O que é CEO?

CEO, ou Chief Executive Officer, na tradução livre significa: diretor executivo, é a função mais relevante dentro de uma empresa.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Excluindo os sócios e proprietários da companhia, o CEO é aquele que possui a maior importância dentro da empresa.

Será através do CEO que as estratégias da empresa serão formuladas e colocadas em prática. O CEO tem uma função extremamente estratégica dentro de uma organização.

Dentro de uma firma, o CEO vai trabalhar com os funcionários, executivos e demais colaboradores com o intuito de integrar e dar performance à companhia.

A função do CEO possui pressão elevada, uma vez que se os resultados não aparecerem, é bem provável que o CEO seja desligado de suas funções.

Se por um lado o salário e até os benefícios de um SEO são extremamente interessantes, do outro lado sua função é coberta por pressão e expectativa.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

CEO na Prática

No mundo dos negócios já existiram e existem CEOs marcantes, como Steve Jobs, o seu sucessor na Apple Tim Cook, Jeff Bezos, Mark Zuckerberg, Bill Gates e várias outras personalidades.

Todos esses profissionais inspiraram e ainda inspiram pessoas da área. A carreira de cada um desses profissionais tem sua relevância no contexto econômico e empresarial.

Como referência, o CEO precisa desempenhar a função de dar uma “cara” à companhia e ao negócio em si.

O Facebook, Microsoft, Apple, Amazon e demais empresas possuem suas características bem marcantes.

Cada uma dessas empresas recebeu de seus respectivos CEOs toda a importância e o foco que o negócio merece.

Desse modo, os resultados estão aí. Quase como se fosse arte, os CEO de tais empresas conduziram as companhias para se tornarem líderes de seus segmentos.

Em outras palavras, um bom CEO constrói valor e valoriza a marca da empresa, tendo o poder de transformar uma marca em um negócio de valor.

Benefícios do CEO

Um dos benefícios mais perceptíveis do CEO é a liderança. Será através do CEO que as diretrizes da empresa serão estabelecidas.

Será através das orientações que parte do CEO que os demais colaboradores da firma vão se orientar em desenvolver os seus respectivos trabalhos.

Ou seja, o CEO além de agregar valor precisa entregar organização. O CEO também beneficia os funcionários e transforma o ambiente em algo mais simpático para todos.

O CEO não vai conseguir acertar sempre, mas sem o profissional capaz de executar suas funções, uma empresa terá sérias dificuldades em colocar em prática uma missão ou os seus objetivos.

CEO e Resultado

O trabalho do CEO está intrinsecamente ligado ao resultado. Uma empresa que não consegue emplacar bons resultados, provavelmente conta com um CEO incapaz de performar.

Todos os CEO já mencionados entregaram desempenhos muito bons nas empresas que trabalhavam.

A Microsoft, por exemplo, vem se valorizando em mais de 208.000% desde 1986. Já a Amazon vem registrando valorização de 176.000% desde 1997.

A própria Apple vem se valorizando em mais de 100.725% desde 1981. Se não fossem pelos seus CEO, tais companhias provavelmente teriam sérias dificuldades para conseguir emplacar tamanho resultado em poucos anos.

Só para ter uma ideia, se o investidor tivesse comprado um dólar em ações da Microsoft lá em 1986, hoje a pessoa teria mais de 208 mil dólares.

Convertendo o valor para reais (multiplicando por cinco) e depois aplicando uma rentabilidade bruta de 2% ao ano, o investidor teria anualmente, uma renda de R$ 20.800,00.

Tudo isso com o investimento de um dólar lá em 1986.