O que é Co-Marketing?

Mais do que sua empresa desenvolver um ótimo e promissor produto ou serviço, deve-se ter em mente as estratégias para que estes venham a ter muita visibilidade no mercado.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Afinal, o meio pelo qual seu produto deve chegar ao conhecimento do consumidor é muito importante e deve ser sempre repensado e inovado pela sua marca.

Por isso, foi criado uma estratégia chamada “Co-marketing”, que nada mais é que ações de marketing compartilhadas ou em conjunto entre duas empresas para impulsionar um produto.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

No entanto, o principal objetivo dessa união é atingir um público-alvo comum entre as duas empresas, pois assim conseguirão promover um impacto mais abrangente e benefícios mútuos.

Como colocar em prática o Co-marketing?

Uma boa e versátil ação de marketing da sua empresa é fundamental para que chegue até seu público-alvo e o conquiste.

Porém, nem tudo é fácil como imaginamos, e para implementar o co-marketing não é diferente, sendo necessário que suas estratégias e recursos estejam muito bem definidos.

Abaixo listamos algumas dicas e pontos importantes que são essenciais nessa empreitada:

  • Escolha um parceiro perfeito;
  • Tenha uma organização e planejamentos eficientes;
  • Trabalhe em sintonia com seu parceiro;
  • Analise os benefícios do co-marketing para sua empresa.

Parceiro para Co-marketing

Como essa é uma união entre duas empresas ou marcas, é ideal que se escolha um parceiro perfeito, antes disso fazendo uma análise criteriosa para se firmar negócio.

É importante que seu parceiro apresente um público parecido ou igual ao seu, tenham um ótimo alcance no mercado, produzam conteúdos com boa qualidade, além de apresentarem ideias complementares.

Sabemos que é difícil encontrar uma empresa com todos requisitos, porém é essencial que ela se apresente fortalecida no mercado, diminuindo assim as chances de fracasso da parceria.

Planejamento para Co-marketing

Além disso, deve-se ter uma organização e planejamentos eficientes quanto ao trabalho das duas empresas envolvidas.

É claro que, geralmente, ambas apresentam suas agendas e projetos em específico, no entanto, é essencial que estejam alinhadas em prol do cumprimento de prazos e objetivos da união.

Por isso é importante antes de qualquer coisa estabelecer prazos, estabelecer objetivos, criar uma agenda que beneficie ambas empresas, e também definir direitos e responsabilidades.

Com relação agora ao trabalho em sintonia com seu parceiro, é essencial que ocorra uma divisão de tarefas, pois, assim, é onde se encaixa os pontos fortes de cada empresa em determinado assunto.

Além do mais, permitir um trabalho mais curto e fácil a outra empresa, principalmente se você foi o fomentador da ideia, é muito vantajoso para o equilíbrio do negócio.

Com essa sintonia empregada, é muito provável existir maior rentabilidade do serviço, além da diminuição dos custos e tempo utilizado, beneficiando as duas marcas envolvidas.

Por último, é extremamente importante que se avalie e estude os benefícios dessa relação, pois só é efetivo dar continuidade ao co-marketing se estiver sendo vantajoso para todos.

Isso serve também para que se tenha ideia de como agir novamente em projeções futuras, estabelecer novas medidas, e traçar novas estratégias para investimentos futuros.

Vantagens da parceria do tipo co-marketing

Agora que já vimos como implementar a co-marketing, devemos dizer que, quando seguida a maioria dos passos, essa parceria se torna muito atrativa.

Além disso, a contribuição das duas empresas em prol do mesmo propósito pode ser muito melhor em relação à própria concorrência entre elas.

Um dos principais benefícios do co-marketing é quanto aos resultados obtidos, principalmente quando falamos em alcance, pois isso permite que você atinja novos espectadores.

Pode-se perceber também que tende a gerar redução dos custos e tempo, afinal esses passam a ser divididos em dois.

Outro importante fato é o reconhecimento no mercado que sua empresa pode ter, pois, imagine atuando em conjunto com uma forte companhia, Isso parece muito vantajoso.