A China impôs na sexta-feira sanções à presidente da Câmara dos Estados Unidos, Nancy Pelosi e sua família em resposta ao que o Ministério das Relações Exteriores descreveu como uma “provocação flagrante”.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Pelosi visitou Taiwan no início desta semana, no que foi um movimento altamente controverso. A China vê a ilha como parte de seu território, mas Taiwan é governada de forma independente desde 1949, de acordo com o Conselho de Relações Exteriores.

A China expressou repetidamente sua oposição à viagem de Pelosi à ilha disputada, mas a autoridade dos EUA decidiu não cancelar seus planos.

“Em desrespeito às graves preocupações da China e à firme oposição, a presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, Nancy Pelosi, insistiu em visitar a região chinesa de Taiwan. Isso constitui uma interferência grosseira nos assuntos internos da China e ameaça gravemente a paz e a estabilidade em todo o Estreito de Taiwan”, disse um porta-voz do ministério em comunicado.

“Em resposta à provocação flagrante de Pelosi, a China decide adotar sanções contra Pelosi e seus familiares imediatos de acordo com as leis relevantes da República Popular da China”, anunciou o ministério das Relações Exteriores da China, sem revelar mais detalhes.

Com essa decisão, a deputada passa a fazer parte de uma extensa lista de americanos que sofreram sanções chinesas nos últimos anos por ações "contrárias aos interesses do país", no entendimento de Pequim.

Pelosi é a mais alta autoridade dos EUA a visitar a ilha em 25 anos. Sua viagem também dividiu posições entre os legisladores dos EUA, com alguns questionando o momento da visita.

Durante a viagem, que fez parte de uma jornada diplomática mais ampla pela Ásia, Pelosi disse que Taiwan é um emblema da democracia e um modelo para a região.

Em outra demonstração da ira de Pequim pela visita de Pelosi a Taiwan, os militares da China estão realizando seus maiores exercícios militares de todos os tempos perto da ilha.

Autoridades de defesa de Taiwan disseram que os exercícios são “altamente provocativos” e acrescentaram que estão monitorando os movimentos.

A China também anunciou que está encerrando a cooperação com os EUA em vários campos. 

O governo chinês “suspenderá as negociações sobre mudanças climáticas com os Estados Unidos” e cancelará uma reunião com líderes militares, bem como duas reuniões sobre segurança, disse o Ministério das Relações Exteriores da China.

Os dois maiores poluidores do mundo se comprometeram no ano passado a trabalhar juntos para acelerar a ação climática, prometendo se reunir regularmente para “enfrentar a crise climática”. 

O que só aumenta as tensões entre China e Estados Unidos.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.