Diem, o ambicioso projeto de criptomoedas do Facebook, oficialmente não existe mais.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A associação por trás de Diem disse na segunda-feira (31) que está vendendo seus ativos e propriedade intelectual para o Silvergate Capital

O banco pagou US$ 182 milhões pelo projeto, liquidado por meio de uma combinação de ações e dinheiro.

A Silvergate disse que os ativos que comprou da Diem incluem ferramentas de desenvolvimento, implantação e operação para executar uma rede de pagamentos baseada em blockchain. 

Diem deveria ser uma alternativa de moeda estável (stablecoin), lastreada por uma “série de ativos de baixa volatilidade como depósitos bancários e ações de governos, emitidos em moedas de estáveis de bancos centrais respeitados”.

Mas o empreendimento, lançado pelo Facebook em 2019, ficou paralisado por pressões regulatórias.

Diem era visto como uma ameaça potencial ao dólar americano, já que a gigante da mídia social Facebook tem mais de 1,9 bilhão de usuários ativos. 

Preocupações com a falta de proteção à privacidade do usuário e temores de que isso pudesse atrapalhar a estabilidade financeira também atrapalharam o projeto.

Mesmo uma mudança do seu nome original Libra para Diem, um movimento para de alguma forma ajudá-lo a ganhar aceitação, não funcionou.

Primeiro, o projeto foi abandonado por grandes patrocinadores, incluindo Visa, Mastercard e PayPal. 

Depois, David Marcus, o executivo do Facebook que supervisiona os empreendimentos de criptomoedas, deixou a empresa no ano passado.

Diem disse que procurou os reguladores globais para obter feedback, o que ajudou o projeto a evoluir. Mas "ficou claro em nosso diálogo com os reguladores federais que o projeto não poderia avançar", disse o CEO Stuart Levey.

Quer Investir em Criptomoedas? Acesse aqui a Maior Corretora do Mundo.

Silvergate planeja uma stablecoin própria

O Silvergate é um dos poucos bancos tradicionais a se envolver com criptomoedas até agora.

O banco com sede em San Diego inicialmente fez parceria com Diem para emitir a stablecoin do Facebook. Agora, planeja assumir o projeto e avançar com seu próprio lançamento de stablecoin este ano. 

“Os engenheiros do Facebook que desenvolveram isso nos últimos dois anos são engenheiros verdadeiramente de classe mundial”, disse o CEO da Silvergate, Alan Lane , à CNBC.

“Estávamos trabalhando no ano passado com Diem e conhecemos a equipe muito bem, e não poderíamos estar mais animados para, essencialmente, assumir as rédeas e trazer uma stablecoin ao mercado, esperançosamente, ainda este ano”.

Lane disse que o objetivo da Silvergate é ampliar o uso diário de stablecoins, atreladas a ativos de reserva como o dólar, do cenário atual em que são usadas principalmente no comércio de criptomoedas.

"Onde vemos a oportunidade é criar uma stablecoin que possa ser usada por pessoas... para pagar por coisas", acrescentou.

Quando perguntado sobre o valor que a Silvergate atribui aos ativos de Diem, Lane disse: "Achamos que o valor potencial está fora dos gráficos quando pensamos em usar a tecnologia blockchain para pagamentos e remessas".

"É meio que a promessa original do bitcoin, mas as pessoas não querem gastar seu bitcoin com tudo isso. Mas a tecnologia blockchain está aqui, e achamos que é isso que uma stablecoin emitida pelo Silvergate pode fornecer."

Fonte: Business Insider

Quer Investir em Criptomoedas? Acesse aqui a Maior Corretora do Mundo.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.