O que é CBOT?

No século 19, em Chicago nos Estados Unidos, foi criada a Chicago Board of Trade, ou a Bolsa de Chicago, CBOT.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Em seu início a CBOT realizava a intermediação entre commodities, principalmente dos agricultores da região.

Posteriormente a CBOT começou a negociar outras coisas, oferecendo opções no mercado futuro e em ouro.

A CBOT existe até hoje, sendo que através da bolsa de valores os investidores conseguem negociar soluções no mercado futuro e derivativos.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona a CBOT?

Realizando uma breve comparação, antes da fusão entre BM&F e a bolsa de São Paulo, Bovespa, a BM&F era responsável pelas operações no mercado futuro no Brasil.

Similar ao que acontece com a CBOT nos Estados Unidos. Porém, até hoje a CBOT ainda trabalha de forma separada na bolsa de Nova York, por exemplo.

O grupo que controla a CBOT, o CME Group, ou Chicago Mercantile Exchange, também possui controle sobre outras bolsas como:

  • Commodities Exchange (COMEX)
  • New York Mercantile Exchange (NYMEX)

Além de manter uma parceria com a B3. Tudo isso acaba tornando a CME Group uma das maiores bolsas de todo o mundo.

Sendo assim, quando você negociar contratos futuros ou derivativos, provavelmente as suas negociações estarão influenciando preços na CBOT.

Historia da CBOT

Em 1848 foi criada a CBOT com o intuito de oferecer um pouco mais de previsibilidade nos preços de alguns produtos agrícolas, como era o caso do milho, soja e trigo.

Trabalhar com produtos agrícolas nunca foi uma tarefa fácil. A possibilidade de perder safras ou acabar vendendo a produção a um preço baixo deixava qualquer agricultor preocupado.

Com a CBOT, havia a possibilidade de negociar preços antes e assim, fechar bons negócios assegurando uma margem mínima de lucro.

Poucos anos após o início da CBOT, em 1865, a bolsa começou a negociar contratos futuros. Com essa mudança, ano após ano, a CBOT foi se consolidando na região e no país como uma das principais bolsas de valores.

Já em 1925 a CBOT criou sua própria comissão para trabalhar questões regulatórias e de boas práticas.

Assim a CBOT dava início a uma nova era dentro do mercado financeiro. Com a Board of Trade Clearing Corporation a CBOT se tornou um ambiente mais seguro.

Conforme os anos foram passando o mercado de futuros e commodities ganhou tração pelo mundo. Principalmente devido a globalização dos mercados

 Isso acabou gerando a criação de empresas concorrentes, inclusive, concorrentes locais como a Chicago Mercantile Exchange.

Em meados de 2006, a CBOT e a Chicago Mercantile Exchange chegaram a um acordo e iniciaram o processo de fusão.

Desse modo, as duas empresas se tornaram referência no mundo quando o assunto é mercado futuro e commodities. Essa fusão foi concluída em 2007.

Relevância da CBOT

No mundo a CBOT é a referência quando o assunto é mercado futuro, derivativos e commodities.

Podemos dizer que os preços negociados na bolsa de Chicago são referência para boa parte dos negócios envolvendo commodities no mundo.

Essa relevância foi conquistada com o passar dos anos. Desde o século até a fusão entre as bolsas de Chicago.

Quando o investidor vai ganhando mais recursos e crescendo dentro do mercado, é normal negociar valores maiores.

Geralmente esses investidores buscam alternativas às bolsas locais, sendo comum ver investidores abrirem contas na CBOT para ter acesso a diferentes produtos.

Os volumes negociados na CBOT também são um diferencial. Como a bola de Chicago é uma referência, é natural que os maiores investidores e instituições prefiram negociar diretamente na bolsa.

Toda essa relevância mostra como a CBOT é uma instituição respeitada e segura para todos os investidores.