O que é Certificado de Depósito?

Um dos investimentos mais oferecidos pelos bancos são os Certificados de Depósito. Dentre esses Certificados de Depósito existem vários tipos, como o CDB (Certificado de Depósito Bancário).

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Esses Certificados de Depósito geralmente são oferecidos como uma das primeiras formas de investimento ou serviço, mas também são encontrados dentro da renda variável.

A variedade de Certificados de Depósito é grande. Existem certificados referentes a transações entre bancos, correntistas e até referente ao mercado de ações.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Tipos de Certificados de Depósito

Dentre dos tipos de Certificados de Depósito existem quatro que são os principais:

CDB

O CDB é um dos principais investimentos que os bancos oferecem aos seus clientes. A rentabilidade do CDB pode variar bastante, mas geralmente está entre as taxas pós-fixadas e pré-fixadas.

O vencimento do CDB também pode viária bastante. Existe CDB com liquidez diária, onde o investidor pode resgatar a qualquer momento.

Já outros CDBs são líquidos só no vencimento. Dependendo do vencimento do CDB a rentabilidade atrelada a taxa pode ser maior.

Por exemplo: CDB com vencimento em cinco anos pode render uma taxa maior do que o CDB com vencimento em dois anos.

CDB também é um dos produtos financeiros mais acessíveis dos bancos. Existem bancos que oferecem o CDB com o investimento inicial em R$ 1,00.

Com os recursos que entram através do CDB, os bancos conseguem liberar capital para operações de linha de crédito e derivados.

O CDB também conta com a proteção do FGC (Fundo Garantidor de Crédito). O FGC faz a garantia de até 250 mil reais por CPF e instituição caso o banco de origem do seu CDB fizer parte do FGC.

CDI

O CDI (Certificado de Depósito Interbancário), é utilizado pelos bancos para empresas valores entre as instituições.

O banco não pode ficar sem saldo, ou com o saldo negativo de um dia para outro. Com o intuito de não descumprir uma obrigação, as instituições emprestam dinheiro entre elas.

Desse modo, todos os bancos e instituições ficam legalizados e com saldo em conta. Vale destacar que o CDI mencionado aqui não é referente à taxa.

A taxa CDI é utilizada tanto para remunerar investimentos quanto para cobrar juros de clientes e outros bancos. A taxa CDI segue de perto as oscilações da taxa Selic.

CDA

Os Certificados de Ações, ou Units, são ações negociadas em bolsa de valores. Às vezes, dentro do mercado de ações, algumas empresas possuem diferentes tipos de ações.

A empresa pode contar com ações preferenciais e ordinárias. Ao realizar uma assembleia com os seus acionistas, a companhia pode definir a criação de Units das ações.

Assim, ao invés de comprar só ordinárias ou preferenciais, o investidor poderá adquirir a Unit da empresa. Dentro dessa Unit terá uma composição de preferenciais e ordinárias.

Pode ser duas preferências e uma ordinária, ou diferentes composições. Uma ação quando é Unit, carrega o número 11 ao final do ticker. Exemplos: TAEE11, SANB11 entre outras ações.

CDF

Por último nós temos o Certificado de Depósito Financeiro. Esse certificado nada mais é do que as transações realizadas por correntistas dos bancos.

Ao fazer uma transferência para outro correntista de outro banco, você está gerando um Certificado de Depósito Financeiro.

O CDF ocorre tanto para correntistas do mesmo banco quando para correntistas de diferentes bancos.