O que é Cheque?

O Cheque é um tipo de pagamento que faz parte de um processo de pagamento à vista emitido em favor de terceiro, em razão de fundos que o emitente possui em certo banco ou instituição financeira responsável por realizar essa operação em questão ao emitir os talões de cheques.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Esse título de crédito é um título de modelo vinculado, em virtude de ser um documento emitido por uma instituição financeira, em talonário específico, possuindo numeração própria e seguindo os moldes do padrão fixado pelo Banco Central.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como surgiu o Cheque?

Segundo alguns estudos, há pesquisadores que defendem a criação do cheque nos anos antes de Cristo, mas, seu uso foi comprovado alguns séculos depois, já na Idade Média.

Segundo os historiadores, os senhores feudais europeus guardavam suas riquezas em joalherias e recebiam em troca um papel que avaliava suas riquezas.

Com o desenvolvimento da sociedade e a criação e desenvolvimento do capitalismo, os documentos passaram a ser preenchidos de outra maneira e apresentados como um tipo de pagamento.

Ao longo dos anos, os cheques ganharam popularidade nas instituições financeiras, que eram novas na época, e ganharam maior utilidade na sociedade.

Tipos de Cheque

Em geral, existem 6 tipos de cheque utilizados na sociedade, um título de crédito ainda bastante usado na atualidade.

Normalmente, cada tipo de cheque depende de quem os emite, da indicação, ou não de quem se beneficiará, existindo a possibilidade de ser endossado e de ser pago em vez de depositar.

  • Cheque não à ordem: Os denominados cheques não à ordem são emitidos através da indicação do beneficiário e só este pode receber o valor em causa. Este é um tipo de cheque não passível de ser endossado, logo, mais seguro para quem o emite.
  •  Cheque ao portador: O cheque ao portador é aquele que não é emitido a ninguém em especial e que pode ser pago a quem o tiver com ele. Logo, é um cheque menos seguro.
  • Cheque nominativo: Em geral, todo cheque com valor superior a R$100,00 deve ser nominal, ou seja, deve ter um beneficiário. Isso faz com que o valor só possa ser recebido por tal pessoa.

O cheque nominativo passa maior segurança ao emitente e ao beneficiário, uma vez que não haverá transferência bancária a menos que feita pelo indivíduo indicado.

Para o saque, o documento de identificação e a folha de cheque devem ser apresentados ao caixa no qual sacou o dinheiro.

  • Cheque cruzado: O cheque cruzado é aquele que é cruzado no seu canto superior esquerdo com duas linhas paralelas, na diagonal. Dentro dele, há dois tipos de cheques cruzados:

Cruzamento geral: Quando não há qualquer indicação dentro das linhas que o cruzam, significa que este tipo de cheque deve ser depositado, sendo livre de escolher a instituição. Se, por acaso, for cliente do mesmo banco que o emitiu, pode recebê-lo ao balcão.

Cruzamento especial: Quando entre as linhas aparece inscrito o nome de um banco, só pode depositar o cheque nessa mesma instituição financeira. Existindo, no entanto, a possibilidade de ser pago ao balcão se for cliente deste mesmo banco.

  • Cheque pré-datado: Esse cheque é utilizado para um acordo feito entre as partes durante a negociação para que seja colocada uma data futura no preenchimento do cheque, confiando que o beneficiário só irá descontar esse valor na data assinada.
  • Cheque bancário: O cheque bancário é denominado assim, pois é emitido pela própria instituição bancária e não pelo dono da conta, a favor de uma terceira pessoa, sempre com indicação do seu nome. Na prática, é também um cheque nominativo.

Como preencher um Cheque?

Para realizar o preenchimento de um cheque normalmente há grande facilidade por ser intuitivo, porém deve ser realizado com atenção e com letras legíveis, para que seja entendido pela instituição bancária ou beneficiário e evite erros e fraudes.

Além disso, é necessário reforçar que é obrigatório o uso de caneta azul ou preta para realizar o preenchimento do cheque, isso se deve as cores que a máquina do banco entende.

Normalmente os seguintes passos devem ser seguidos para preencher o cheque sem preocupação:

  • Preencher o valor nominal do cheque, no local indicado como “R$”;
  • Na lacuna “Pague a quantia de", preencher por extenso o valor que deseja. Lembrando que deve ser correspondente ao valor preenchido inicialmente;
  • Preencher a organização ou indivíduo que será beneficiário do cheque;
  • No espaço destinado a localidade, escrever o nome da cidade e a data em que o cheque está sendo preenchido;
  • Assinar! Lembrando que sua assinatura deve ser a mesma que consta em seus demais documentos, incluindo aquele presente no contrato feito com o banco.