O que é Cashless?

Atualmente realizar compras e pagamentos sem dinheiro é algo totalmente comum. Graças ao Cashless, isso é uma realidade.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Cashless na tradução livre significa: sem dinheiro. A ideia é basicamente isso, realizar operações de pagamento sem a presença do dinheiro físico.

Tudo isso se dá início através do cheque. O talão de cheque provavelmente é a primeira forma de pagamento a não exigir a transação de dinheiro físico.

Posteriormente veio o cartão de crédito e hoje já é comum ver pessoas aproximando seus “smartphones” ou o relógio inteligente próximo de máquinas para liberar pagamentos.

Tudo isso além de gerar comodidade dá mais segurança à operação. Se exigir a presença do dinheiro.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Cashless na Prática

Você está precisando comprar algum produto ou serviço e não possui dinheiro na carteira?

Fique tranquilo, é bem provável que você tenha um cartão de crédito ou o próprio cartão da sua conta.

Hoje é bem comum ver os cartões que dão acesso a conta bancária virem com a função débito.

Não é o crédito que dá para acumular e pagar os valores da próxima fatura, mas em uma situação de emergência, o débito ajuda muito.

Só com esse cartão já é possível concretizar a compra necessária. Para conseguir executar a operação basta ter a senha para efetuar o pagamento.

Além disso, existem contas que permitem o pagamento por meio do celular ou do relógio inteligente.

Há também a opção de usar o cheque. Não é a mais interessante, mas existem muitas empresas que aceitam o cheque ainda.

Benefícios do Cashless

Se você perder o seu dinheiro dificilmente conseguirá recuperar o bloquear o seu uso, correto? Já o celular, relógio, cartão de crédito, débito e até o cheque são passíveis de bloqueio.

A possibilidade de travar o uso de tais ferramentas praticamente torna o Cashless a forma mais sensata de pagar.

Outro ponto importante está na possibilidade de controle de suas compras. Quando utilizado o cartão de crédito, você pode conferir a sua fatura e avaliar no que você está gastando os seus recursos.

Existem bancos que oferecem a possibilidade de distinguir as compras em setores, como alimentação, eletrônicos, transporte, entre outros.

Tudo isso ajuda o consumidor a manter certo controle sobre as compras. Inclusive no cheque dá para fazer o controle por meio do canhoto do cheque.

Ao utilizar o débito, o valor será descontado imediatamente de sua conta bancária e a operação ficará registrada em seu extrato.

Cashless e os crimes fiscais

Quando utilizamos o Cashless como forma de pagamento os crimes fiscais são mais difíceis de serem feitos.

Isso acontece porque tanto no cartão de crédito como através do débito a operação ficará registrada em sua instituição financeira

Essas informações são passadas para a Receita Federal ou ao órgão competente por meio de declarações que as instituições financeiras fazem periodicamente.

Desse modo, se a pessoa está cometendo alguma irregularidade é bem provável que as instituições competentes consigam identificar e notificar a pessoa.

Quando se é utilizado dinheiro para pagamentos e transações, as irregularidades são mais difíceis de serem detectadas.

Um dos motivos para a dificuldade está tanto na origem dos valores quanto na emissão de documentos fiscais.

Ainda hoje é muito comum a prática do recibo simples. O preciso simples não é considerado documento fiscal perante a Receita Federal.

Já o cupom fiscal e a nota sim. Mas ambos os documentos precisam identificar a pessoa que está comprando, ou pagando pelo serviço ou produto.

Com a evolução da tecnologia e a ligação entre as declarações que são emitidas por municípios, estados e a federação, os crimes fiscais serão mais fáceis de serem detectados e combatidos.

O Cashless tem participação importante no combate à fraude fiscal.