O que são Commodities e como funciona

Commodities

O que são Commodities. Significado, conceito, para que serve e como funciona.

O que são Commodities?

As Commodities são matérias-primas básicas e essenciais, com baixo nível de industrialização, sendo utilizadas na produção de bens que possuem maior valor agregado.

Uma de suas principais características é o fato de ser pouco processada e poder ser estocada sem perder qualidade.

Podemos dizer que são produtos em estado bruto, de origem agropecuária, geralmente produzida em grande escala e destinado ao comércio exterior.

Banner will be placed here

Seus preços são definidos através da oferta e procura da mercadoria, e variam com grande frequência. Também variam devido aos custos de produção.

É bastante comum o repasse das oscilações de preços para os consumidores.

Pelo fato de serem facilmente transportadas, as commodities são amplamente comercializáveis, tanto no mercado interno como no mercado externo.

Mesmo estando muito presente em nossas vidas, muitas pessoas ouvem falar, mas não sabem o que são commodities.

É importante ter conhecimento sobre o assunto, até porque é comum que uma commodity provoque algum efeito na bolsa de valores.

Tipos de Commodities

É importante dizer que existem várias categorias de commodity, cada qual com suas particularidades. Apresentaremos, na sequência, suas classificações:

Agrícolas

Muitas destas são bastantes relevantes para a economia brasileira e são ligadas ao agronegócio, temos como exemplos: suco de laranja; café; milho; soja; açúcar, algodão e trigo.

Minerais

Enquadram-se nesta categoria os bens produzidos por meio de recursos naturais, do segmento de energia, minerais diversos e metais. Temos como exemplo: petróleo; etanol; gás natural e ouro.

Financeiras

Esta categoria está relacionada aos títulos emitidos pelo Governo e moedas negociadas em diferentes mercados. Por exemplo: Dólar americano, Euro, Real e Títulos Públicos do Governo Federal.

Ambientais

Diz respeito a bens essenciais para a produção industrial e agrícola, originados dos recursos naturais, dentre eles: energia e água.

Principais Commodities Brasileiras

As commodities agrícolas são destaques na produção nacional, contudo, devemos dar destaque a outros produtos que também influenciam o mercado nacional, são eles:

  • Café;
  • Petróleo;
  • Suco de laranja;
  • Minério de ferro;
  • Alumínio;
  • Soja.

Como já foi dito, os produtos do agronegócio estão entre as principais commodities brasileiras e, tanto a extensão do território nacional como a abundância de produtos naturais, no Brasil, contribuem para isso.

O Brasil comercializa itens muito procurados internacionalmente, contudo, o comércio destes produtos está sempre muito suscetível a crises externas.

Por exemplo, uma crise econômica global prejudica o produtor, devido à desvalorização do bem.

Como investir em Commodities?

O investimento em commodities pode ser feito por meio de contratos futuros ou opções.

Esse ativo permite ao investidor comprar e vender commodity através de quantidade e preço pré- determinado em uma data futura.

Portanto, este investimento em produtos com altas procuras no mercado mundial, pode alavancar o capital do investidor, ou seja, render um alto valor com um investimento não muito alto.

Podemos destacar a proteção como uma das vantagens principais de investir em commodities.

Por exemplo, com a tendência de queda nos preços, o investidor pode vender na bolsa um contrato futuro com o preço atual.

A alavancagem também é uma vantagem desse tipo de investimento, pois o investidor pode apenas pagar pela alteração nos contrato futuros.

Na compra do contrato paga-se apenas o valor da oscilação entre os valores de compra e venda, portanto, é importante projetar os preços para obter ganhos de capital.

Ao mesmo tempo em que este investimento pode acarretar bons resultados, devemos alertar aos seus riscos, que também são grandes.

É muito importante avaliar a liquidez do ativo antes de investir em um contrato futuro, para que o investidor não corra o risco de não encontrar demanda para ele.

Além disso, podemos citar outras desvantagens de investir em commodities como, por exemplo, as oscilações dos preços devido à forte dependência do mercado externo, tornando um investimento de alto risco.

O Que Ler Agora...

Mostrar Mais

PUBLICIDADE