O que é Comex?

Esse é um termo muito importante e que deve ser conhecido por grande parte das pessoas que atuam no meio econômico, visto que é um ramo extremamente vantajoso.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

E, antes de conhecer o significado de Comex, é essencial levarmos em conta o mundo globalizado no qual estamos inseridos, o nível de tecnologias à nossa frente, além da forte diplomacia entre países.

Dessa forma, entendemos Comex como a abreviação de Comércio Exterior, ou seja, uma série de atividades e operações entre dois ou mais países visando um incremento e desenvolvimento econômico.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Mais precisamente, comércio exterior trata de negociações (compra e venda) de serviços, bens e produtos, integrando ainda mais as economias de diversos países e também de empresas.

Além disso, esse é um campo em que envolve a presença de profissionais extremamente qualificados, que agem na diplomacia ou sistema corporativo das empresas e países envolvidos.

Portanto, esse é um processo que leva a muitos benefícios, gerando empregos e incrementando a economia e mercado de um país, e principalmente, ajudando na busca pelo equilíbrio econômico.

Quais suas vantagens e importância?

Como já explanado acima, é possível perceber a importância de ter uma prática de comércio exterior bem estabelecida para sucesso do país e empresa no mercado econômico.

Ainda assim, um comércio exterior fortalecido permite a manutenção da balança comercial, promovendo um superávit com mais exportações e menos importações.

Dito isto, o fortalecimento das exportações permite que tanto as empresas envolvidas, como o próprio país, ganhem respeito e fiquem fortalecidas perante a economia internacional.

Além disso, um fator muito importante do Comex diz respeito ao benefício mútuo entre dois países, referente à negociação entre produtos naturais, agrícolas, dentre outros.

Nesse caso, há países que não possuem um clima favorável, solo fértil, impossibilitando assim a produção desse tipo de produto, o que gera a necessidade dessa troca entre eles.

Portanto, nessa situação, o benefício gerado envolve ambos os países ou empresas.

O profissional no comércio exterior e sua atuação

Nesse ramo, é essencial a presença de profissionais muito qualificados, possuindo no currículo, de preferência, uma segunda língua.

Importante também que esteja informado acerca das atualidades econômicas, ocorridos internacionais, e também questões políticas, visto que esses fatores alteram a ocorrência natural do comércio exterior.

Dessa forma, não só na área de importações e exportações é que o profissional pode atuar, havendo uma gama delas, como por exemplo:

  • Logística;
  • Marketing;
  • Cotações;
  • Emprego de Tributação.

Se tratando da logística, vem à tona a função do Agente de Carga Internacional e Gestores de Logística Internacional. Esses atuam organizando todas operações, desde o destino inicial até o destino final dos produtos.

Logo, esses pensam desde a produção, armazenamento e transporte dos diversos produtos, visto as diferenças existentes para cada um dos bens.

No caso do marketing, este apresenta-se como essencial em toda logística do Comex, até porque é necessário alinhar toda estratégia de modo que enquadre os diferentes públicos.

Isso deve ser bem executado, pois ao realizar comércio entre diferentes países, interpõem-se muitos obstáculos específicos de cada país, como idioma e cultura, no qual precisam ser bem adaptados.

Quanto a cotação, essa se dá como forma de garantir qualidade, rapidez e confiança durante todo o transporte do produto, além de evitar a geração de custos adicionais.

Na tributação entra em cena a figura do Despachante Aduaneiro, tal qual é responsável por toda papelada relativa aos impostos e tributos da aduana, evitando a elevação dos custos.

Afinal, as tarifas, multas, impostos e taxas, detêm custos muito altos, dito isto, existindo um profissional para regular todo esse processo, diminui muito as chances de prejuízo nessa situação.

Quais os Sistemas do Comex?

Em âmbito nacional, há dois tipos principais de sistemas, o chamado Siscomex e o Siscoserv.

O Siscomex significa Sistema Integrado de Comércio Exterior, e é responsável por todas as operações de comércio brasileiro, em todos os sentidos, atuando de forma rápida e eficiente.

Já o Siscoserv, tem a mesma denominação do Siscomex, porém com algumas diferenciações.

Podemos associar o Siscomex às exportações e importações de produtos, já o Siscoserv, diz respeito às exportações e importações de serviços.

Este último funciona como um regulador de compras e vendas de serviços e transações internacionais, não enquadrando as transações de mercadorias, que ficam a serviço do Siscomex.