O que é CDS Brasil?

O CDS é uma sigla para: Credit Default Swap na tradução livre é: Troca de Inadimplência de Crédito.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O CDS Brasil nada mais é do que um seguro para linhas de crédito. Quando um banco faz a compra de uma linha de crédito ou ele mesmo constrói uma, essa instituição pode contratar o CDS.

Desse modo, caso haja inadimplência, a instituição financeira consegue acionar o CDS e assim, haverá o ressarcimento.

Vale destacar que o CDS pode ser encerrado caso o banco receba os valores pendentes referentes à linha de crédito, ou caso seja pago a diferença entre o preço de emissão da linha de crédito e o seu valor de mercado.

Ao contratar o CDS, o banco pagará periodicamente prêmios para a instituição responsável pelo “seguro”.  Esses prêmios recorrentes servem para a manutenção do contrato.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

CDS Brasil na Prática

Vamos supor que um banco está construindo uma linha de crédito. Dentro desses empréstimos e financiamentos existem bons pagadores, mas ainda sim, o banco tem receio da inadimplência.

Assim, o banco resolve contratar uma instituição para assegurar a linha de crédito. Esse seguro funciona da seguinte forma: havendo a inadimplência, a instituição vai pagar um prêmio ao banco compensando as eventuais perdas.

Mas para isso, o banco precisa pagar a instituição que vai assegurar a linha de crédito, prêmios recorrentes.

Esses prêmios funcionam como uma forma de remunerar a instituição que está correndo o risco de ter que reembolsar o banco em caso de inadimplência.

Como estamos tratando de uma linha de crédito de bons pagadores, é bem possível que a instituição que vai assegurar os títulos não cobrará valores elevados, uma vez que o risco é baixo.

Ou seja, caso fosse uma linha de crédito mais preocupante, de maus pagadores, a seguradora poderia exigir pagamentos maiores ou até, evitar realizar o seguro.

Ao definir todos os pontos e efetivar a contratação do CDS, o banco fica mais tranquilo com relação à inadimplência e a seguradora vai embolsar os prêmios e caso seja necessário, a mesma pode vir a compensar eventuais perdas do banco.

Vantagens o CDS Brasil

O CDS é um derivativo, uma vez que ele deriva de papéis de renda fixa, de linhas de crédito. O CDS tem a vantagem de trazer mais segurança para o sistema financeiro.

É notório que os bancos possuem nos empréstimos, financiamentos e demais linhas de crédito a sua principal fonte de renda.

Geralmente, as linhas de crédito ocorrem com os valores que os investidores e correntistas do banco deixam na conta.

Esse capital é utilizado pelo banco e o mesmo lucra em cima. Havendo a inadimplência e sem uma contrapartida, o banco simplesmente pode quebrar.

O CDS traz a presença dessa instituição que funcionará como uma seguradora e desse título que poderá ser acionado em caso de perdas.

Desse modo o sistema financeiro ganha com mais segurança.

Desvantagens do CDS Brasil

Além do Brasil, em outros países o CDS é utilizado amplamente. Uma desvantagem relacionada ao não pagamento ou compensação menor referente ao CDS.

O que pode acontecer é que a instituição seguradora pode deixar de pagar o prêmio caso o banco reconheça alguma perda.

Isso pode trazer prejuízos à instituição financeira, aos clientes e todo o sistema. Vale destacar que os próprios profissionais que trabalham em tais seguradoras também podem desempenhar as funções de forma inapropriada.

O setor financeiro muitas vezes oferece comissões e bônus aos seus agentes. Uma seguradora que possui um bom profissional que consegue muitos prêmios com o CDS pode acabar sendo beneficiada.

Isso pode gerar problemas caso o profissional não faça uma boa análise referente aos créditos que a seguradora vai cobrir. Coisa similar ocorreu na crise hipotecária de 2008 nos Estados Unidos e quase quebrou a empresa American International Group (AIG).