O que é o CDC?

O CDC, ou Crédito Direto ao Consumidor, é uma linha de crédito destinada ao consumo. Os bancos e empresas oferecem o CDC aos seus clientes com o intuito de fomentar o consumo.

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A ideia por trás do CDC é bem simples e bastante comum. Praticamente todas as empresas de varejo, como as Casas Bahia, Lojas Americanas, Ponto Frio entre outras, possuem linhas de crédito ao consumidor.

Essas linhas de crédito dão a possibilidade do cliente adquirir produtos que antes seriam difíceis de comprar à vista.

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CDC na Prática

Vamos supor que o cliente XXX foi até um grande comércio de eletrônicos. Esse comércio possui o seu próprio CDC.

O cliente ao avistar os produtos, vê um computador com valor de R$ 5.000,00. A quantia elevada para a compra a vista desencoraja clientes.

Mas, um dos atendentes oferece a possibilidade de fazer uma linha de crédito, por meio de um CDC e assim, parcelar os R$ 5.000,00 em até 24 parcelas.

Acrescendo os juros mensais, o valor de cada parcela fica em R$ 250,00 ou R$ 6.000,00 no valor final.

Com parcelas pequenas, bem inferiores ao valor avista, o cliente se sente encorajado a comprar o produto e encerra o negócio.

Como existem vários produtos que possuem valores elevados, o CDC no Brasil é algo importante e essencial para o giro da economia e do comércio.

Vale destacar que financiamento de carros e demais veículos também podem ser considerados uma espécie de CDC.

Tanto bancos quanto as concessionárias trabalham com esse tipo de linha de crédito.

Vantagens do CDC

Realizar a venda de produtos de alto valor pode contribuir com a melhora das margens da empresa.

Produtos de preço menor, que podem ser adquiridos à vista, geralmente contam com margens exprimidas, sendo pouco interessantes para as empresas.

Mas, aqueles produtos de valores maiores, são bem mais interessantes e podem gerar boas margens aos comércios.

Contar com o CDC para facilitar as vendas aos clientes é uma ótima estratégia. Outro ponto que favorece o CDC são os juros e demais encargos que a empresa pode ganhar.

Além de vender o produto, o comércio consegue arrecadar com os juros cobrados em cima da linha de crédito.

No exemplo feito, o cliente pagará R$ 1.000,00 a mais. Esse valor se refere somente ao juro, ou seja, é tudo ganho para a empresa.

Para ambos os lados, o CDC é muito bom. Do lado do comerciante o mesmo ganhará mais dinheiro.

Já o consumidor poderá comprar produtos e serviços que antes não seriam possíveis. Hoje o CDC possui modalidades onde bens que possuem valor alto, acabam se tornando mais acessíveis.

É só olhar os financiamentos de carro. Não faz muito tempo que o financiamento de carro permitiu uma operação em 60 parcelas, ou cinco anos.

Desvantagens do CDC

A principal desvantagem é a inadimplência. Tanto para aquele que está utilizando o CDC quanto para o comerciante.

Em uma situação onde a empresa não fez uma boa análise de crédito e acabou liberando o CDC para uma pessoa com problemas financeiros, a possibilidade de registrar uma inadimplência é alta.

Além de ter problemas para solicitar o produto de volta, ou cobrar a dívida, a empresa ainda terá que arcar com eventuais custos processuais ou operacionais.

Já o cliente poderá ter o seu nome negativado, dificultando ainda mais uma eventual aquisição de linha de crédito ou possíveis compras.

Outro lado que é uma desvantagem do CDC são seus juros. Clientes mais conservadores até podem achar a possibilidade de comprar parcelado interessante.

Mas ao analisar os juros e demais encargos cobrados no CDC, podem acabar desistindo do negócio.