Como Lidar com a Ansiedade Financeira
SIMULE AGORA
|

Como Lidar com a Ansiedade Financeira

Aprenda a manter a ansiedade financeira sob controle para administrar o dinheiro de forma eficaz.

Por
Atualizado em 02/09/2021

Além de causar angústia significativa na vida diária, a ansiedade financeira pode prejudicar suas finanças. Aprenda a mantê-la sob controle.

A ansiedade financeira é um sentimento de preocupação excessiva, irritabilidade, medo e mal-estar com suas finanças. 

Como compartilha muitos dos critérios diagnosticados em outras formas de ansiedade, como transtorno de ansiedade generalizada e ansiedade matemática, pode ser causado por diversos motivos, não apenas por falta de fundos. 

Pode ter início de algo relacionado à psicologia financeira, como uma infância vendo seus pais gastando demais ou se preocupando com as contas, assim como suas próprias experiências.

Seja por não seguir um plano financeiro, não conseguir economizar para a aposentadoria, perda do emprego ou por se sentir despreparado e não compreender termos e números.

Alguns sinais comuns de ansiedade financeira incluem:

  • Sentir-se deprimido ou ansioso com as finanças;
  • Gastar demais;
  • Obsessão em ser frugal;
  • Desconforto com o acúmulo de riqueza;
  • Depender inteiramente de terceiros para lidar com as finanças;
  • Incapacidade de mudar comportamentos financeiros.

A reação mais comum à ansiedade financeira é a evasão. No entanto, evitar suas finanças em vez de gerenciá-las pode piorá-las, o que, por sua vez, causa mais ansiedade. 

Para te ajudar a superar e quebrar esse ciclo, o site CNBC dá 5 dicas para ajudá-lo a lidar com seu estresse financeiro, segundo especialistas.

Como os Milionários Investem? Conheça os 10 Passos para ser um Investidor de Sucesso”.

1. Saiba que você não está sozinho

Quando nos sentimos sozinhos, nosso estresse aumenta. Se você está estressado com dinheiro, é importante saber que você não está sozinho. 

De acordo com a American Psychological Association, as questões financeiras são a principal fonte de estresse na vida de 7 em cada 10 adultos.

Resultado semelhante do estudo de 2016 da empresa de serviços financeiros Northwestern Mutual. Nela, 85% dos americanos relataram sentir algum nível de ansiedade em relação ao dinheiro.

A maioria disse que houve impactos negativos em sua saúde, vida social e carreira. 

Embora a ansiedade financeira seja comum, ela pode ser debilitante. Reconhecer o que a desencadeia pode ajudá-lo a lidar com ela.

2. Dê um tempo

Quando estamos ansiosos, nossas mentes podem perder o controle. Por isso, é importante fazer uma pausa e limpar a cabeça. 

Incorpore na sua rotina atividades que iniciem uma resposta de relaxamento, como caminhar, ouvir música, ler um livro ou técnicas de respiração.

Banner will be placed here

3. Evite pensamentos catastróficos

Pensamentos como: “Tenho dívidas de cartão de crédito. Eu sou uma falha. Em tudo” ou “Eu perdi meu emprego. Eu vou ser pobre. Para sempre”, são prejudiciais.

Quando as finanças parecem fora de controle, é fácil cair no pensamento catastrófico, em que remoemos irracionalmente sobre o que pode acontecer e sobre quem somos.

Esses pensamentos exagerados criam emoções estressantes. 

Para minimizar o impacto negativo de preocupações irracionais, você precisa manter as coisas em perspectiva. É aqui que a próxima dica pode ser útil.

4. Pense no pior cenário

Se a dica anterior é evitar o pensamento catastrófico, por que pensar sobre o pior cenário possível ajudaria?

Este exercício ajuda a pensar de forma racional e enfrentar seus medos de frente. 

Analisar com atenção o pior cenário tem o impacto paradoxal de diminuir sua ansiedade. É uma forma de terapia de exposição e pode ajudá-lo a manter as coisas em perspectiva.

Tire algum tempo para pensar sobre isso. 

Por exemplo, se você perdesse o emprego, o que aconteceria a seguir? Se você tivesse que morar com sua família ou amigos, o que aconteceria? 

Continue seguindo a cadeia dos piores resultados possíveis. 

Para a maioria das pessoas, expor os detalhes os leva a perceber que a situação, embora desconfortável e possivelmente inconveniente, não é fatal e que eles poderiam, eventualmente, voltar aos trilhos.

Como os Milionários Investem? Conheça os 10 Passos para ser um Investidor de Sucesso”.

5. Peça ajuda

Nossa ansiedade aumenta quando não temos confiança em nossa capacidade de enfrentar um desafio. 

Isso é comum na área de finanças pessoais, onde muitos não têm um conhecimento financeiro básico de educação financeira.

Se a sua ansiedade financeira está lhe causando muito sofrimento ou dificultando o gerenciamento de sua vida, você pode se beneficiar com a ajuda de especialistas.

Lidar com a ansiedade financeira inclui ações externas e internas.

As ações externas envolvem tomar medidas para criar um orçamento, reduzir a dívida, aprender a investir e podem envolver a contratação de profissionais financeiros.

Adquira conhecimento gratuitamente baixando o ebook “Como Investir Começando do Zero” e descubra os passos fundamentais para se tornar um investidor de sucesso.

Para lidar com os fatores internos, considere trabalhar com um profissional de saúde mental  para ajudá-lo a lidar com sua ansiedade, encontrar a raiz de seus problemas financeiros e progredir na resolução de seus desafios.

Com isso feito, você pode, finalmente, trilhar seu caminho para uma vida financeira mais próspera.

O Que Ler Agora...

Mostrar Mais

PUBLICIDADE