O que é Chief Information Officer (CIO)?

Um Chief Information Officer (CIO) é o executivo da empresa responsável pelo gerenciamento, implementação e usabilidade das tecnologias de informação (TI) e informática. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O CIO analisa como várias tecnologias beneficiam a empresa ou melhoram um processo de negócios existente e, em seguida, integra um sistema para obter esse benefício ou melhoria.

Como a tecnologia está aumentando e remodelando os setores globalmente, a função do CIO aumentou em popularidade e importância. 

O cargo de CIO é considerado um dos mais, senão o mais, desejado pelos profissionais de TI.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

O que faz um CIO?

O CIO é responsável pela administração dos recursos, das estruturas e das pessoas da área de TI

Sua tarefa principal é garantir que os projetos sejam concluídos em tempo hábil, levando em conta o orçamento disponível.

Esse tipo de profissional é o responsável por fazer com que a empresa tire o máximo de proveito das tecnologias para alcançar seus objetivos. 

Ele deve pensar em como as tecnologias da informação podem desempenhar um papel estratégico no modelo de negócios.

O CIO da empresa também supervisiona a compra e a implementação dos produtos de TI, como softwares e hardwares, além de todos os serviços relacionados ao departamento. 

Isso inclui o processamento e o armazenamento de dados, a manutenção técnica, as redes de comunicação e o desenvolvimento de sistemas de computadores.

Ultimamente, os profissionais de CIO têm sido considerados os principais agentes de transformação digital dentro das organizações. 

Isso se deve principalmente às rápidas mudanças provocadas pela evolução tecnológica nas últimas décadas. 

Como os CIOs são especialistas em tecnologia, é de se esperar que estes profissionais sejam os mais capacitados para liderarem as mudanças necessárias para tornar as organizações mais modernas e eficientes.

O que fazer para se tornar um CIO?

A perspectiva para o futuro dos profissionais de TI é animadora. Entretanto, muitos são os desafios para aqueles que querem ter sucesso nesta carreira.

É importante ter em mente as qualificações e habilidades necessárias para ser um CIO.

Qualificações de CIO

As empresas geralmente exigem que o CIO tenha diploma de bacharel em uma área relacionada à tecnologia.

As qualificações mais comuns desse tipo de profissional estão atrelados às ciências da computação, sistemas de informação, gerenciamento de TI ou administração de banco de dados. 

Uma pós-graduação em administração de empresas, juntamente com um diploma associado à tecnologia, pode ajudar um CIO a administrar o lado da estratégia comercial, desenvolvimento, contratação e orçamento.

Requisitos para CIOs

Os CIOs devem dominar várias habilidades de hardware e software para se destacarem neste trabalho. 

Além disso, os CIOs precisam saber como administrar uma empresa porque o trabalho requer muito conhecimento sobre como uma organização funciona em todos os seus níveis. 

Um CIO deve saber como cada departamento de uma empresa funciona, a fim de determinar as necessidades técnicas de cada setor, devendo realizar a comunicação entre as partes. 

A capacidade de simplificar termos técnicos para que o entendimento dos funcionários leigos no ramo de TI é essencial.

Outra necessidade para aqueles que querem alcançar uma posição de CIO dentro da empresa é manter o aprendizado constante.

Os CIOs devem estar cientes das tendências de tecnologia, uma vez que é de se esperar que a área de TI tende a mudar rapidamente.

Como ocorre na maioria dos cargos no setor corporativo, o profissional de CIO precisa construir relacionamentos dentro da empresa com outros executivos de alto nível e com colegas da área.