O que é CGA?

A CGA (Certificação de Gestores ANBIMA) é uma certificação para profissionais que pretendem atuar na gestão de investimentos com recursos de terceiros.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O profissional detentor da CGA pode exercer suas habilidades por meio de modalidades de investimentos coletivos, como clubes de investimentos, fundos de investimentos, ou modalidades individuais, como carteiras administradas.

A CGA não é considerada uma certificação obrigatória pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), mas é obrigatória para os profissionais de organizações que atuam de acordo com o código da ANBIMA.

A ANBIMA foi fundada em 2009, através da união entre a Associação Nacional dos Bancos de Investimento (ANBID) e a Associação Nacional das Instituições do Mercado Financeiro (ANBIMA).

Dessa forma, a ANBIMA representa instituições como distribuidoras, bancos, administradoras, corretoras e gestoras, contendo cerca de 340 associados.

A associação atua de forma voluntária com auto-regulamentação, usando códigos de melhores práticas. Ela é considerada a principal organização que certifica os profissionais que atuam no mercado de capitais do Brasil.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como se tornar um Gestor credenciado ANBIMA?

A certificação CGA pode ser adquirida pelos profissionais através de uma prova objetiva. Entretanto, essa avaliação objetiva é dividida em duas etapas, sendo necessária a aprovação em ambos para obter a certificação.

Em cada etapa, o candidato precisa responder 60 questões em um intervalo de três horas, sendo necessário obter o aproveitamento mínimo de 70% da prova para conseguir a aprovação.

As provas devem ser realizadas de acordo com a disponibilidade de datas e locais informados no site da ANBIMA. Após a aprovação, é necessário realizar o registro junto a associação.

A calculadora HP12C pode ser usada para a realização das provas. A calculadora é o modelo tradicionalmente utilizado no mercado financeiro.

Para a realização da prova de cada etapa, é cobrada uma taxa de inscrição de R$ 573,00 para associados e R$ 688,00 para não associados.

Como é a prova para a certificação CGA?

Como já dito, a prova para CGA é formada por dois módulos, cada um com 60 questões. O exame exige um conhecimento específico de alto nível para a atuação de um gestor.

O conteúdo das provas é dividido da seguinte maneira: 

Módulo I:

Módulo II:

  • Teoria Moderna de Carteiras;
  • Modelos de Precificação;
  • Finanças Comportamentais;
  • Processo de Gestão e Política de Investimento (Investment Policy Statement – IPS);
  • Formação de Expectativas, Alocação de Ativos e Rebalanceamento;
  • Gestão de Carteiras – Renda Variável;
  • Gestão de Carteiras – Renda Fixa;
  • Investimentos Alternativos;
  • Avaliação de Desempenho;
  • Gestão de Risco.

Quanto ganha um profissional CGA?

A remuneração dos profissionais que atuam em gestoras de recursos costuma ser bastante variável.

Ao contrário de outros segmentos do mercado financeiro em que existe maior previsibilidade, as gestoras funcionam de maneira um pouco diferente.

As gestoras possuem como forma de captação de dinheiro, duas alternativas diferentes, sendo essas a taxa de administração e a taxa de performance.

A taxa de administração é fixa e geralmente gira em torno de 2% do patrimônio líquido da gestora. Sendo assim, quanto maior o valor administrado, maior será a remuneração de seus gestores.

Em virtude disso, o salário fixo de profissionais que trabalham em gestoras de recursos costuma ser baixo, pois varia de acordo com a produtividade e o montante captado pelo fundo.

Já a taxa de performance somente é captada quando a gestora atinge o benchmark, o valor é variável e costuma ser distribuído em forma de bônus.

A certificação CGA já foi obtida por mais de mil profissionais em todo o Brasil, concentrando grande parte de seus associados nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

Em relação à faixa etária dos profissionais certificados, a maior parte tem entre 31 e 35 anos.