Como Manter a Calma Quando os Mercados estão Turbulentos
| ,

Como Manter a Calma Quando os Mercados estão Turbulentos

Os mercados têm um histórico de recompensar investidores pacientes e disciplinados.

Por
Atualizado em 05/10/2021

Ver a oscilação das ações no curto prazo pode não ser fácil, mas manter a calma quando os mercados estão turbulentos é crucial para que evite perdas e aproveite oportunidades.

Muitos investidores entraram em pânico quando o Ibovespa desabou para os 63 mil, a menor pontuação desde 2017, em meio ao pânico da Covid-19 em março de 2020.

Na mesma época o lendário investidor Warren Buffett repetiu sua visão de longa data sobre o investimento: 

“Você não compra ou vende seu negócio com base nas manchetes de hoje”, disse Buffett à CNBC.

Permanecer investido durante tempos de volatilidade é uma atitude inteligente, mas ter o emocional para fazer isso não é fácil.

Uma ‘liquidação’ no mercado de ações não significa que você precisa seguir a manada e vender.

Dados históricos mostram que os mercados já passaram por outras crises e se recuperaram.

Ou seja, mesmo passando por momentos de turbulências, o investimento no longo prazo gerou resultados positivos.

É por isso que pode ser inteligente resistir ao impulso de vender durante os períodos em que o mercado e os preços das ações estão caindo. 

A venda em pânico apenas bloqueia suas perdas momentâneas, mas tirar dinheiro de seus investimentos durante uma queda significa perder o lado positivo quando o mercado se recuperar.

Por isso é importante ter uma estratégia de longo prazo que possa resistir às mudanças. Lembre-se que as ações pertencem ao seu futuro, não a quem você é hoje.

Veja como manter a calma e não perder seus objetivos de vista em momentos de baixas no mercado.

Como os Milionários Investem? Conheça os 10 Passos para ser um Investidor de Sucesso”.

Concentre-se no caminho de ‘ficar rico lentamente’

“O caminho de ‘ficar rico lentamente’ ainda é o caminho certo para a maioria das pessoas”, disse Ben Carlson, autor do livro “A Wealth of Common Sense“, “Uma riqueza do senso comum: por que a simplicidade supera a complexidade em qualquer plano de investimento”, em tradução livre, à CNBC.

“As pessoas gastam mais tempo bagunçando seus investimentos, brincando, se movimentando e potencialmente negociando em excesso”, disse.

Sem o peso do desempenho de curto prazo, os investidores individuais têm a vantagem de focar na visão de longo prazo.

Para isso, devem se concentrar em investir em ações de boas empresas, as quais têm a capacidade de gerarem bons resultados e se recuperarem dos momentos de crise.

Ter sucesso no mercado de ações não requer ser um especialista. Com estratégias simples é possível obter ótimos retornos.

No livro Fique Rico Investindo de Maneira Simples você encontra um caminho descomplicado para transformar sua vida de investidor.

Foque no que pode controlar

Se você simplesmente não consegue tirar os olhos das notícias e controlar sua ansiedade financeira, mantenha seus objetivos de longo prazo em mente.

Fique focado no seu plano de investimento e no que você pode controlar, que é seu próprio comportamento, tendências e instintos.

Talvez a melhor coisa que você possa fazer para não ficar acordado a noite toda se preocupando com seu portfólio, é começar a pensar em como canalizar suas reações para uma direção mais positiva. 

Lembre-se de que as quedas fazem parte do ciclo do mercado e podem ser uma oportunidade de comprar e aproveitar a média de custo, por exemplo.

Tenha consciência de que os piores instintos virão e não se deixe levar por eles.

Uma forma de evitar grandes estresses é investir de acordo com sua tolerância ao risco. Faça o teste de perfil de investidor e descubra.

Lembre-se sempre de diversificar seus investimentos em diferentes classes e setores.

Banner will be placed here

Não fazer nada também é uma decisão 

Em momentos de turbulência no mercado, fazer algo nem sempre é a melhor escolha.

Khe Hy, um ex-assessor de investimentos, tem uma visão única sobre como lidar com a instabilidade dos mercados.

Em maio de 2020, ele escreveu uma postagem no blog intitulada “ Como dormir como um bebê (durante um mercado de baixa) ”. 

Ele diz que conseguiu resistir a três mercados em baixa e recessões ao longo dos anos, aderindo a estratégia de buy and hold e “nunca vendeu uma ação na vida”.

Outros especialistas oferecem conselhos semelhantes. 

“Se você está fazendo algo com seu dinheiro e está fazendo uma negociação ou transação, você quase sente que tem as mãos no volante e tem mais controle sobre o que está fazendo. Mas não fazer nada é uma decisão quando se trata de investir também ”, disse Ben Carlson, à Grow.

O sucesso de longo prazo das ações é ‘fácil de prever’

Warren Buffett acredita que não há como prever o que o mercado fará nas próximas semanas ou meses, mas ele está confiante nas perspectivas de longo prazo.

“Posso chegar a uma conclusão bastante firme de que, daqui a 20 ou 30 anos, os negócios americanos – e provavelmente em todo o mundo – serão muito melhores do que são agora”, disse ele à CNBC durante a venda impulsionada pela Covid-19 em fevereiro. 

Com isso em mente, diz ele que os investidores devem aproveitar as oportunidades de compra que vêm dos preços mais baixos .

Como os Milionários Investem? Conheça os 10 Passos para ser um Investidor de Sucesso”.

O lado positivo das crises

Momentos de baixa é um ótimo momento para começar a investir.

Se você é novo em investimentos, começar pode parecer assustador, principalmente se for em um momento de queda, mas os grandes investidores confirmam: esse é um ótimo momento.

“O mercado de ações é o único lugar onde as coisas vão à venda e as pessoas saem correndo gritando”, disse Ryan Detrick, estrategista-chefe de mercado da LPL Financial, à Grow. 

Use os preços mais baixos como uma oportunidade de compra.

Uma das lições do megainvestidor Warren Buffett é: “Tenha medo quando os outros são gananciosos. Seja ganancioso quando os outros estão com medo”.

Saiba Como Investir Começando do Zero e os principais passos para se tornar um investidor de sucesso e aproveitar todos os ciclos do mercado.

Dicas sobre Liberdade Financeira

O Que Ler Agora...

Mostrar Mais

PUBLICIDADE