O sonho de muitas pessoas é ter um imóvel próprio, mas nem todas conseguem ter o valor necessário para pagar a entrada. E agora, será que é possível financiar 100% de um imóvel?

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Quem planeja comprar a casa própria e não dispõe de recursos para a entrada vai encontrar poucas opções de financiamento do valor total do imóvel.

A entrada costuma ser equivalente a 20% ou 30% do valor total do imóvel, mas existem algumas exceções específicas.

Continue a leitura e descubra quais são as alternativas para quem quer financiar um imóvel sem entrada.

Quer Viver de Renda? Veja o Melhor Fundo Imobiliário para Receber Aluguéis.

É possível fazer um financiamento de 100% do imóvel?

Sim, é possível financiar 100% de um imóvel, mas apenas em casos muito específicos.

A regra geral do Banco Central é que até 90% do valor do imóvel pode ser financiado se a operação tiver parcelas dentro do Sistema de Amortização Constante (SAC), modalidade onde o valor de amortização permanece e o valor das prestações vai diminuindo ao longo do prazo de pagamento.

Já para financiamentos dentro da Tabela Price, que possuem o valor das parcelas constante, o financiamento pode alcançar no máximo 80% do valor do imóvel. 

O pagamento da entrada pode ser considerado como uma garantia a mais para a instituição financeira, visto que um financiamento imobiliário é considerado um empréstimo de elevado risco. 

Além disso, essa quantia diminui o valor e a quantidade de parcelas do financiamento.

Entretanto, existem no mercado imobiliário algumas linhas de crédito que conseguem oferecer a chance de financiar 100% do valor de um imóvel.

Um deles é comprar o imóvel na planta, diretamente com as construtoras, outro é pelo financiamento no programa Minha Casa Minha Vida, rebatizado de Casa Verde e Amarela, dentro da menor faixa de renda mensal familiar. 

Existe ainda a opção de comprar imóvel sem entrada através do Feirão Digital da Casa Própria.

Confira mais informações sobre cada uma dessas modalidades.

Imóvel na planta

Para comprar imóvel sem entrada, ou pelo menos sem precisar pagar o valor integral de uma só vez, você pode optar por comprar uma casa ou apartamento na planta, negociando diretamente com as construtoras. 

Nessa fase, as empresas estão focadas em conseguir compradores para as unidades e levantar dinheiro, por isso, costumam dar alguma flexibilidade no pagamento.

Entre essas condições especiais, está a possibilidade de diluir o valor da entrada em prestações durante o período da obra. 

Verifique com os empreendimentos  em construção na sua região se eles oferecem essa alternativa. 

Além de conseguir financiar 100%, comprar imóvel na planta pode significar uma economia entre 20% e 50%, dependendo da valorização do imóvel.

Entretanto, é fundamental estar atento aos riscos que essa negociação oferece.

Como comprador, avalie se vale a pena a espera para se mudar, uma vez que costuma demorar bastante tempo até o imóvel ficar pronto. 

Atente-se também a possíveis atrasos na obra, não cumprimento do prazo de entrega pela construtora, má qualidade dos acabamentos ou entrega de um imóvel diferente do acordado.

Programa Casa Verde e Amarela

O Programa Casa Verde e Amarela, antigo Minha Casa Minha Vida, foi criado para facilitar a aquisição da casa própria por famílias de baixa renda. 

O novo modelo do programa prevê reduzir ou zerar o pagamento do valor de entrada da casa própria para famílias com renda de até 4 mil reais mensais com recursos concedidos pelo Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

O financiamento é realizado pela Caixa Econômica Federal, podendo ser solicitado conforme suas regras. 

Feirão Digital da Casa Própria

Em 2021, do dia 25 de junho a 4 de julho de 2021, a Caixa Econômica Federal realizou o 1º Feirão Digital Caixa da Casa Própria, onde ofereceu condições especiais de financiamento em mais de seis mil imóveis. 

Essa foi apenas a primeira rodada de novos eventos que devem trazer novamente a oportunidade do financiamento total, além de permitir redução das parcelas.

Esta foi a forma que a Caixa encontrou para evitar as burocracias dos tradicionais leilões encaminhados pela instituição regularmente.

A partir de agora, todos os imóveis retomados serão financiados desta maneira.

Casas e apartamentos que pertencem ao banco poderão ser financiados até 100% do valor da proposta e terão taxas diferenciadas.

Programa o Habite Seguro

Lançado em setembro de 2021 pelo presidente Jair Bolsonaro, o programa Habite Seguro permite que policiais, bombeiros, agentes penitenciários, peritos e guardas municipais financiem 100% do valor de imóveis com financiamento concedido pelo governo federal, com juros menores e sem entrada. 

Os beneficiados poderão receber subsídio de até 12 mil no valor de entrada, proveniente do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), de acordo com a faixa de renda de cada profissional.

O subsídio é destinado aos profissionais com renda mensal de até 7 mil reais. Para solicitar o crédito, os interessados deverão comprovar o vínculo empregatício com um órgão de segurança pública.  

O Governo anunciou 100 milhões de reais disponíveis para que os agentes possam adquirir a casa própria com a possibilidade de financiar 100% do valor do imóvel.

As subvenções poderão ser concedidas para a aquisição de imóveis novos, usados, e para o financiamento de construção individual, com valor de até R$ 300 mil.

A Caixa Econômica Federal é a responsável pela operação do crédito imobiliário.

Melhor Ação de Dividendos: Receba Renda Extra de Dividendos

Como conseguir dinheiro para a entrada do financiamento?

Você viu que apenas em situações bastante específicas é possível financiar 100% de um imóvel. 

O mais comum é que você tenha que pagar cerca de 20% do valor de entrada.

Por isso, nada melhor do que começar a se planejar para ter esse dinheiro.

A primeira coisa é fazer um planejamento financeiro, reajustando os gastos da sua família e destinando uma parte para a realização desse sonho.

Depois, busque formas de ganhar dinheiro extra, seja vendendo algum bem ou conseguindo trabalhos adicionais.

Você pode também utilizar os recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para pagar a entrada do financiamento ou compor as parcelas e amortizar a dívida. 

Mas atente-se a uma série de regras que o uso do FGTS para a compra de imóveis financiados está condicionado, como:

  • Imóvel financiado pelo Sistema Financeiro da Habitação (SFH)
  • Não ter parcelas em atraso;
  • Imóvel precisa ser urbano e residencial, usado para a moradia do comprador;
  • Não pode ser proprietário de outro imóvel na cidade onde mora ou trabalha;
  • Não pode ter adquirido um imóvel com recursos do FGTS há menos de 3 anos.

O financiamento imobiliário é uma alternativa para adquirir um imóvel próprio, mas exige um bom planejamento financeiro para não comprometer o orçamento. Lembre-se que esta é uma dívida longa.

Para não cair em uma cilada, veja como fazer um financiamento sem erro.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.