Para construir um futuro financeiro e um relacionamento saudável com o dinheiro, é preciso conversar com seu cônjuge abertamente sobre as finanças.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O dinheiro está presente em nosso dia a dia, mesmo assim, pode ser difícil ter conversas sobre dinheiro.

Com uma recessão econômica mundial cada vez mais provável, mais do que nunca, as finanças pessoais podem começar a prejudicar seu relacionamento. 

Um estudo de 2018 da Ramsey Solutions , uma consultoria financeira, descobriu que o dinheiro era a segunda principal causa de divórcio atrás da infidelidade. 

O escritor e consultor de finanças pessoais, Ramit Sethi, está familiarizado com o assunto finanças para casais e fala com muitos companheiros que tem brigas sobre dinheiro.

Muitos deles compartilham o mesmo problema: a incapacidade de conversar ou organizar dinheiro juntos. 

Casais não falam sobre dinheiro

Os casais não falam sobre dinheiro e esperam a situação ficar realmente ruim para iniciar uma conversa, que, quase sempre, resulta em brigas, disse Sethi ao Insider

"Eles não falam sobre dinheiro até que precisem. Portanto, o relacionamento das pessoas com dinheiro é altamente carregado. É quase sempre reativo. Eles esperam até que algo ruim aconteça e então brigam por causa disso. E então eles escondem isso até o próximo tempo."

O assunto dinheiro e relacionamento costuma ser conturbado porque cada pessoa traz sua bagagem em torno do dinheiro para um relacionamento

Essas crenças e vieses influenciam na forma como cada um pensa e age com as finanças.

"O problema real é que cada um de nós chega a um relacionamento com uma perspectiva diferente sobre dinheiro, a maneira como fomos criados sobre dinheiro, a quantidade de dinheiro que ganhamos e a maneira como acreditamos que nosso relacionamento deve interagir", disse Sethi.

Portanto, pode ser difícil trabalhar em seu relacionamento com as finanças como um casal se você não tiver trabalhado nisso sozinho primeiro. 

“Como nenhum de nós realmente aprendeu como o dinheiro funciona, é como pegar um mais um igual a 1000, e é a gênese de muitos, muitos desentendimentos”, acrescentou Sethi.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Imagine sua 'vida rica' juntos

Sethi pede aos casais que "imaginem sua vida rica", quer isso envolva viajar, comprar itens caros ou apenas sentir-se financeiramente seguro. 

Se um casal deseja transformar seu relacionamento com o dinheiro, eles precisam criar uma visão compartilhada em torno das finanças é vital, disse Seith  ao Insider.

O consultor diz que, primeiro, faz com que os casais dêem uma olhada nos números e entendam melhor suas finanças.

Ele viu casais que tinham milhões em economias discutindo sobre despesas de US$ 20 e comida para viagem, disse ele.

"A maioria das pessoas compara o quanto tem em sua conta corrente com sua saúde financeira. Essa é uma maneira muito rudimentar de ver o dinheiro."

Criar uma imagem completa de seus ativos compartilhados e individuais é uma maneira produtiva de entrar em contato com suas metas financeiras e melhorar sua compreensão do dinheiro.

Depois de ter uma visão compartilhada e uma compreensão mais profunda de suas finanças como casal, Sethi recomenda que os parceiros criem estratégias financeiras juntos.

Ele também sugere fazer perguntas importantes sobre como abordar suas finanças daqui para frente: 

"Como você vai falar sobre dinheiro? Que tipo de reuniões proativas você vai marcar? E quando você vai fazer aquela viagem para a Itália?" 

Ele admite que nem sempre seu conselho funciona, já que cerca de 10% dos casais que ele traz em seu podcast não respondem aos seus check-ins, algo que ele chama de bandeira vermelha. 

Mas Sethi também observa que o dinheiro sozinho raramente é o problema.

A questão mais profunda geralmente pode ser sobre como alguém se comunica ou trata a outra pessoa. 

“Dinheiro é apenas uma palavra. Se você fizer engenharia reversa, vai voltar para 'ele não falaria sobre dinheiro comigo'. Ou 'ela não se sentava comigo e trabalhava em nosso plano de gastos'. São as coisas mais minuciosas."

Construa sua vida rica

Se por um lado falar com seu cônjuge sobre dinheiro pode ser difícil, por outro, não dá para deixar que isso prejudique as finanças do casal.

Todos sabemos da importância de investir bem para um futuro financeiro saudável e para garantir o bem-estar da família.

Muito provavelmente, o que está faltando para vocês prosperarem é uma conversa franca e a ajuda de uma parte neutra para direcionar aos melhores investimentos.

Um profissional certificado e experiente pode dar novos rumos para as finanças e os investimentos do casal.

Construa um relacionamento saudável com o dinheiro e deixe que um consultor de investimentos ajude a trilhar o caminho do sucesso do portfólio de sua família.

Informe o DDD + 9 dígitos