O que é Colocação Privada?

Normalmente a colocação privada é uma oferta primária em que as ações são vendidas diretamente a um pequeno grupo de investidores institucionais.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Podemos utilizar como exemplo, uma corretora de seguros. Esse método também é denominado como emissão privada, ou traduzido para o inglês, private placement.

Em geral, a colocação privada é distinta da oferta pública inicial (ou IPO no termo em inglês), na qual a companhia abre o seu capital para a Bolsa de Valores.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Do outro lado da moeda, na colocação privada a companhia convida investidores e instituições financeiras diversas para participar do seu programa de venda de ações ou títulos, ativos em geral.

As colocações privadas têm ganhado cada vez mais espaço entre as startups, sendo que garantem o retorno do capital investido mais rápido do que por meio da oferta pública inicial de ações ou IPO, dependendo da visão e planejamento dos investidores.

Por que algumas companhias optam pela Colocação Privada?

As colocações privadas são vantajosas para uma grande variedade de companhias, seja pela sua possibilidade de escolha dos investidores ou pela rapidez de execução e retorno do método. 

Geralmente, um dos fatores que têm atraído as companhias a adotar a colocação privada é a sua flexibilidade, permitindo que as companhias juntem títulos e capital privado na hora de o seu financiamento.

Devido a isso, a colocação privada acaba sendo vantajosa especificamente para startups, que costumam não ter um orçamento tão grande e diversificado quando querem anunciar as suas ações e títulos ou qualquer outro ativo.

A possibilidade de a companhia escolher seus investidores especificamente chama bastante a atenção, possibilitando que as companhias desejem investidores com objetivos e metas em comum.

Isso é um ponto necessário não somente devido ao fato financeiro, mas também por conta da contribuição positiva de grandes e experientes acionistas.

Outro motivo que tem atraído empresas a optar pela colocação privada é a volta da utilização do investimento a longo prazo.

Como os investidores estarão mais preparados em relação aos objetivos da companhia, uma vez que seriam pré-selecionados, eles ficam cientes das possíveis demoras em obter o retorno do capital investido, o que nem sempre acaba acontecendo no IPO, onde os empresários de risco usualmente possuem, geralmente, mais urgência.

Vantagens e Desvantagens da Colocação Privada

Normalmente os padrões regulatórios para a colocação privada são mais baixos, diferentemente do IPO.

Na colocação privada, a venda de título ou ação não precisa ser registrada na Securities and Exchange Commission (SEC). Sendo assim, não é necessário que a companhia apresente um prospecto ao investidor em potencial. 

A ausência desses trâmites pode demonstrar ser uma faca de dois gumes, uma vez que, sendo menos burocrático, torna todo o procedimento mais rápido.

Sendo um procedimento mais rápido, significa que uma companhia nova no mercado e com menos capital e matéria-prima poderá receber o dinheiro da venda das suas ações ou títulos de forma rápida. 

Além disso, companhias de porte menor podem continuar como entes privados, sem precisar passar pela decisão dos órgãos regulatórios, nem divulgar informações anuais sobre a sua saúde financeira, o que já é requisito obrigatório ao IPO.

A falta de registro com a SEC também é um ponto positivo para companhias de porte menor e com pouco tempo de criação, já que todo esse processo normalmente tem custos elevados e um determinado tempo.

Podemos observar também outra vantagem, para as companhias que querem vender títulos, é que a venda por meio da colocação privada acaba com a obrigatoriedade de ir até uma agência de título para a classificação de risco do título.

Porém, há também desvantagens em se optar pela colocação privada. Sendo uma delas os investidores que se interessam em comprar ações ou títulos dessa forma costumam ser mais exigentes, visando sempre altas taxas de juros.

Além de uma alta taxa de juros, alguns investidores exigem tipos específicos de garantia para seu título, haja vista a inexistência de classificação do risco desse título.