O que é CCAPM?
O CCAPM, Consumption Capital Asset Pricing Model, ou em português: Modelo de precificação de ativos de capital de consumo é um indicador utilizado para avaliar qual é o retorno de um ativo.
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A fórmula do CCAPM é bem similar ao do CAPM, sendo que o beta é a única diferença entre as variáveis que fazem parte do cálculo. A fórmula do CCAPM é:
R=Rf+βc(Rm−Rf)
Onde:
- R.
Vai mostrar o possível resultado financeiro do ativo alvo.
- Rf.
É a taxa livre de risco. Um bom indicador para ser utilizado como taxa livre de risco é a Selic. Os investimentos que rendem Selic, ou algo próximo geralmente não possuem riscos.
- βc.
O Beta é a representação do consumo. Diferente do CAPM, no CCAPM nós utilizamos o consumo como Beta.
- Rm.
Por último, nós temos o indicador que representa o retorno médio da bolsa de valores. Vamos considerar aqui o Ibovespa.
O resultado do CCAPM dirá se a empresa em questão entregará um bom resultado ou não.
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CCAPM na Prática
Para conseguir extrair o resultado e alcançar o CCAPM, você precisa dos números referentes a cada um dos indicadores.
Então vamos supor a seguinte situação: Uma empresa chamada XXX possui uma taxa de consumo de 4%, a Selic está em 2% ao ano e o Ibovespa dos últimos 12 meses está em 7%.
Com esses indicadores em mãos, o cálculo fica assim:
R= 2+4(7-2)
R= 22
Com o resultado de 22, nós encontramos um CCAPM muito interessante para a empresa XXX.
Baseado na taxa de consumo em 4%, esse aumento poderia gerar um retorno de 22% ao ano (considerando os demais indicadores).
É claro que para conseguir definir se o CCAPM é realmente bom ou não, você precisa fazer a comparação do resultado com o resultado de outras empresas semelhantes.
A partir da comparação, você poderá definir melhor se vale a pena investir ou não.
Em uma primeira análise, fica claro que um eventual resultado de 22% da empresa XXX, é um ganho muito maior do que os 2% da Selic ou os 7% do Ibovespa.
Vale destacar ainda que o CAPM possui mais utilidade com empresas negociadas em bolsa de valores uma vez que há como avaliar o beta (que no CAPM é a volatilidade).
Já o CCAPM possui o beta no consumo, sendo mais interessante utilizá-lo em empresas de capital fechado.
Não há restrições quanto a utilização do CCAPM para empresas de capital aberto. .
CCAPM um indicador simples
Como o CCAPM é um indicador simples, a utilização só dele não vai lhe ajudar na avaliação de um investimento.
Se você pretende reduzir os erros com os seus investimentos, é preciso usar mais indicadores.
Bons indicadores que podem ser utilizados junto do CCAPM são:
- Líquidez corrente;
- Endividamento;
- Margem Líquida;
- Margem EBITDA;
- Entre outros.
Outra forma de utilizar o CCAPM em sua análise é através da comparação dos resultados com outras empresas do mesmo setor.
Mas ao utilizar de forma única e sem buscar o histórico do ativo em questão, o CCAPM pode acabar lhe enganando.
Comparação entre o CCAPM e CAPM
Como mencionado, CCAPM não é o único indicador utilizado para avaliar se um ativo possui um bom retorno ou não.
O CAPM é uma versão bem similar do CCAPM, porém, no caso do CAPM o beta é a volatilidade.
Teoricamente, os ativos que possuem mais oscilação em seus preços podem gerar os maiores retornos.
A ideia é similar no consumo também. Quanto maior for o beta de consumo, maiores são as expectativas para o aumento de produção e geração de riquezas.
Sendo que a grande diferença entre o CCAPM e o CAPM fica por conta do beta.
É o beta que vai mostrar a capacidade de retorno da empresa mediante os indicadores de mercado (taxa de juro e a média do mercado).