O que é CCAPM?

O CCAPM, Consumption Capital Asset Pricing Model, ou em português: Modelo de precificação de ativos de capital de consumo é um indicador utilizado para avaliar qual é o retorno de um ativo.

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A fórmula do CCAPM é bem similar ao do CAPM, sendo que o beta é a única diferença entre as variáveis que fazem parte do cálculo. A fórmula do CCAPM é:

R=Rf​+βc​(Rm​−Rf​)

Onde:

  • R.

Vai mostrar o possível resultado financeiro do ativo alvo.

  • Rf.

É a taxa livre de risco. Um bom indicador para ser utilizado como taxa livre de risco é a Selic. Os investimentos que rendem Selic, ou algo próximo geralmente não possuem riscos.

  • βc.

O Beta é a representação do consumo. Diferente do CAPM, no CCAPM nós utilizamos o consumo como Beta.

  • Rm.

Por último, nós temos o indicador que representa o retorno médio da bolsa de valores. Vamos considerar aqui o Ibovespa.

O resultado do CCAPM dirá se a empresa em questão entregará um bom resultado ou não.

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CCAPM na Prática

Para conseguir extrair o resultado e alcançar o CCAPM, você precisa dos números referentes a cada um dos indicadores.

Então vamos supor a seguinte situação: Uma empresa chamada XXX possui uma taxa de consumo de 4%, a Selic está em 2% ao ano e o Ibovespa dos últimos 12 meses está em 7%.

Com esses indicadores em mãos, o cálculo fica assim:

R= 2+4(7-2)

R= 22

Com o resultado de 22, nós encontramos um CCAPM muito interessante para a empresa XXX. 

Baseado na taxa de consumo em 4%, esse aumento poderia gerar um retorno de 22% ao ano (considerando os demais indicadores).

É claro que para conseguir definir se o CCAPM é realmente bom ou não, você precisa fazer a comparação do resultado com o resultado de outras empresas semelhantes.

A partir da comparação, você poderá definir melhor se vale a pena investir ou não. 

Em uma primeira análise, fica claro que um eventual resultado de 22% da empresa XXX, é um ganho muito maior do que os 2% da Selic ou os 7% do Ibovespa.

Vale destacar ainda que o CAPM possui mais utilidade com empresas negociadas em bolsa de valores uma vez que há como avaliar o beta (que no CAPM é a volatilidade).

Já o CCAPM possui o beta no consumo, sendo mais interessante utilizá-lo em empresas de capital fechado. 

Não há restrições quanto a utilização do CCAPM para empresas de capital aberto. .

CCAPM um indicador simples

Como o CCAPM é um indicador simples, a utilização só dele não vai lhe ajudar na avaliação de um investimento.

Se você pretende reduzir os erros com os seus investimentos, é preciso usar mais indicadores.

Bons indicadores que podem ser utilizados junto do CCAPM são:

Outra forma de utilizar o  CCAPM em sua análise é através da comparação dos resultados com outras empresas do mesmo setor.

Mas ao utilizar de forma única e sem buscar o histórico do ativo em questão, o CCAPM pode acabar lhe enganando.

Comparação entre o CCAPM e CAPM

Como mencionado, CCAPM não é o único indicador utilizado para avaliar se um ativo possui um bom retorno ou não.

O CAPM é uma versão bem similar do CCAPM, porém, no caso do CAPM o beta é a volatilidade.

Teoricamente, os ativos que possuem mais oscilação em seus preços podem gerar os maiores retornos.

A ideia é similar no consumo também. Quanto maior for o beta de consumo, maiores são as expectativas para o aumento de produção e geração de riquezas.

Sendo que a grande diferença entre o CCAPM e o CAPM fica por conta do beta.

É o beta que vai mostrar a capacidade de retorno da empresa mediante os indicadores de mercado (taxa de juro e a média do mercado).