A China suspendeu quase todas importações de carne suína da Holanda, em movimento aparentemente motivado por surtos de Covid-19 em alguns dos maiores frigoríficos europeus.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A China baniu carnes entregues pelos quatro maiores abatedouros holandeses no domingo, disse nesta terça-feira uma porta-voz do governo holandês, Elise van den Bosch.

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.

A China não especificou os motivos para a decisão, de 28 de junho, mas trabalhadores das quatro unidades foram infectados recentemente com o novo coronavírus, acrescentou a porta-voz.

“Claramente, a China está buscando a fonte de sua segunda onda de infecções por Covid-19, que eles talvez sintam que possa ter vindo de carne importada”, disse ela.

“Mas não há evidência científicas sobre a possibilidade de transmissão do vírus por meio de alimentos ou embalagens.”

Frigoríficos na Holanda e em outros países da Europa são operados principalmente por trabalhadores imigrantes, que ficam próximos uns dos outros e geralmente compartilham instalações nas unidades, o que levou a grandes surtos de coronavírus no setor nos últimos meses.

As quatro empresas afetadas pela medida da China são as que geralmente entregam a maior parte da carne suína enviada pelos holandeses à China.

As importações holandesas de carne suína aos chineses somaram 299 mil toneladas no ano passado, no valor total de 376 milhões de dólares.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Fonte: Reuters.