O que é Comef?

O Comef é um órgão que foi criado e regulamentado no ano de 2017, cujo significado é Comitê de Estabilidade Financeira.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Este é um elemento que faz parte do domínio do Banco Central do Brasil (BC), e tem como função primordial promover as condutas para a manutenção da estabilidade financeira.

Além disso, é um órgão que também mantém diretrizes para prevenir a materialização do risco sistêmico da prática econômica.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Ou seja, atua impedindo que existam prejuízos e interrupções das atividades financeiras que são essenciais para milhares de famílias e empresas, diminuindo assim os riscos de um colapso econômico.

Para isso, o Comef reúne-se entre seu presidente e membros numa frequência de três meses, podendo haver reuniões extraordinárias, alinhando assim as estratégias de controle e organização dos serviços econômicos.

Qual a função e atribuições do Comef?

Como já mencionado, sua função se dá basicamente em coordenar e dar as instruções para que o Banco Central e demais atores econômicos atuem de forma conjunta em busca da estabilidade financeira nacional.

Além disso, existem outras atribuições e competências pelas quais o Comef é responsável, no qual listamos abaixo:

  • Estabelecer as normas e orientações do Banco Central do Brasil com ênfase na busca pela estabilidade financeira;
  • Incentivar e promover a realização de estudos, trabalhos e avaliações acerca da estabilidade e prevenção do risco econômico;
  • Designar os deveres e responsabilidades para cada agente envolvido, visando assim o trabalho coordenado e ajustado respeitando o Regimento Interno do Banco Central;
  • Estabelecer recomendações necessárias para atuação diante dos processos de prevenção de situações de risco, além de planos para recuperação de crise financeira;
  • Nortear a participação do Banco Central do Brasil no COREMEC (Comitê de Regulação e Fiscalização dos Mercados Financeiro, de Capitais, Seguro, Previdência e Capitalização) e em outras entidades relativas à estabilidade financeira;
  • Estipular o valor do ACCP Brasil (Adicional Contracíclico de Capital Principal relativo ao Brasil). Ou seja, esse é o valor que os bancos devem preservar para quando houver aumento do crédito.

Como age o Comef?

Vimos até agora os principais objetivos deste órgão e seu intuito principal, sendo esse muito importante para o desenrolar das transações financeiras, visando sempre sua estabilidade.

Agora, vamos entender melhor como funciona o Comef.

Como já citado, compõem o seu quadro o presidente e os diversos diretores do Banco Central do Brasil, sendo esses atuantes em setores diferentes.

Esses setores são dos mais variados tipos, dentre eles o de pesquisas, de reservas internacionais, regulação do sistema financeiro, operações bancárias e sistemas de pagamento, entre outros.

Assim, é possível que exista uma gama de informações e conhecimentos de cada área convergindo para uma mesma finalidade, permitindo uma visão ampla do setor econômico.

Por isso, o trabalho do Comef é caracterizado por promover uma análise profunda e abrangente da economia, indicando os pontos mais susceptíveis ao risco financeiro.

A partir disso, feita uma análise criteriosa e ampla, fica mais fácil a organização e tomada de decisões a partir do órgão, visando a contenção de possíveis obstruções econômicas. 

Diferenças entre Comef e Copom?

Quanto à organização de ambos, há certa relação, visto que são órgãos do Banco Central do Brasil e que também são compostos por um presidente e diversos diretores.

No entanto, quanto às funções exercidas, o Comef atua inspecionando todo sistema econômico e tomando medidas cabíveis perante a riscos que esse possa sofrer, garantindo estabilidade.

Já o COPOM (Comitê de Política Monetária) é um órgão que atua de forma reguladora, possuindo a função de definir, a cada 45 dias, a taxa Selic.

Portanto, esses são dois órgãos essenciais para a regulação da economia, que atuando de forma sinérgica permitem constância do fluxo econômico no território brasileiro.