O que é clube de investimentos?

O Clube de Investimentos trata-se de um condomínio constituído por pessoas físicas para a aplicação de recursos comuns em títulos e valores mobiliários. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Com o volume maior de recursos, originado pela soma da parcela de cada integrante do clube, é possível diversificar a aplicação. 

Tal diversificação permite o investimento em ações de diferentes empresas e setores da economia, com custos de transação proporcionalmente menores.

Além disso, um clube de investimento tem também como objetivo ser um instrumento de aprendizado para o pequeno investidor e um canal de acesso ao mercado de capitais. 

Sendo assim, esta é uma alternativa interessante para ajudar o acesso de pequenos investidores às oportunidades mais rentáveis da Bolsa de Valores.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Clubes de investimentos x fundos de investimentos

Um clube de investimento é semelhante a um fundo de investimento, mas possuem diferenças importantes.

A primeira é que os fundos de investimentos são mais burocráticos, possuem mais normas e têm suas cotas negociadas em bolsa de valores.

Outra diferença é que os clubes de investimentos são mais restritos, devendo respeitar algumas normas, além de não ter suas cotas vendidas em bolsa de valores, como os fundos de investimentos.

Uma terceira diferença é que os clubes de investimentos têm um caráter mais informal, sendo, na maioria das vezes, formados por amigos e familiares.

Como funciona um clube de investimento

Na prática, um clube de investimentos é uma reunião de no mínimo 3 e, no máximo, 50 pessoas, que desejam reunir seus recursos financeiros para investir na Bolsa de Valores.

Apesar de ter um caráter mais informal, os clubes de investimentos devem seguir as normas e regulamentações da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Neste caso, é necessário ter um profissional autorizado pela CVM que será responsável por gerir os recursos.

Da mesma forma, precisará de uma corretora para realizar as transações.

A gestão do clube de investimentos pode ser realizada por um cotista, desde que a eleição seja realizada durante assembleia.

O clube de investimentos deverá cumprir todas as obrigações contábeis, como a realização de relatórios de despesas e classificação de ativos e passivos.

A entrada no clube se dá através da compra de cotas, como um condomínio aberto, de modo que  qualquer cotista pode recuperar o valor investido em suas cotas.

Cada investidor deve comprar um número de cotas, e seu rendimento se dará de acordo com sua valorização.

Entretanto, os clubes de investimentos não devem permitir que nenhum cotista tenha mais do que 40% das cotas.

Outra regra é que se deve ter uma carteira composta por, no mínimo, 67% de ações, sendo o restante podendo ser aplicado em fundos de renda fixa ou derivativos.

Como montar um clube de investimentos?

Para montar um clube de investimentos é preciso de, pelo menos, 3 pessoas interessadas.

A partir disso, o grupo deverá encontrar um administrador, que poderá ser uma corretora, um banco de investimentos ou uma distribuidora de valores.

A instituição escolhida será responsável por cuidar de toda a documentação, registros legais e zelar pelo bom funcionamento do clube.

O próximo passo será o de confeccionar, junto com todos os participantes do clube de investimentos, um estatuto interno que definirá como o clube funcionará.

O clube deverá fornecer o nome e seu estatuto para que a CVM aprove sua fundação.

Após isso, o aporte inicial de cada cotista será transferido para o clube e se transforma em cotas proporcionais ao capital aplicado.

Com o clube criado, poderá convidar novos interessados para entrar no clube, desde que não ultrapasse a quantidade de 50 participantes.

Vantagens de um clube de investimento

O clube de investimentos possui algumas vantagens em relação aos fundos de investimentos.

  1. Influência direta na gestão:

No clube de investimentos, os cotistas participam diretamente da gestão da carteira e demais decisões.

  1. Flexibilidade:

Como geralmente é formado por investidores com interesses em comum, o clube de investimentos pode se ajustar mais facilmente conforme o perfil dos participantes.

  1. Menores taxas:

As taxas de administração e manutenção de um clube são mais baixas do que outras modalidades de investimento em conjunto.

Não existem custos com auditorias, encargos de fiscalização da CVM, e dispensa a necessidade de informe aos cotistas sobre as operações. 

Desvantagens de um clube de investimentos

A principal desvantagem de um clube de investimentos é o limite máximo de participantes e a recomendação de um limite mínimo de patrimônio.

Apesar de não existir limite mínimo de patrimônio, a formação de um clube de investimentos só se torna interessante caso o patrimônio do clube seja superior à R$ 150 mil. 

Abaixo disso, os custos passam a não compensar a formação do clube de investimentos, sendo melhor investir diretamente na bolsa de valores.

E aí, achou interessante esta modalidade de investimento? Caso queira conhecer mais sobre os clubes de investimentos, este link contém informações adicionais sobre o tema.