O que é CEPAL?

CEPAL é uma sigla para Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe. A comissão foi constituída em 1948. A comissão faz parte da ONU (Organização das Nações Unidas).

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O CEPAL integra a grande maioria das nações da América Latina e central, além de participantes da Europa e da América do Norte.

Sendo que uma das prerrogativas da CEPAL está no monitoramento das políticas de desenvolvimento econômico da região sul da América.

A sede da comissão fica na cidade de Santiago no Chile.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

CEPAL na Prática

Através de suas ações de integração e promoção do desenvolvimento econômico, a CEPAL consegue realizar estudos e análises referentes à economia da América Latina e da região do Caribe.

A cada dois anos, os especialistas que compõem ministérios de cada país que fazem parte da CEPAL se reúnem para tratar de assuntos econômicos e avaliar os resultados do último biênio.

Cada uma dessas reuniões ocorre em um país diferente. Sendo que os assuntos tratados são de interesse da região, dos países que fazem parte além do mundo.

Como a globalização é algo que faz parte de todos os países, as comissões como a CEPAL são de extrema importância.

A CEPAL tem relevância no contexto econômico da região sul-americana, uma vez que técnicos dos países se reúnem e trocam informações a respeito dos temas econômicos de desenvolvimento.

Inclusive há participação do FMI (Fundo Monetário Internacional), OEA (Organização dos Estados da América), e BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

Como o alcance a os interesses dentro da CEPAL são relevantes, a comissão tem grande importância.

CEPAL e a economia sul-americana

Um dos grandes benefícios da CEPAL para a economia sul-americana é a troca de informação junto de outros países que não fazem parte da América do Sul.

Além da troca de experiências, o fato de haver a participação do BID, FMI e da OEA ajuda a fomentar a busca por novos financiamentos e aprovação de projetos.

A América do Sul e a região do caribe são carentes de recursos e precisam fazer mais investimentos, principalmente na área de desenvolvimento social.

A CEPAL vem colaborando bastante nesta área, integrando a região e compartilhando conhecimento, projetos e recursos.

Divisão de trabalho da CEPAL

A comissão possui organização, sendo que a segmentos da comissão que desenvolvem trabalhos específicos em determinadas área, como:

  • Desenvolvimento Econômico;
  • Desenvolvimento Social;
  • Estatísticas;
  • CELADE - Divisão de População;
  • Comércio Internacional e Integração;
  • Planejamento Econômico e Social (ILPES);
  • Desenvolvimento Produtivo e Empresarial;
  • Desenvolvimento Sustentável e Assentamentos Humanos;
  • Recursos Naturais;
  • Assuntos de Género;
  • Planejamento de Programas e Operações;
  • Publicações e Serviços de Internet.

Dentre todas as áreas aquelas que mais se destacam é a desenvolvimento econômico e desenvolvimento social

A CEPAL tem por objetivo construir desenvolvimento econômico nos países membros de forma sustentável e visando o longo prazo.

Para alcançar tal objetivo, a CEPAL trabalha com a análise macroeconômica e acompanhamento sistêmico e político. Desse modo, a CEPAL consegue ajudar os países membros.

Já o Desenvolvimento Social vem da missão de promover o crescimento regional como foco na igualdade.

Aliás, a igualdade é um tema muito abordado no mundo como um todo, não só na América Latina e no caribe.

Questões como distribuição de renda, combate à pobreza e a criação de oportunidades para os jovens são temas abordados pelo segmento de desenvolvimento social da CEPAL.