O que é o CDB?

O CDB, ou Certificado de Depósito Bancário, é um dos mais tradicionais títulos de renda fixa do Brasil. Os bancos são as instituições financeiras que emitem o CDB.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Ao abrir a conta em qualquer banco, um dos primeiros investimentos oferecidos é o CDB. O rendimento atrelado ao CDB costuma ser pós-fixado ou pré-fixado.

Por ser uma das formas mais simples e tradicionais de investimento, o CDB é um produto financeiro bem acessível.

Existem bancos que oferecem o CDB a partir de R$ 1,00. Sendo que o vencimento do título pode ser longo, ou até com liquidez diária.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

CDB na prática

O banco tem o interesse em emitir o CDB para seus clientes e eventuais investidores, devido à captação de recursos a um bom preço.

O CDB muitas vezes rende uma taxa do CDI (Certificado de Depósito Interbancário) ou juro prefixado.

Dessa forma, a rentabilidade do papel é controlada pelo banco que por sua vez vende produtos com taxas maiores. Ganhando dinheiro através do spread.

Esses produtos são os financiamentos, empréstimos, linhas de capital de giro e outros. Como o custo com o CDB é baixo, a rentabilidade do banco em cima dessas linhas de crédito é grande.

Já o investidor tem a possibilidade de deixar os recursos depositados junto ao banco e esses valores são remunerados diariamente conforme a rentabilidade do produto.

Para as duas partes do negócio, o CDB é um produto interessante. Outro ponto que é importante ficar atento é o vencimento do CDB.

Vários bancos oferecem duas alternativas:

  • Liquidez diária;
  • Liquidez no vencimento.

Quando o CDB possui liquidez diária, o investidor tem como resgatar o valor a qualquer momento.

Esse CDB é mais interessante para aqueles valores que serão utilizados no curto prazo. Já o CDB com liquidez no vencimento é mais interessante para aplicações de longo prazo.

Outro detalhe: o CDB com vencimento mais longo, geralmente oferece as taxas mais atraentes. Ou seja, o CDB com vencimento em um ano, geralmente oferece 110% do DI.

Já um CDB com vencimento em três anos, ou mais, pode render 130% do DI, ou mais, dependendo da instituição financeira.

Bancos que precisam dos recursos, muitas vezes oferecem taxas muito maiores nos CDBs com vencimento mais longo.

Assim o investidor permanece aplicado e o banco tem mais tempo para trabalhar o dinheiro.

Vantagens do CDB

Uma das grandes vantagens do CDB é a garantia do FGC (Fundo Garantidor de Crédito). Com a garantia sobre valores de até 250 mil reais por instituição e CPF, o CDB é um ativo seguro.

A rentabilidade do CDB também é algo atraente. Comparado a opções como o Tesouro Selic, existem CDBs com rendimentos de até 110% do DI e com liquidez diária.

Ou seja, o investidor tem mais ganho e permanece com a vantagem da liquidez. Um banco que oferece tal taxa é o Sofisa.

Desvantagens do CDB

O Imposto de Renda e o IOF (Imposto sobre Operação Financeira) são dois tributos que reduzem significativamente a rentabilidade do CDB.

Um investidor que permanecer menos de 30 dias aplicados em um CDB, terá a retenção de IOF e IR sobre os rendimentos.

A retenção de IOF pode chegar aos 96%, caso o investimento seja resgatado em um dia. Se o valor for liquidado dentro de 29 dias, a redenção cai para 3%.

Já o imposto de renda funciona da seguinte forma:

  • Até 180 dias - 22,5%;
  • De 181 a 360 dias - 20%;
  • De 361 a 720 dias - 17,5%;
  • Acima de 720 dias - 15%.

Observando os impostos e suas alíquotas, o investimento de curto prazo em CDB pode render menos do que os valores aplicados em poupança, por exemplo.