O que é Choque de Demanda?

O Choque de Demanda é uma situação na qual a curva de demanda agregada se desloca para esquerda ou para a direita, podendo ocorrer devido a alterações na preferência dos consumidores.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O choque de demanda tem efeitos temporários no desemprego e na produção, podendo causar fortes desequilíbrios com relação a oferta e, por consequência, fortes alterações nos preços.

Antes de qualquer coisa, devemos relembrar que demanda agregada significa o montante total de bens e serviços demandados, numa dada economia, para um determinado momento e nível de preços.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Portanto, o choque de demanda será responsável por deslocar a curva de demanda agregada, impactada pela alteração nas preferências dos consumidores.

Sendo assim, o choque pode ser positivo ou negativo, deslocando a curva para a direita, no primeiro caso, ou para a esquerda, no segundo caso.

Entendendo o que é a curva de demanda agregada

A curva de demanda agregada tem inclinação negativa (decrescente) e mostra o total de gastos em bens e serviços domésticos para determinados níveis de preços.

Essa curva intercepta a curva de oferta agregada (que é positivamente inclinada), sendo o ponto de interseção, o equilíbrio entre produção e o nível de preço.

O fato da inclinação da curva ser negativa representa que quando o nível do preço sobe, o total dos gastos com bens e serviços cai.

Contudo, há uma relação inversa entre nível de preços e o montante de gastos em bens e serviços domésticos.

A demanda agregada inclui os quatro componentes da demanda: investimento; consumo; gasto do governo; exportações líquidas.

Portanto, alterações nesses quatro componentes são responsáveis pelo deslocamento da curva de demanda agregada, que agrega todas as demandas de cada agente da economia.

Causas do deslocamento da curva de demanda agregada

O deslocamento da curva de demanda agregada é decorrente das alterações dos componentes da própria demanda agregada (exportação líquida, consumo, investimento e gastos do Governo).

  • Na medida em que esses componentes aumentam, a curva se desloca para a direita.
  • Na medida em que esses componentes caem, a curva da se desloca para a esquerda.

Qualquer deslocamento da curva de demanda agregada irá alterar o ponto de equilíbrio entre produção e nível de preço.

O deslocamento da curva, através do choque de demanda, pode ser ocasionada por alterações políticas ou fatores naturais.

Por exemplo, um aumento dos gastos do governo com políticas sociais irá deslocar a curva de demanda agregada para a direita.

Por outro lado, um aumento dos impostos, será responsável pelo deslocamento da curva para a esquerda.

Os dois fatores citados acima são políticas que influenciam diretamente na renda da população e, por consequência, no consumo.

O aumento dos gastos do governo pode ocasionar um aumento na renda da população, que está atrelado ao aumento do consumo, que deslocará a curva de para a direita.

Em contrapartida, o aumento dos impostos, traz um impacto negativo na renda da população, o que acarreta uma diminuição do consumo e, por consequência, o deslocamento da curva para a esquerda.

Podemos usar como exemplo alguns efeitos naturais adversos, como um furacão, terremoto, fortes chuvas, pandemia, dentre outros. Esses exemplos podem afetar tanto a demanda quanto a oferta.

Neste caso, podemos dizer que os fatores naturais indicados acima devem causar um choque de demanda adverso (negativo) deslocando a curva de demanda agregada para a esquerda.

Ou seja, uma tragédia natural, responsável pela diminuição do consumo, é também responsável pelo deslocamento da curva de demanda agregada para a esquerda.

Contudo, nem todo fator natural está relacionado com um choque negativo de demanda.

Conclusão

Podemos dizer que qualquer fator, seja ele natural ou político, que altere os componentes da demanda agregada, será responsável por um choque de demanda.

Portanto, o choque de demanda pode ocorrer por alterações nas preferências dos consumidores, deslocando a curva de demanda agregada para direita ou para a esquerda.

Quando a curva de demanda agregada desloca para a direita, o equilíbrio entre nível de preço e produção irá aumentar.

Quando a curva de demanda agregada desloca para a esquerda, o equilíbrio entre nível de preço e produção diminui.