possui suas particularidades, é  importante que você conheça os elementos do tripé de investimentos:

  • Risco;
  • Rentabilidade;
  • Liquidez.

A escolha dos investimentos mais adequados para você depende do seu perfil de investidor.

Realizando o seu teste de perfil de investidor, você poderá fazer escolhas mais conscientes de acordo com sua tolerância ao risco.

Tese de investimento

Já a tese de investimento está relacionada ao seu entendimento de mercado e à análise fundamentalista de ações que apresentam oportunidade de valorização futura.

Normalmente uma tese é fundamentada em múltiplos indicadores da empresa que apontam que a sua cotação atual está abaixo do valor justo da ação.

Com base nessas informações e na análise de competência da gestão da empresa, você pode avaliar que há uma excelente oportunidade.

Ter clareza dos fatores que apontam para a compra da ação hoje é essencial para você não perder dinheiro vendendo o ativo no impulso durante uma queda de preço, por exemplo

No momento em que o mercado estiver em baixa, é preciso revisar a motivação da compra detalhadamente e reforçar sua convicção na sua tese de investimento.

Se os fundamentos continuarem indicando que esse é um bom investimento, talvez seja hora até de comprar mais ações para longo prazo.

Onde Investir na Bolsa? Baixe a Lista de 3 Ações para Investir Agora”.

Como Pensar no Longo Prazo

O que mais impede as pessoas de investir no longo prazo é a falta de organização financeira.

Como os investimentos de longo prazo exigem um bom planejamento financeiro pessoal  e metas específicas, muitas pessoas perdem tempo que poderiam estar rentabilizando seu dinheiro.

Como o investimento será aplicado por um longo período de tempo, você precisa colocar suas finanças pessoais em ordem, sem expor o dinheiro que pode ser necessário no curto prazo.

Para praticar a cultura de longo prazo, também é importante não parar de fazer coisas que lhe dão prazer imediato.

Idealmente, você deve ter um plano financeiro que equilibre seu bem-estar atual com seus objetivos futuros.

Portanto, o primeiro passo para começar é saber quais são as suas prioridades de vida e classificá-las de acordo com a relevância e a demanda de tempo.

A partir disso, você poderá transformar seus sonhos financeiros em planos que podem ser realizados.

E se você já sabe a importância de rentabilizar seu patrimônio através da bolsa de valores, baixe aqui o relatório das melhores ações para investir hoje.

Análise de Ações

O Que Ler Agora...

Mostrar Mais

PUBLICIDADE