O que é COA?

Cost of Allocation (COA) é o termo usado para a atividade de alocação de custos de uma empresa. Portanto, fornece alívio aos centros de custos da organização que oferecem serviços ou produtos.

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A alocação de custos é o processo de atribuição de custos dos departamentos, programas, produtos, ou, até mesmo de uma filial da empresa.

O objetivo é utilizar o COA de forma isolada para cada produto, com o propósito de avaliar o desempenho de cada um desses produtos.

Quando os custos são alocados corretamente, facilita a identificação de lucros e perdas para a empresa.

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Se os custos são alocados de forma incorreta, os recursos podem não gerar o lucro esperado para a empresa.

É comum que sejam empregados centros de custos no Brasil, com a finalidade de alocar os custos e permitir, pela empresa, a avaliação individual de seus desempenhos.

Essa ferramenta é de extrema importância e praticamente obrigatória em qualquer categoria de negócio.

A estimativa do potencial dos produtos e serviços tem muita importância para a companhia poder identificar em quais setores deve direcionar seus esforços, com intuito de maximizar lucros ou cortar itens ineficientes.

Quais são as vantagens do COA?

Há uma vantagem para as empresas que têm o hábito de praticar o Cost of Allocation, pois lhes permitem identificar os produtos e serviços que trazem prejuízos ou lucros.

Por meio deste processo há uma maior transparência para as tomadas de decisões, como por exemplo, investir, manter ou, até mesmo, tirar de linha um determinado produto.

Portanto, companhias que detém estes hábitos, acabam tendo certa vantagem na formulação de estratégias ou tomadas de decisões.

Por fim, com os costumes de praticar o COA, fazem com que cada setor da empresa tenha maior motivação para aumentar a produtividade, pois há um acompanhamento de desempenho por setor.

Tipos de Custos

As empresas necessitam agrupar os diferentes tipos de custos referentes a suas bases produtivas, para a utilização do procedimento de COA.

Para tanto, antes da alocação dos custos para seus objetos de custos específicos, a organização deve definir seus tipos de custos em cada produto ou serviço. Esses custos são:

  • Custos diretos;
  • Custos indiretos;
  • Custos gerais (administrativos).

Explicaremos, na sequência, cada um desses custos.

Custos Diretos

Os custos diretos podem ser atribuídos diretamente a um produto ou serviço. Neste caso, a companhia necessita aplicar um investimento para a sua produção.

Um exemplo são os gastos internos, cujo objetivo é garantir a produção. De tal forma, podemos dizer que os custos diretos estão associados diretamente a um produto ou serviço em desenvolvimento.

Custos Indiretos

No caso dos custos indiretos, estes não estão ligados diretamente ao serviço ou produto em análise. Contudo, não podemos descartar sua importância para o funcionamento da empresa.

Um exemplo de custos indiretos são os gastos com limpeza e manutenção.

Os custos indiretos são classificados tanto como custos fixos como por custos variáveis.

Custos Gerais

Por fim, com relação aos custos gerais ou administrativos, diz respeito aos gastos que estão fora da cadeia produtiva, ou seja, não estão ligados diretamente à cadeia produtiva do produto ou serviço.

Temos como exemplo os gastos com escritório administrativo, aluguel, dentre outros.

Esses custos, embora não estejam ligados diretamente à produção do serviço ou produto, têm total importância no que tange o desenvolvimento da empresa.

Mecanismos e benefícios de alocação de custos

As principais etapas referentes ao mecanismo de alocação de custos, são:

  • Identificar objetos de custo: a empresa precisa separar e estimar os custos associados para as melhores tomadas de decisão.
  • Acumular custos em prol de custos: a empresa precisa acumular os custos em prol de custos, após a identificação dos objetos de custos.

Já, os benefícios da alocação de custos, são:

  • Auxiliam no processo de tomada de decisão: fornecem dados importantes para as tomadas de decisões, no que tange os investimentos e cortes de gastos.
  • Ajudam a avaliar e motivar a equipe: determina os lucros específicos por setores, o que estimula a produtividade de cada setor.