O volume de negócios do yuan-rublo subiu para uma alta de seis meses na China no mês passado, com o aumento das exportações chinesas para a Rússia. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

As negociações à vista entre as duas moedas subiram para 321 milhões de yuans, ou US$ 48 milhões, no mercado interbancário, de acordo com dados de junho do China Foreign Exchange Trade System citados pela Bloomberg

Em maio, as exportações chinesas para a Rússia aumentaram 14%, com Moscou buscando alternativas para produtos bloqueados por sanções ocidentais que foram impostas depois que o presidente Vladimir Putin lançou uma guerra contra a Ucrânia. 

Mais remessas significam que os exportadores locais devem liquidar mais recibos em rublos, o que tende a aumentar a negociação do par de moedas. 

"A recuperação no volume de negócios pode estar relacionada ao aquecimento do comércio de carga China-Rússia", disse um estrategista do Scotiabank à Bloomberg. 

A reabertura da economia da China dos bloqueios do COVID-19 fez com que a atividade comercial e financeira aumentasse, e os embarques também podem ter aumentado devido a um afrouxamento dos problemas da cadeia de suprimentos. 

A negociação à vista de dólar-yuan onshore também se recuperou em junho. 

Enquanto isso, a China continuou a se mover para elevar sua moeda no cenário mundial para desafiar o domínio do dólar americano

No início desta semana, o Banco Popular da China anunciou que estava desenvolvendo uma reserva de yuans com cinco nações e o Banco de Compensações Internacionais. 

A medida visa apresentar uma alternativa ao Fundo Monetário Internacional, pesado em dólares. 

Mas a Rússia também fez movimentos em benefício do yuan. O maior produtor de cimento da Índia está pagando por produtos russos em yuan, de acordo com uma reportagem da Reuters, e traders dizem que acordos semelhantes se seguirão. 

"Este movimento é significativo", disse um trader de câmbio à Reuters. "Nunca ouvi nenhuma entidade indiana pagar em yuan pelo comércio internacional nos últimos 25 anos da minha carreira. Isso é basicamente burlar o dólar."

Na sexta-feira, o comércio à vista do Renminbi da China pairou um pouco acima de 6,70, alta de 5,44% no acumulado do ano.

Fonte: Business Insider

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.