O que é clima organizacional?

Clima organizacional é a percepção coletiva que os empregados têm da empresa. 

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Essa percepção é derivada das experiências práticas dos funcionários frente às políticas, estrutura, sistemas, processos e valores da empresa.

O clima organizacional influencia muito o desempenho de uma empresa. 

É a partir de como os colaboradores percebem o clima no dia a dia de trabalho que eles desempenham suas funções, podendo ser feitas com maior ou menor eficiência

Portanto, conhecer o clima organizacional é fundamental para analisar as atitudes dos funcionários, entender como estes pensam e sentem, e o que poderia ser feito para serem motivados.

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Para que serve o clima organizacional?

As pessoas passam grande parte de seu tempo dentro do ambiente de trabalho

Se esse ambiente não proporcionar momentos agradáveis de convivência, o profissional tende a ficar insatisfeito e desmotivado para exercer suas funções na empresa. 

Assim, um clima organizacional mais estruturado e positivo gera diversos benefícios para os trabalhadores e, consequentemente, para a empresa.

Vejamos alguns dos principais pontos afetados pelo clima organizacional.

  1. Produtividade: 

Colaboradores satisfeitos com o clima organizacional mostram um expressivo aumento de produtividade e apresentam um trabalho de maior qualidade e eficiência.

Isso traz melhores resultados para a empresa, mas também reduz custos e tempo, já que profissionais mais envolvidos com o trabalho erram menos.

  1. Credibilidade:

Empresas reconhecidas como bons ou ótimos lugares para se trabalhar se tornam atratoras de talentos.

Isso aumenta a competitividade do negócio e afeta a performance empresarial.

Além disso, manter um clima organizacional de excelência aumenta  o prestígio da companhia, gerando boa visibilidade e credibilidade perante a sociedade, o que pode gerar bons negócios. 

Com o aumento do prestígio da organização, devido ao reconhecimento de um bom clima, ocorre o aumento de valor percebido pelos clientes. 

Geralmente o mercado consumidor, e também o de investimentos, tende a dar preferência para empresas premiadas e reconhecidas.

  1. Rotatividade dos trabalhadores (turnover):

Empresas com bom clima organizacional reduzem a necessidade de contratação, pois são capazes de reter os talentos por mais tempo. 

Além disso, empresas com um bom ambiente de trabalho atraem mais candidatos, o que facilita o processo de contratação.

  1. Redução de custos:

O bom clima organizacional tende a permitir a redução de custos de várias formas.

  • Maior tempo de permanência dos funcionários;
  • Maior engajamento na resolução dos problemas;
  • Diminuição de erros;
  • Diminuição no número de afastamento por causa de problemas psicológicos e outras doenças.

Como avaliar o clima organizacional?

Avaliar o clima organizacional de uma companhia é o processo pelo qual se busca saber quais são os sentimentos, desejos e pensamentos dos colaboradores em relação a empresa que trabalham.

Isso é realizado a partir de um instrumento chamado pesquisa de clima.

A pesquisa de clima organizacional visa fornecer informações importantes acerca do ambiente de trabalho da organização, bem como fornecer meios para melhorá-lo. 

É através da pesquisa de clima que é possível se reconhecer um problema e descobrir como atingi-lo em sua raiz.

A pesquisa de clima organizacional é uma valiosa ferramenta de Gestão Estratégica

Além de permitir a análise interna e externa, também acompanha o estado de satisfação e comprometimento dos colaboradores com a organização. 

Um dos objetivos principais da pesquisa de clima é facilitar o crescimento e desenvolvimento das pessoas, como também elevar a produtividade e a qualidade do trabalho.

A equipe de recursos humanos é a principal responsável por realizar esse tipo de pesquisa. 

Para a realização da pesquisa de clima, alguns passos devem ser realizados:

  1. Estruturar um planejamento com objetivos claros: 

Saber o que se deseja com a pesquisa de clima é fundamental para o sucesso das ações.

  1. Alinhar a pesquisa com os objetivos organizacionais: 

As perguntas devem ser diretas e altamente estratégicas para identificar as questões que a companhia precisa saber.

  1. Definir os indicadores da pesquisa: 

Os indicadores são as informações principais que a pesquisa buscará coletar. 

São eles que vão revelar o que está dando certo e o que precisa ser melhorado.

  1. Escolher a metodologia adequada para a pesquisa:

A metodologia irá definir como serão coletadas as informações. 

É a metodologia que definirá se a pesquisa será feita via questionário ou outras formas de avaliação, como dinâmicas de grupo, reuniões, visitas técnicas, etc.

Também é a partir da metodologia que será definida a periodicidade da realização da pesquisa. 

Será, por exemplo, quinzenal, mensal, trimestral, semestral ou anual?

  1. Informar aos colaboradores e incentivar o engajamento:

A efetividade da pesquisa de clima está relacionada com a comunicação. 

Se a ideia não for vendida como algo importante para todos, é possível que os colaboradores sabotem o processo ou não se sintam seguros para responder as informações corretamente. 

  1. Realização de um plano de ação:

Quando a empresa não elabora plano de ação com os resultados, a pesquisa de clima acaba gerando falsas expectativas e frustrações nos colaboradores. 

Isso poderá inibí-los de participarem efetivamente nas próximas pesquisas.

Assim, um plano de ação deve ser organizado após após a análise e interpretação dos dados, visando entregar soluções reais para repensar as práticas da empresa e seu clima organizacional.