O que é o CDC?
O CDC, ou Crédito Direto ao Consumidor, é uma linha de crédito destinada ao consumo. Os bancos e empresas oferecem o CDC aos seus clientes com o intuito de fomentar o consumo.
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A ideia por trás do CDC é bem simples e bastante comum. Praticamente todas as empresas de varejo, como as Casas Bahia, Lojas Americanas, Ponto Frio entre outras, possuem linhas de crédito ao consumidor.
Essas linhas de crédito dão a possibilidade do cliente adquirir produtos que antes seriam difíceis de comprar à vista.
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CDC na Prática
Vamos supor que o cliente XXX foi até um grande comércio de eletrônicos. Esse comércio possui o seu próprio CDC.
O cliente ao avistar os produtos, vê um computador com valor de R$ 5.000,00. A quantia elevada para a compra a vista desencoraja clientes.
Mas, um dos atendentes oferece a possibilidade de fazer uma linha de crédito, por meio de um CDC e assim, parcelar os R$ 5.000,00 em até 24 parcelas.
Acrescendo os juros mensais, o valor de cada parcela fica em R$ 250,00 ou R$ 6.000,00 no valor final.
Com parcelas pequenas, bem inferiores ao valor avista, o cliente se sente encorajado a comprar o produto e encerra o negócio.
Como existem vários produtos que possuem valores elevados, o CDC no Brasil é algo importante e essencial para o giro da economia e do comércio.
Vale destacar que financiamento de carros e demais veículos também podem ser considerados uma espécie de CDC.
Tanto bancos quanto as concessionárias trabalham com esse tipo de linha de crédito.
Vantagens do CDC
Realizar a venda de produtos de alto valor pode contribuir com a melhora das margens da empresa.
Produtos de preço menor, que podem ser adquiridos à vista, geralmente contam com margens exprimidas, sendo pouco interessantes para as empresas.
Mas, aqueles produtos de valores maiores, são bem mais interessantes e podem gerar boas margens aos comércios.
Contar com o CDC para facilitar as vendas aos clientes é uma ótima estratégia. Outro ponto que favorece o CDC são os juros e demais encargos que a empresa pode ganhar.
Além de vender o produto, o comércio consegue arrecadar com os juros cobrados em cima da linha de crédito.
No exemplo feito, o cliente pagará R$ 1.000,00 a mais. Esse valor se refere somente ao juro, ou seja, é tudo ganho para a empresa.
Para ambos os lados, o CDC é muito bom. Do lado do comerciante o mesmo ganhará mais dinheiro.
Já o consumidor poderá comprar produtos e serviços que antes não seriam possíveis. Hoje o CDC possui modalidades onde bens que possuem valor alto, acabam se tornando mais acessíveis.
É só olhar os financiamentos de carro. Não faz muito tempo que o financiamento de carro permitiu uma operação em 60 parcelas, ou cinco anos.
Desvantagens do CDC
A principal desvantagem é a inadimplência. Tanto para aquele que está utilizando o CDC quanto para o comerciante.
Em uma situação onde a empresa não fez uma boa análise de crédito e acabou liberando o CDC para uma pessoa com problemas financeiros, a possibilidade de registrar uma inadimplência é alta.
Além de ter problemas para solicitar o produto de volta, ou cobrar a dívida, a empresa ainda terá que arcar com eventuais custos processuais ou operacionais.
Já o cliente poderá ter o seu nome negativado, dificultando ainda mais uma eventual aquisição de linha de crédito ou possíveis compras.
Outro lado que é uma desvantagem do CDC são seus juros. Clientes mais conservadores até podem achar a possibilidade de comprar parcelado interessante.
Mas ao analisar os juros e demais encargos cobrados no CDC, podem acabar desistindo do negócio.
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