O que é CNPI?

O CNPI (Certificado Nacional do Profissional de Investimento), é um certificado obtido pela aprovação em, no mínimo, dois exames: CB - Conteúdo Brasileiro e CG1 - Conteúdo Global 1, ou CB - Conteúdo Brasileiro e CT1 - Conteúdo Técnico 1, que visa comprovar a qualificação técnica necessária dos profissionais que atuam nos mercados financeiro e de capitais no Brasil.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Em outras palavras, o CNPI é um certificado voltado para as pessoas que trabalham no mercado financeiro em diversos tipos de segmentos.

Normalmente para conseguir o certificado é necessário que todos os profissionais tenham nível superior completo, em nível de graduação em qualquer área, e com interesse em se desenvolver no mercado financeiro e de capitais.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Em geral, a CNPI é obrigatória para atuar como analista de valores mobiliários, por regra da Comissão de Valores Mobiliários. A intenção é dar maior segurança para os investidores, certificando o estudo do profissional.

No Brasil, essa certificação foi implementada pela Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (Apimec), tendo em vista aumentar os padrões dos profissionais do mercado financeiro.

Quais categorias da CNPI?

Geralmente, os certificados da CNPI têm três segmentos, o CNPI, o CNPI-T e o CNPI-P.

O segmento CNPI é indicado a quem pretende se desenvolver como analista fundamentalista. Para conseguir se desenvolver nesta profissão, é necessário ser aprovado nas provas CB e CG1.

Caso aprovado, o indivíduo está pronto para trabalhar com a análise fundamentalista de ativos, em outras palavras, o analista irá observar relatórios financeiros e informações voltadas ao mercado financeiro.

O segmento CNPI-T é direcionado para quem tem interesse em trabalhar como analista técnico. Devido a isso, é necessário ser aprovado nas provas CB e CT1. Esse analista está pronto para fazer a análise técnica de ativos, isto é, observando análises gráficos.

Finalmente, a versão CNPI-P é voltada para quem deseja atuar como analista pleno, ou seja, tanto com análises fundamentalistas quanto técnicas. Para isso, é preciso ser aprovado nos testes CB, CG1 e CT1.

Quais são as áreas de atuação do Analista de Investimento?

Um indivíduo com certificação CNPI pode atuar com vários segmentos como indicação de valores mobiliários, analista de investimentos e desenvolvedor de relatórios.

Porém, os analistas de investimento aptos com a certificação também podem se desenvolver em áreas como:

Além dos setores citados acima, ainda há outros disponíveis no mercado que cada vez demanda mais analistas e mais cargos no mercado financeiro que está em constante crescimento na atualidade.

Como tirar a certificação CNPI?

Aos interessados em obter a certificação do CNPI é preciso se atentar e realizar alguns requisitos obrigatórios como ter graduação em alguma área de atuação, não diretamente relacionado à Economia e Finanças.

Junto a esses requisitos, é necessário passar na prova da Apimec, sendo que o exame Conteúdo Brasileiro é preciso tanto para quem deseja atuar como analista fundamentalista ou técnico no mercado financeiro.

Desse modo, o indivíduo deve se inscrever no site da Apimec, pagar as taxas e agendar a prova. Feito isso, é possível fazer todas as provas no mesmo dia ou de forma individual.

Normalmente logo após a primeira prova, o candidato tem até 1 ano para ser aprovado na segunda prova. Ou seja, implicará em nova inscrição e aprovação nos exames novamente.

Além disso, o candidato a certificação tem o prazo de 1 ano para requerer o seu certificado CNPI. A perda deste prazo implicará em nova inscrição e aprovação nas provas novamente.