O que é Cetip Certifica?

Cetip Certifica é uma espécie de selo que a Cetip dá às instituições financeiras qualificadas. Atualmente, com a fusão da Cetip junto da BM&F Bovespa, a B3 é que certifica, sendo que o nome foi alterado para: Certifica.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Através dessa certificação, o investidor tem mais segurança em comprar ou negociar os produtos de renda fixa em questão.

De qualquer forma o selo Cetip Certifica não é obrigatório, mas dá a instituição que o detém, uma imagem melhor no mercado, mais destaque e prestígio.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Cetip Certifica na prática

A Cetip Certifica é um selo que mostra a qualidade e segurança dos investimentos que determinada instituição financeira oferece.

Desde CDB (Certificado de Depósito Bancário), LCI (Letra de Crédito Imobiliário), LCA (Letra de Crédito do Agronegócio), Debêntures e demais títulos de renda fixa  são passíveis de receber o selo.

Tudo isso gera mais estabilidade no mercado. Saber que uma empresa que além de certificar as instituições e os produtos, também faz a custódia e intermediação é algo que gera mais segurança.

Vale destacar que a Cetip é uma instituição que trabalha sob supervisão da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e outras entidades da área.

Benefícios do Cetip Certifica

Ao identificar que existem produtos certificados pela Cetip e outros que não, a tendência natural do investidor é procurar aqueles que possuem o Cetip Certifica.

O selo aparentemente é algo simbólico, mas como estamos tratando de uma empresa que possui certo renome, o selo é muito importante e dá destaque aos ativos.

Desse modo o investidor que vai optar por tais produtos de renda fixa tem a ganhar com a segurança e estabilidade e a instituição que está oferecendo pode trabalhar com taxas mais interessantes.

Uma das formas naturais de atrair mais clientes e investidores às instituições financeiras é trabalhando as taxas. Tanto as taxas de linha de crédito quanto de investimentos.

Os bancos e demais empresas financeiras, geralmente precisam de dinheiro depositado, para conseguir trabalhar os recursos e levantar mais dinheiro.

Ou seja, o banco empresta o dinheiro depositado pelo cliente e cobra juros. Desse modo, o banco ganha o spread entre o juro que ele cobra do outro cliente e o juro que ele paga para a pessoa que tem depósitos.

Para atrair mais dinheiro, o banco pode oferecer taxas maiores de rentabilidade em seus investimentos e reduzir os juros cobrados em empréstimos e demais linhas de crédito.

Mas, com a Cetip Certifica, o banco pode conseguir mais dinheiro de forma mais fácil, uma vez que os investidores vão se sentir mais seguros em comprar produtos de lá.

Assim, se os rendimentos eram elevados, agora eles podem ser menores. Um banco com o selo da Cetip Certifica tem mais condições de conseguir mais investidores e lucrar mais com suas operações de crédito.

Transparência e segurança da Cetip Certifica

Além da segurança e transparência, a instituição que detém o selo da Cetip Certifica contará com o registro dos ativos na Cetip.

Mesmo que a instituição venha a falir, ou que a corretora que fez a intermediação entre o cliente e o CDB, venha a falir também, os ativos ficarão sob custódia da Cetip.

Se o pior acontecer, dá para alterar a custódia de seus ativos para outra instituição, uma vez que o registro dos investimentos está na Cetip.