Os jogos em blockchain estão revolucionando a indústria de games para além dos interesses dos jogadores e têm se tornado alvo de investidores que desejam lucrar com os ativos digitais. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Os jogos online passam a usar a tecnologia blockchain, criptomoedas e tokens não fungíveis (NFTs) para transformar os jogadores em investidores e criadores de ativos digitais.

Com o formato ‘play-to-earn’, em que os jogadores ganham remunerações para jogar, esses ativos digitais tem se valorizado centenas, e até milhares, de vezes nos últimos meses.

O mercado de games em blockchain mostrou sua força em 2021. 

Jogos como Axie Infinity e Decentraland tiveram seus tokens explodindo em valor e chamando atenção de mais pessoas para esse mercado.

Para não ficar de fora dessa revolução, continue a leitura e entenda o que são jogos em blockchain e conheça os games para ganhar dinheiro dentro e fora do jogo.

Quer Investir em Criptomoedas? Acesse aqui a Maior Corretora do Mundo.

O que são Jogos em Blockchain?

Os Jogos Blockchain, também chamados de Jogos NFT, utilizam a tecnologia blockchain, a mesma de criptomoedas como Bitcoin (BTC) e Ethereum (ETH), para fornecer o real poder e controle aos usuários.

Nesse tipo de jogo, as informações são armazenadas em uma cadeia de blocos de dados descentralizada, cada qual com uma espécie de assinatura digital criptografada.

Os jogos online até então existentes seguiam um modelo centralizado, onde todos os dados relacionados ao jogo e jogadores eram armazenados em um servidor controlado pelas grandes empresas.

Ou seja, os jogadores não possuíam a propriedade real dos seus personagens, contas e itens de jogo.

A tecnologia blockchain veio para revolucionar o mundo dos games. Sua ideia é tirar o poder das empresas e entregá-las aos jogadores.

Outra grande revolução foi transformar o que era só brincadeira em diversão monetizada.

Os jogos NFT permitem a seus usuários ganhar dinheiro jogando (pay-to-earn). 

O gênero tem se popularizado com games que transformam itens e personagens em elementos únicos, possibilitando a venda dos mesmos para obter lucros.

Quer Investir em Criptomoedas? Acesse aqui a Maior Corretora do Mundo.

O que é “play-to-earn”?

O termo "play-to-earn", ou jogue para ganhar, é um modelo que permite aos usuários ganhar dinheiro conforme dedicam tempo e esforço em games baseados na tecnologia blockchain.

Nesses jogos, o usuário adquire e ganha criptomoedas do jogo, pode criar e negociar NFTs, possibilitando lucrar enquanto movimenta o universo do game.

Isso só é possível porque esses ativos são de propriedade de cada jogador e podem ser negociados livremente.

Como a tecnologia blockchain está revolucionando o mundo dos games?

A tecnologia blockchain permitiu que os jogos que antes eram uma mera diversão, sejam vistos no mercado como uma forma de investimento

Embora algumas pessoas já ganhassem dinheiro ao jogarem videogames há muitos anos, o surgimento dos NFTs mudou o jogo ao dar total autonomia e controle para os jogadores negociarem os itens dentro e fora da plataforma.

NFTs são tokens únicos que comprovam a propriedade de conteúdos, como imagens ou músicas. 

Em jogos blockchain, eles permitem que usuários possuam itens dos jogos, como roupas ou terrenos virtuais que podem ser comprados com os chamados de ‘tokens de utilidade’, as criptomoedas nativas do jogo.

Jogar para ganhar não é uma pílula mágica que tornará qualquer jogo lucrativo para os jogadores, mas estabelece uma distribuição de valor.

Dentro desse universo há espaço tanto para jogadores que só querem se divertir, quanto para investidores que queiram apenas comprar as criptomoedas.

Veja as principais diferenças dos jogos em blockchain do tipo "jogue para ganhar" dos jogos comuns:

Mercado descentralizado

Nos jogos comuns, a propriedade e economia dos jogos é controlada pelas empresas criadoras. Elas podem tanto manipular a probabilidade de conseguir as recompensas como remover ou vincular itens do jogo, impedindo a negociação entre os jogadores.

Nos jogos NFT, os mercados são autônomos e descentralizados. Isso elimina a necessidade de uma entidade central.

Todos os jogadores podem comprar, vender e negociar livremente seus ativos no jogo.

Propriedade real

Os jogos com base no blockchain permitem que os jogadores tenham a real propriedade e controle total sobre seus ativos dentro do jogo, uma vez que estes são tokens NFTs exclusivos.

Ativos de jogo como cartões, skins, equipamentos, personagens, recompensas etc, podem ser negociados livremente dentro ou fora da plataforma onde foi criado, algo que é impossível em jogos comuns.

Itens exclusivos

Como ocorre com jogos comuns, os jogos NFT também podem oferecer os chamados itens colecionáveis.

A diferença é que, na modalidade NFT, os itens adquiridos são totalmente exclusivos. Como esses NFTs são escassos, eles têm um valor no mundo real.

Pagamento simplificado

As blockchains e os contratos inteligentes facilitam todos os tipos de pagamentos, seja entre jogadores (peer-to-peer), entre jogadores e desenvolvedores ou mesmo entre plataformas de jogos diferentes.

O uso do token nativo também unifica e acelera as transações financeiras. 

Ambiente de jogo transparente

Os jogos de blockchain são open source, ou seja, de código aberto. Os usuários detentores de tokens podem propor alterações e votar em novas implementações.

Estas só ocorrerão se a maioria da rede estiver de acordo. 

Por serem distribuídos, os sistemas são mais dificilmente hackeados, pois não existe um ponto único de falha.

Poder da comunidade

Quando o jogo é centralizado, os desenvolvedores podem encerrá-lo ou abandonar o projeto a qualquer momento. 

Com base em blockchain, os jogadores são os donos do jogo e votam nas decisões.

Quer Investir em Criptomoedas? Acesse aqui a Maior Corretora do Mundo.

Vale a pena investir em jogos NFT?

Jogos "play-to-earn", blockchain games, GameFi, jogos NFTs, não importa muito a forma como eles são chamados, mas sim que este novo modelo de jogos está atraindo milhões de pessoas em todo mundo com suas propostas inovadoras.

A possibilidade de gerar lucro atraiu a atenção dos investidores, principalmente depois das vendas recordes em terrenos do metaverso e altas expressivas dos tokens utilitários.

Foi o que aconteceu com o Axie Infinity, que viu uma de suas criptomoedas nativas, a AXS, multiplicar seu valor mais de 161 vezes em 2021.

Vários outros jogos que seguem modelos parecidos como The Sandbox, Blankos Block Party, Phantom Galaxies, Alien Worlds, entre outros.

O universo de jogos em blockchain promete crescer, basta saber escolher os projetos certos.

Por isso, se você é um entusiasta dos criptoativos, os jogos NFT são alternativas para se divertir e ganhar dinheiro com o mercado digital.

Você pode investir em já no IGO (oferta inicial de jogos), ou comprando criptomoedas de jogos e NFTs de itens do universo do game em exchanges ou na própria plataforma do jogo.

Quer Investir em Criptomoedas? Acesse aqui a Maior Corretora do Mundo.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.